Canais
Congressos
publicado em 19 de julho de 2018 -  0h 8

Turismo científico em alta no Rio de Janeiro

Congresso Brasileiro de Geologia volta à cidade 34 anos depois.

Da Redação

O período de crise no mercado de eventos do Rio de Janeiro está com os dias contados, apostam especialistas. Somente em agosto, a cidade está recebendo 18 eventos técnicos e científicos que movimentam o turismo na cidade. Uma prova disso é o 49º Congresso Brasileiro de Geologia, que volta a acontecer no Rio, 34 anos depois. O maior evento de geologia e geociências da América do Sul está marcado para os dias 20 a 24 de agosto, no Centro de Convenções Sul América. Especialistas dos Estados Unidos, Portugal, Argentina, Austrália, Noruega e Alemanha estão confirmados entre os palestrantes.

Desde 1984 o congresso não era realizado na capital fluminense, pausa interrompida apenas no ano 2000 com a edição do 30º International Geological Congresso, no Riocentro. "A cidade do Rio de Janeiro possui capital humano, empresarial e científico para realizar um belíssimo e estimulante 49º Congresso Brasileiro de Geologia”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Geologia (Núcleo RJ-ES), Hernani Aquini Fernandes Chaves, que preside também a Comissão Organizadora do 49º CBG.

Inscrições estão abertas até dia 10

Com o tema central ‘Conhecer o passado para entender o futuro’, o Congresso espera reunir cerca de 4 mil profissionais (indústria, comércio e serviços), pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação) das diversas áreas de conhecimento das Ciências da Terra. Também deverá atrair interessados nos temas que envolvem as Geociências, seja na área aplicada ou teórica/acadêmica, além da comunidade em geral.

Durante os cinco dias de congresso, deverão ser apresentados 2.175 trabalhos técnicos e científicos. Além de sessões tradicionais sobre temas relacionados com a formação básica dos profissionais da área de Geologia, aspectos sobre a atividade do geólogo e o mercado de trabalho, haverá mesas redondas sobre grandes temas como Segurança do Trabalho, Defesa das Instituições Públicas de Geologia e da Ciência Brasileira, Petróleo e Gás e Meio Ambiente e Licenciamento.

A programação contará com as sessões temáticas “Geociências, Sociedade e Desenvolvimento Sustentável’, ‘Recursos Minerais e Energéticos’, ‘Tectônica e Evolução Geodinâmica’, ‘Estratigrafia, Sedimentologia e Paleontologia’, ‘Geofísica e Geotecnologia’ e ‘Investigação Básica em Geociências’. Além do 9º Simpósio do Cretáceo do Brasil e do 7º Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados haverá outras atividades paralelas, como minicursos, excursões e concurso de fotografia.

As inscrições para participar do 49º Congresso Brasileiro de Geologia estão abertas até 10 de agosto. Associados em dia da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) pagam menos: R$ 1.085 ou R$ 405, se for estudante de graduação. A inscrição é válida também para o 9º Simpósio do Cretáceo do Brasil e o 7º Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, que acontecem paralelamente. Os interessados devem acessar o site.

Mais informações:

49º Congresso Brasileiro de Geologia

Sociedade Brasileira de Geologia (SBG)

Fonte: assessoria

Veja também:

06/06/2019
ABIH-SP realizará o 8º Congresso SEHGA dias 10 e 11 de junho
Entidade também celebrará 70 anos de sua fundação durante o evento.
04/06/2019
Maior evento de educação e tecnologia da América Latina aconteceu em maio
“Transformando a educação” para criar um novo futuro foi o lema da Bett Educar 2019.
27/05/2019
Em alta, mercado de eventos debaterá sobre segurança durante ISC Brasil
Tema será abordado em palestra durante a 14ª edição da ISC Brasil, que acontece de 25 a 27 de junho, em São Paulo.
24/05/2019
Maior congresso da indústria da moda será realizado em Minas Gerais
Realizado pela Abit, evento debate as transformações que estão ocorrendo nas relações entre todos os participantes da cadeia de produção e distribuição do setor T&C indo até o consumidor final.
Newsletter
Receba as novidades