Canais
Destino
publicado em 06 de setembro de 2019 -  0h56

São Paulo está entre os Top 10 destinos mais visitados na América Latina e Caribe, aponta estudo da Mastercard

De acordo com o Global Destination Cities Index, a capital paulista é a única brasileira no TOP 10, ocupando a 7ª posição no ranking. No entanto o estudo prevê crescimento zero para São Paulo, enquanto Panamá, Cusco, Buenos Aires e Santiago tem previsão de crescimento de 11.82%, 10%, 6.36% e 5.05%.

Da Redação

A Mastercard divulgou hoje o Global Destination Cities Index, estudo que analisou todos os movimentos turísticos de 2018. De acordo com o levantamento, a cidade de São Paulo ocupa o 7º lugar no ranking de cidades mais visitadas na América Latina e Caribe, com mais de 2 milhões de turistas pernoitando na metrópole.

Com relação às despesas incorridas pelos viajantes internacionais, São Paulo está na posição 8, com turistas movimentando US$1,4 bilhão. A previsão é de que até o final de 2019, esse valor aumente 8,96%. A pesquisa apontou também que 33,3% dos gastos dos viajantes são com alimentação e bebidas, seguido de acomodação, com 27,2%; transporte local, com 10,3%; e compras, com 9,3%.

Em relação ao perfil dos turistas, o estudo indica que 62,9% visitaram São Paulo para fins recreativos. Os outros 37,1% vieram a negócios. Mulheres representaram 39,4% dos viajantes e pessoas com mais de 35 anos foram 57,2% do total.

A Mastercard passou a última década pesquisando para onde as pessoas viajam e o que fazem quando estão no local escolhido, compartilhando suas descobertas sobre as principais cidades de destino de hoje e de amanhã. O 10º Global Destination Cities Index, publicado hoje, mostra uma tendência: durante a última década, o número de visitantes internacionais que passaram a noite fora de seu domicílio aumentou 76% em todo o mundo.

Quando analisada a América Latina e o Caribe, Cancun é o destino que mais cresce em visitação. A maioria dos visitantes da cidade vem dos Estados Unidos e do Canadá, seguido do Reino Unido, que representa 5,5% de todos os visitantes internacionais que passam a noite no local.

Punta Cana ocupa a posição nº 2 do ranking, enquanto a Riviera Maya subiu um lugar em comparação com o ano passado, garantindo a posição nº 3 - ambos os destinos registraram mais de 3 milhões de visitantes internacionais.

A previsão para 2019 indica um crescimento de visitação da região em geral, sendo que a Cidade do Panamá deverá ter o maior aumento na procura dos turistas.

Os Estados Unidos continuam sendo os principais impulsionadores do turismo na América Latina, como a cidade de origem nº 1 em todos os 10 principais destinos da América Latina e Caribe, com exceção de Santiago (onde os EUA estão em 3º), São Paulo (EUA em 2º) e Buenos Aires (EUA em 2º).

Entretanto, Brasil e Argentina também figuram na lista como grandes impulsionadores do turismo em Miami. A cidade, que é o destino nº3 na América do Norte, tem 23,6% de seus visitantes advindos dos países latinos. Esses viajantes representam uma grande fatia dos US$ 7,7 bilhões que os turistas gastaram no destino em 2018.

Em nível global, este ano o Índice revelou Bangkok como a cidade nº 1 pelo quarto ano consecutivo, enquanto Paris supera Londres pela segunda posição. As cidades da região da Ásia-Pacífico registraram o maior aumento de viajantes internacionais desde 2009, crescendo 9,4%. Em comparação, a Europa, que registrou o segundo maior crescimento, subiu 5,5%. Isso é estimulado pelo crescimento de viajantes chineses no continente. Desde 2009, a China continental subiu seis lugares para ser o país de origem nº 2 dos viajantes dos 200 destinos incluídos - atrás apenas dos EUA.

Embora as tendências globais de viagens estejam em constante mudança, o desejo dos consumidores em relação a uma experiência de viagem sem complicações permanece o mesmo, e a Mastercard trabalha constantemente para apoiar e permitir que as cidades atendam a essas expectativas. Os gastos com viagens são igualmente importantes, pois podem fornecer às autoridades e empresas locais uma melhor perspectiva de como planejar e promover as capacidades de viagens e turismo para os próximos anos.

“No mundo interconectado de hoje, as viagens se tornaram uma parte importante de como trabalhamos e vivemos. Apesar da incerteza no mundo e de todas as nossas diferenças, viajar literalmente nos aproxima”, disse Carlos Menéndez, presidente da Mastercard Enterprise Partnerships. “Como as viagens não mostram sinais de desaceleração, é importante que entendamos como elas afetam as cidades de destino de maneira positiva, mas também os desafios que os visitantes podem representar para os sistemas locais das cidades. Isso é importante para viajantes, empresas, governos e residentes, e por isso fazemos parcerias com cidades e organizações em todo o mundo para garantir que eles tenham as informações e soluções necessárias para preservar a singularidade das cidades e aproveitar todas as oportunidades”, acrescentou o executivo.

Para a indústria global de viagens e turismo, a Mastercard atua como um parceiro-chave em tecnologia, fornecendo soluções que agregam insights baseados em dados, identidade digital, soluções de pagamento e segurança, gerenciamento de visitantes e consultoria em infraestrutura para atender às necessidades de um destino.

O City Possible é uma iniciativa global da Mastercard que realiza pesquisas com instituições do setor privado para identificar e ajudar a enfrentar os desafios urbanos por meio de soluções escaláveis ​​em áreas como inclusão digital e desenvolvimento econômico.

A Mastercard também trabalha para garantir facilidade, simplicidade e valor aos viajantes por meio de planejamento, conveniências e conectividade no destino, além de aceitação sem preocupações em milhões de estabelecimentos em todo o mundo:

- O Mastercard Travel & Lifestyle Services oferece serviços de planejamento e reservas de viagens imbatíveis para os titulares de cartões Black e Platinum. Com a menor tarifa de hotel e uma estadia garantida, os consumidores podem ter certeza de que sempre recebem o melhor preço e exatamente o que desejam pelo seu dinheiro;

- O Mastercard Travel Rewards oferece a seus clientes Black e Platinum na Europa, Oriente Médio, Ásia Pacífico e América Latina recompensas em dinheiro quando fazem compras em lojas selecionadas nos principais destinos;

- Priceless Cities ​​cria experiências únicas em gastronomia, entretenimento e compras em 42 cidades em todo o mundo, incluindo São Paulo, Buenos Aires, Santiago e muitas outras participantes do Índice.

- Mastercard e Boingo Wireless fornecem aos clientes Mastercard acesso ilimitado a mais de um milhão de locais com conexão sem fio premium da rede Boingo em todo o mundo. O serviço sem fio (Wi-Fi) está disponível sem custo adicional para clientes Mastercard Black na América Latina e no Caribe.

- Mastercard Airport LoungeKey conecta consumidores com alto poder de compra a uma das maiores redes de salas VIP nos aeroportos, além de ofertas em lojas, restaurantes e spas exclusivos.

- Os cartões Mastercard Black têm acesso a mais de 800 salas VIP em mais de 400 aeroportos em todo o mundo, independentemente da companhia aérea em que voam, tipo de passagem ou status de passageiro frequente.

- A Mastercard também fornece algumas das proteções mais completas para cuidar dos portadores de cartão quando eles viajam, incluindo uma variedade de seguro de viagem (por inconveniência e cancelamento, bagagem médica e perdida), além de proteções de compra (garantia estendida e proteção de preços).

Para mais informações e acesso a relatórios completos, clique aqui.

Fonte: assessoria

Veja também:

16/09/2019
Grupo de Tambores Shanghai abre terceira edição do Festival da Lua Cheia
Evento busca estreitar as relações com o país asiático e aumentar o fluxo de turistas chineses em Foz.
12/09/2019
Festival da Lua Cheia traz atrações culturais chinesas gratuitas para Foz do Iguaçu
A terceira edição do evento tem como objetivo fortalecer os laços de amizade e atrair mais turistas chineses à cidade.
10/09/2019
Prêmio Caio 2019 anuncia empreendimentos para eventos finalistas da Região Nordeste
Classificados em 10 categorias, os 30 empreendimentos vencedores da 1ª fase do certame na Região Nordeste vieram de oito estados: BA (8 finalistas), CE (6), PE (5), AL (2), RN (4), MA (2), PB (2) e SE (1).
10/09/2019
Prêmio Caio 2019 anuncia empreendimentos para eventos finalistas das Regiões Centro-Oeste e Norte
Os 30 empreendimentos vencedores da primeira fase veem de apenas cinco estados das duas regiões: DF (11 indicações), GO (8), MS (7), PA (3) e AM (1).
Newsletter
Receba as novidades