"São Paulo Una Ciudad Del Mundo" é lançada oficialmente

Ação vai promover em cidades argentinas o turismo de lazer da capital paulista.
Toni Sando, André Sanches, Teté Bezerra, Bruno Omori, Luiz Fernando Cunha

Frente aos seus 12 milhões de habitantes, a cidade de São Paulo recebe anualmente cerca de 15 milhões de visitantes. Metade é motivada por negócios e eventos. Neste contexto, um cenário vem se desenvolvendo ano a ano: o turismo de lazer, responsável por 25% dos turistas. Com o propósito de aumentar a relevância do mercado paulista, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 30, o projeto "São Paulo Una Ciudad Del Mundo".

O projeto teve início a partir de uma iniciativa da ABIH e do Visite São Paulo. Com o apoio de conteúdo do Instituto Brasileiro do Turismo - Embratur e o suporte técnico da São Paulo Turismo, a ação pode ser viabilizada. Na sequência, as secretarias municipais e estaduais de Turismo somaram apoio. Assim, nasceu a proposta de promoção de lazer da capital paulista em Buenos Aires, buscando aumentar o fluxo de turistas latino-americanos nos finais de semana. A Argentina é um dos principais emissores de visitantes para São Paulo.

Teté Bezerra
"Os argentinos são nossos maiores visitantes internacionais. São Paulo, a maior cidade, com muitos atrativos, culturais, gastronômicos e de entretenimento. A maior malha aérea internacional e com um grande potencial, um destino ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante o ano todo", ressaltou a presidente da Embratur, Teté Bezerra. "Naturalmente, nossos vizinhos argentinos, pela questão regional, são um público estratégico para incrementar o fluxo turístico na capital paulista", complementou a presidente da Embratur. Com esta ação, “poderemos mostrar a melhor imagem de São Paulo, despertando o interesse de turistas latino-americanos numa cidade que é orgulho dos brasileiros e possui enorme potencial para o turismo cultural, gastronômico, compras, além de sua força maior, os eventos”, afirmou Teté Bezerra.

Toni Sando
"Vamos trabalhar para reduzir a sazonalidade semanal e buscar incrementar a economia de todos os segmentos da cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens, gerando riqueza para o destino", explicou Toni Sando, presidente executivo do VISITE SÃO PAULO. “A proposta é divulgar São Paulo não só para o trade, como fazemos na maioria dos eventos, mas diretamente junto ao público final, despertando o interesse dele em visitar a cidade, ou quando vier para eventos ou negócios, permanecer mais alguns dias a lazer”, finaliza Toni Sando.

Bruno Omori
"É um projeto de extrema importância para São Paulo, atuando na divulgação da cidade de São Paulo para o público final, incentivando para que conheçam a melhor hotelaria da América do Sul e do Brasil", detalha Bruno Omori, presidente da ABIH-SP. "A ideia é construir pacotes para São Paulo em finais de semanas e feriados, além de estimular que os profissionais que vêm a negócios também possam usufruir ainda mais do que a cidade tem a oferecer", completa.

Para tanto, o projeto promete a implementação de um ambiente no qual são exibidos filmes em 360, apresentando a cidade como uma grande metrópole das artes, cultura, moda, entretenimento, diversidade e gastronomia.

Luiz Fernando Moraes
Viabilizada com apoio institucional da Embratur, a campanha terá várias etapas com início em fevereiro de 2019. Nesse primeiro momento, a Cunha Vaz & Associados que desenvolveu o conceito – marca, slogan exclusivos etc. – produziu uma dúzia de filmes destacando toda a oferta da cidade, que inclui a gastronômica, opções culturais em museus e mais de 100 peças teatrais por semana, shows com artistas nacionais e internacionais, mais de 100 parques e áreas de compras em ruas como Oscar Freire e mais de 50 shoppings. “Uma cidade feita para cidadãos do mundo” é o conceito criativo da proposta, segundo explicou Luiz Fernando Moraes, da Cunha Vaz. A primeira cidade escolhida para exibição da campanha é Buenos Aires, capital da Argentina que é o país com maior emissão de turistas para o Brasil.

A escolha de direcionar, inicialmente, o projeto diretamente para a Argentina foi estratégica. A cidade de São Paulo recebe cerca de 15 milhões de visitantes por ano. Metade é motivada por negócios e eventos, mas o turismo de lazer vem crescendo e é responsável por 25% do fluxo. Em 2017, mais de 2,6 milhões de argentinos visitaram o Brasil, sendo que 86% vieram para lazer, principal foco da campanha. “Os argentinos já vêm a São Paulo para negócios ou para eventos específicos, como a Fórmula 1. A ideia é estimular também a demanda para permanência nos fins de semana para desfrutar das opções de lazer da cidade”, defendeu Bruno Omori, presidente da ABIH-SP.

Os filmes foram produzidos em 360 graus e a primeira ação da campanha acontecerá no Abasto Shopping, um dos principais da capital argentina, aonde será instalado o iLand, uma estrutura de 64 m² com 12 projetores especiais. O iLand tem capacidade para até 30 pessoas a cada sessão de 15 minutos, após a exibição haverá distribuição de material promocional após.

André Sanches
“A ideia inicial é instigar o viajante e despertar nele a vontade de conhecer o Brasil, além do Sol e Praia”, explicou Teté Bezerra, presidente da Embratur. Paralelamente, os executivos das entidades estão trabalhando na criação de pacotes com seus associados. “Hoteleiros e empresas de receptivo serão envolvidos na ação para formatar roteiros especiais para o fim de semana em São Paulo. Como a ocupação durante o fim de semana é baixa, será possível oferecer preços promocionais especiais em hotéis de todas as categorias, o que nos permitirá atingir diversos perfis de turistas”, complementou Omori.

A campanha prosseguirá com um roadshow entre o trade brasileiro e operadoras argentinas para rodadas de negócios. “Nosso plano é agregar valor e sermos, de fato, embaixadores da cidade, independentemente do cenário político. Não é só porque São Paulo é conhecida como capital dos negócios que podemos ficar ’em berço esplêndido’. O trade paulistano está unido para novas ações, para lutar por melhorias no turismo local”, finalizou Toni Sando, presidente-executivo do SPCVB.

Também participaram do lançamento André Sanches, presidente da São Paulo Turismo, Orlando de Souza, presidente-executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Aristides Cury, presidente do Skal São Paulo, Rogério Hamam, ex-secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, e Sérgio Junqueira Arantes, diretor da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

CONFIRA VÍDEO DA CAMPANHA "São Paulo Una Ciudad Del Mundo"


Fonte: assessoria