Trade Turístico conheceu novos projetos da Secretaria de Turismo do Recife

Pasta apresentou ainda balanço de 2011 durante reunião do Conselho de Turismo

O secretário de Turismo do Recife, André Campos, apresentou no último dia 16, no Parque Dona Lindu, aos membros do Conselho de Turismo do Recife (Conture) as ações desenvolvidas em 2011 e o planejamento para 2012. Formado por 26 membros, o Conture contribui para as discussões acerca de estratégias para o destino mediante o debate entre os representantes do Trade Turístico.

Um dos projetos apresentados foi o Conheça o Recife, iniciado em maio de 2011 e que conta com grande aceitação durante os 40 passeios realizados. Em sua quarta edição, o Conheça o Recife Pedalando também levou informação turística aos adeptos do ciclismo, aliando o turismo à atividade saudável. No Conheça melhor a sua cidade, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, foram realizados 38 passeios às terças-feiras com participação de 1,4 mil idosos.

Outro projeto bem sucedido foi o Viva o Recife Antigo, que movimentou a Praça do Arsenal da Marinha com shows variados e programação infantil, de quinta a domingo. O projeto será retomado em breve. O Esse é o som do Recife, que aconteceu na Rua da Moeda, proporcionou a valorização e descoberta de novos talentos da cidade com uma média de público de quatro mil pessoas por noite. O Arte na Praça movimentou a Pracinha de Boa Viagem com shows de dança e música. Já o Verão Total teve uma média de dez mil pessoas por dia no Parque Dona Lindu, que contou com muitas atividades para toda a família cujo destaque foi a pista de patinação no gelo.

Entre os receptivos realizados, a Secretaria de Turismo do Recife atuou no Réveillon com muita música e animação recebendo os turistas no aeroporto e orquestras circulantes pela Avenida Boa Viagem entre o Parque Dona Lindu e o Pina. No Carnaval, foram colocadas orquestras de frevo no aeroporto e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Ainda no Carnaval, destaque para a estrutura montada ao lado do Marco Zero no antigo Terminal Marítimo, Armazém 12, com Arena Gastronômica, espaço de recreação infantil, customização de roupas, entre outros, em uma área mais ampla e acessível na Central do Carnaval.

No Marketing, entre as ações mais recentes realizadas, o aplicativo para smartphones do Carnaval do Recife com mais de cinco mil downloads, o LED interativo com a participação de internautas com textos e fotos através das redes sociais, o Curta Recife com atuação de promotores de turismo equipados com tablets percorrendo os principais pontos e eventos da cidade, além de disseminação de informações nas redes sociais. “Temos realizado um investimento muito forte em mídias sociais, que acreditamos ter um resultado mais direcionado e custo menor”, disse o secretário André Campos.

Esta semana, o Happening do aniversário do Recife envolveu mais de 300 pessoas e 120 apresentações com ação de rua para público final no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Já no segmento de Qualidade, foram qualificados 500 profissionais entre guardas municipais, garçons, cozinheiros, taxistas, barraqueiros de coco, comerciantes da comunidade do Pilar e catraeiros.

Projetos para 2012 - Para este ano, está previsto o ciclo de palestras com início às ações de qualificação do Qualifica Recife. Em parceria com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) haverá treinamento com garçons e cozinheiros. Também deve ser iniciada uma capacitação com frentistas de postos de gasolina. Está em fase de licitação o contrato para o Projeto Executivo das obras de reforma dos sete Centros de Atendimento ao Turista e construção de mais um na Bomba do Hemetério. Na sequência, serão realizadas as obras indicadas no projeto executivo, com captação de recursos no Ministério do Turismo. Outra ação divulgada no Conture foi a sinalização turística do Recife que entrará em obra até julho deste ano para colocação das placas. E mais, estão avançados os entendimentos para licitação/concessão de linha de ônibus de turismo.

O Núcleo de Marketing prepara ação voltada para o público final durante o Campeonato Brasileiro de Futebol. A equipe trabalha ainda na construção do American Day, uma referência ao conhecido Brazilian Day em Nova Iorque só que no Recife. Também em elaboração uma ação de marketing nas Olimpíadas de Londres, além da finalização de projeto e instalação de wi-fi no Recife Antigo. O núcleo de Marketing atuará ainda em parceria com a Empetur nas principais feiras nacionais e internacionais.

Já o Núcleo de Articulação propõe uma série de novas ações para 2012. Saraus no Circuito da Poesia é uma das apostas bem como a utilização de um barco escola para que alunos de escolas públicas possam realizar passeios e estudos de educação ambiental sobre os bairros margeados pelo Capibaribe. Ainda em planejamento, o Resgatando Nossa História, em que pessoas que vivenciaram acontecimentos marcantes na história do Recife virarão contadores de histórias em vídeos e por escrito, valorizando a troca de conhecimento sobre a cidade entre moradores e visitantes.

No Núcleo de Eventos, um dos novos projetos é o Festival Jovem Guarda do Recife, na Praça do Arsenal da Marinha, de 29 a 31 de março. Entre as atrações, destaque para Wanderlea. Em abril, será realizado o Recife Canta Gonzaga, na Praça do Arsenal, com cantores de forró como Nádia Maia, Petrúcio Amorim, entre outros. Haverá a volta do Viva o Recife Antigo com shows na Praça do Arsenal, no Recife Antigo. Além disso, a efetivação do receptivo turístico no Porto do Recife, aeroporto e rodoviária durante a Semana Santa, Carnaval, São João, Natal e Réveillon.