Tem muita coisa boa acontecendo

Enquanto, em plena pandemia, em São Paulo nascem três megas projetos para abrigar eventos, o Destino Anhembi e o novo Pacaembu, já anunciados e, em fase de lançamento, o projeto de expansão do Center Norte, o Paul Woodward, editor convidado da Exhibiton Word mostra que existirem boas notícias no resto do mundo.

O editor convidado da Exhibition Word Paul Woodward pergunta, 'O que Mickey Mouse, Microsoft e um novo negócio de exibição em Omã têm em comum?' Leia mais para descobrir:

O artigo que escrevi algumas semanas atrás sobre gerenciamento em tempos de incerteza atraiu muita atenção e discussão. Boa parte disso tem apoiado minha preocupação com a pressão que os profissionais de eventos estão sofrendo. Outros fizeram questão de deixar claro que nem tudo é desgraça e tristeza e há muita coisa acontecendo que é muito positiva.

Ambos, é claro, podem ser verdadeiros ao mesmo tempo e, de certa forma, é o rápido retorno aos eventos com equipe reduzida, enquanto as incertezas permanecem que está causando as tensões e pressões mencionadas naquele artigo. Mas, há um número notável de novos projetos substantivos saindo do papel também.

Nas últimas semanas, fiquei impressionado com o quão positiva tem sido a indústria de exposições. Não estou falando apenas sobre o 'Rah, rah, os eventos nunca morrerão. Somos animais sociais. Temos que encontrar a multidão’. Vamos torcer para que eles estejam certos. Mas o que mais me impressiona é a quantidade de empresas que fazem apostas significativas em um futuro forte para os eventos.

Para ser justo, a concepção de alguns dos novos projetos de espaços para eventos sobre os quais temos relatado nas últimas semanas remonta bem antes da Covid-19 derrubar o setor. Mas, os desenvolvedores os pressionaram. Inevitavelmente, há alguma pressão sobre os gerentes para cortar alguns dos recursos que desejam, mas em geral eles estão continuando intactos e dentro do cronograma.

O novo Centro Nacional de Convenções Queen Sirikit será cinco vezes maior do que o prédio que substitui e competirá no mercado já altamente competitivo de Bangkok. “O centro, os hotéis próximos e o varejo misto serão uma versão do século 21 do modelo que fez tanto sucesso na COEX em Seul”, disse Sutichai Bunditvorapoom, vice-presidente executivo do QSNCC. O proprietário espera que o novo local seja um destino por si só depois de sua inauguração, em setembro do ano que vem.

Enquanto isso, o Bahrein fez uma grande jogada semelhante para substituir seu centro construído na década de 1980 por uma nova instalação importante, incluindo 95.000 m² de espaço para exposições, que espera permitir competir seriamente com os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Egito. O fato de a Bahrain Tourism and Exhibition Authority ter nomeado a ASM Global para gerenciar o novo Bahrain International Exhibition and Convention Center é uma indicação clara de que eles veem uma grande oportunidade de negócios para o futuro.

Mas esses são projetos planejados a longo prazo para um futuro de longo prazo. Talvez ainda mais impressionantes sejam aqueles organizadores que agora estão lançando novos e ambiciosos empreendimentos. Conversamos com Simon Foster em junho sobre seus planos para seu novo negócio, Arc. Ele alinhou patrocinadores financeiros enquanto os mercados mundiais de exposições estavam essencialmente fechados e agora jogou sua primeira mão com a dupla aquisição da Farmers Guardian e da LAMMA .

Foster, como outros, provavelmente espera poder imitar outras empresas de sucesso fundadas durante tempos econômicos seriamente desafiadores. Isso inclui a Hewlett Packard, que foi fundada em 1º de janeiro de 1939 enquanto nuvens de guerra ao redor do mundo causavam uma recuperação vacilante da Grande Depressão. A Microsoft surgiu em abril de 1975, enquanto o mundo ainda estava se recuperando da pior recessão em 20 anos provocada pelos enormes aumentos do preço do petróleo em 1973. Mais recentemente, tanto o Uber quanto o AirBnB foram lançados em meio à desaceleração que se seguiu ao colapso da indústria financeira em 2007/08.

Há claramente algo a ser dito sobre o lançamento de uma empresa em uma crise séria. Indiscutivelmente, o único caminho a seguir é subir, embora o potencial de nunca ir além da linha de partida também seja sério.

Ashley Roberts e sua equipe no Connect, a recém-renomeada Omanexpo, estarão se concentrando no lado positivo. A decisão deles de iniciar e desenvolver negócios em novas regiões, bem como na base em Muscat, é um movimento ousado no Oriente Médio, onde a maioria dos organizadores locais está ligada a mercados únicos. A pandemia interrompeu padrões de negócios estabelecidos há muito tempo em todo o mundo e isso fornece aos que têm tendência para o empreendedorismo apenas a oportunidade de experimentar coisas novas.

Isso foi certamente o que Walt Disney pensou. Tendo apresentado ao mundo um rato de desenho animado falante em Steamboat Willie em 1928, ele incorporou a Walt Disney Productions um ano depois, quando a Grande Depressão estava começando. Talvez as pessoas apenas precisassem de um motivo para sorrir, mas sabemos que terminou bem. Esperançosamente, a necessidade de atender e comercializar será igualmente poderosa e as pessoas responderão positivamente aos novos empreendimentos que estão sendo lançados à medida que emergimos dos desafios da primeira pandemia global de nossa geração.

Estamos ansiosos para relatar mais sobre esses novos empreendimentos empolgantes nos próximos meses.