Seminário de Turismo do Espírito Santo movimenta setor

Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES) promoveu, nesta terça-feira (5), o Seminário de Turismo do Espírito Santo.
governador Paulo Hartung

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES) promoveu, nesta terça-feira (5), o Seminário de Turismo do Espírito Santo, debatendo o tema “Desafios para integração da Gestão do Turismo público-privada”. O evento foi realizado na sede do Sebrae-ES, em Vitória.

Estavam presentes na abertura do Seminário o governador Paulo Hartung, o vice-governador César Colnago, secretários de Estado, prefeitos, deputados, secretários municipais de Turismo, representantes do trade local e nacional, representantes de entidades não governamentais e de Conselhos.

“Esse Seminário de Turismo busca a integração, que é um desafio. É um evento que busca atuação construtiva e cooperada para superar a competição. Além disso, o fato de ter sido marcado no Dia Mundial do Meio Ambiente tem tudo a ver, pois está relacionado com a indústria do turismo, uma indústria 4.0 com grande potencial para ser desenvolvido em nosso Estado”, analisou o governador Paulo Hartung.


“Queremos trazer turistas para nossas montanhas e praias. Em uma data como hoje, temos que ter essa clareza de integrar nossas ações com os recursos ambientais. No Estado temos os programas Águas e Paisagens e o Reflorestar. Ações importantes que cuidam do nosso Caparaó e também na preservação da cobertura florestal em nosso Estado”, ressaltou.

Paulo Hartung também falou das ações de infraestrutura do Governo para potencializar o turismo e citou como exemplo a modernização da rodovia de acesso a Itaúnas, da Estrada Parque que vai interligar a BR 262 até Pedra Roxa, em Ibitirama, no Caparaó Capixaba.

O governador também destacou a importância das influências culturais e mencionou como referência a influência Jesuíta no Estado. “O restauro do Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta, o próprio Palácio Anchieta, em Vitória, a região de Araçatiba, no interior de Viana, a Igreja dos Reis Magos, na Serra... Se conectarmos esses feitos jesuítas teremos uma nova rota de turismo nacional e internacional em nosso Estado”, ponderou.

Paulo Renato Fonseca Júnior, secretário Estadual de Turismo, destacou o trabalho em conjunto. “Os setores público e privado têm que trabalhar juntos. Se o governo investe no turismo, o privado também tem que estar interessado em desenvolver o destino. Vamos estimular essa integração. A equipe da Setur será ágil em ajudar a conduzir o turismo do Espírito Santo ao seu patamar potencial”, explicou.

O diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismo, Rogério Coser, participou do evento como palestrante a convite da Setur. “O Ministério do Turismo veio para colaborar, fomentar e auxiliar para que o turismo seja realmente um desenvolvedor e consiga fazer geração de emprego, renda e inclusão social”, afirmou.

Gustavo Arrais, secretário Estadual de Turismo de Minas Gerais e Presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), também esteve presente no evento a convite da Setur. “Minas Gerais está trabalhando o turismo como produto, temos que ter o que vender claramente para o comprador, por isso vim falar sobre posicionamento de marca, competitividade, como fidelizar o turista, como montar um produto turístico, para o trade do Espírito Santo”, relatou.

O Seminário

O objetivo do Seminário é mobilizar e promover a integração entre os setores público e privado, tendo o turismo como ferramenta de desenvolvimento, geração de renda e emprego, e bem-estar do turista e do cidadão. A programação do evento contou com palestras e mesa-redonda.

A abertura aconteceu às 9h, com fala do secretário Paulo Renato, seguida da apresentação do secretário Estadual de Economia e Planejamento, Regis Mattos, com o tema “A importância da transversalidade nos investimentos para o turismo”. Depois, Rogério Coser, diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismo, falou sobre o Programa de Regionalização do Turismo.

Às 11h foi a vez da palestra “A gestão do turismo e o desenvolvimento das regiões”, com o secretário Estadual de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais. No início da tarde, às 13h, a supervisora de eventos da ABAV Nacional, Jerusa Hara, falou sobre a Feira das Américas 2018.

Seguindo a programação, o secretário Paulo Renato apresentou as ações estratégicas da Secretaria Estadual de Turismo do Espírito Santo. Depois foi iniciada uma mesa-redonda com todos os presentes. Encerrando o evento, a equipe da Gerência de Gestão do Turismo da Setur-ES falou sobre o Cadastur.

O Seminário de Turismo do Espírito Santo é voltado para secretários municipais de turismo, representantes das instâncias de governança estaduais e empresários do setor privado do segmento.

Fonte: Assessoria