Canais
Destino
publicado em 22 de abril de 2019 - 19h37

Visit Iguassu lança programa de relacionamento para atrair mais eventos ao Destino

Embaixadores de Iguassu visa fortalecer o diálogo e homenagear personalidades de diversos setores representativos da sociedade.

Da Redação

Representantes de associações de classe, centros de pesquisa, universidades, núcleos acadêmicos, centros de saúde e gestores de grandes e médias empresas serão reconhecidos pelo Destino Iguassu como Embaixadores de Iguassu. Este é o nome do programa de relacionamento com os profissionais que são os responsáveis pela vinda dos eventos para Foz do Iguaçu, de forma indireta ou direta, efetiva ou potencial. A iniciativa é do Visit Iguassu, instituto de marketing turístico da região trinacional que, além de Foz, abrange Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai), e visa se aproximar e manter um diálogo permanente com as grandes personalidades de eventos de cunho acadêmico, técnico-científico, administrativo e político e no reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento turístico da região.

Inédito no Brasil, o Programa segue uma prática comum, já consagrada em vários destinos que são referência no cenário mundial como Paris, Viena, Japão, Polônia, Escócia, Malásia e Cingapura, e que é baseada em relacionamento e reconhecimento. “Queremos trazer mais eventos e negócios para o Destino e nossos associados, e para isso vamos estabelecer um relacionamento mais próximo com as pessoas de grande destaque nos seus setores de atuação e com poder de decisão nas entidades regionais, nacionais e internacionais de que fazem parte”, afirma o presidente do Visit Iguassu, Jaime Nascimento.

 Marca oficial do projeto Embaixadores do Iguassu

O que é o programa

Para desenvolver o Programa Embaixadores de Iguassu, o Instituto convidou a consultora Vaniza Schuler que acumula 30 anos de experiência no segmento de turismo de negócios e eventos e relações internacionais. Depois de estudar programas internacionais, ela chegou ao modelo que será implementado pelo Visit Iguassu e segue diretrizes da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Vaniza explica que entre os objetivos do projeto estão a integração dessas lideranças com os agentes do setor turístico local, a divulgação das grandes tendências de eventos e a troca de experiências entre eles. “O incentivo e capacitação podem garantir melhores resultados nos congressos, feiras e convenções realizados no Destino Iguassu”, salienta a consultora.

Em outra frente, o Visit Iguassu irá intensificar a assistência em todas as etapas, desde a candidatura de Foz do Iguaçu como sede do evento, até a promoção e sua realização. O trabalho é considerado fundamental e dá condições para que os profissionais sintam-se seguros em assumir a responsabilidade de promover um evento. O programa também irá resgatar exemplos de eventos realizados em Foz do Iguaçu nos últimos anos e que foram bem sucedidos. “Essas histórias nos dão ainda mais credibilidade e são capazes de gerar confiança em quem está à frente de um congresso, por exemplo, e assim podemos multiplicar esses processos de captação”, considera Vaniza.

 A consultora Vaniza Schuler em reunião com associados do Visit Iguassu para apresentação do projeto Embaixadores de Iguassu

Premiação anual

Ao escolherem Foz do Iguaçu como sede de congressos, feiras e convenções esses profissionais se tornaram merecedores do reconhecimento e por isso serão premiados em uma cerimônia anual. A primeira edição, que também marca o lançamento do Programa Embaixadores de Iguassu, será realizada no dia 27 deste mês.

No jantar de lançamento do projeto, o título de Embaixador de Iguassu será entregue a 47 pessoas, escolhidas por um comitê que analisou tecnicamente os eventos realizados em Foz do Iguaçu em 2018. “O evento é apenas o lançamento desse projeto, estamos montando um clube de profissionais fãs de Iguassu, os quais se juntarão a nós e levarão no peito o nome de nosso Destino, defendendo nossa capacidade de sediar com excelência os mais diversos eventos”, explica Basileu Tavares, diretor-executivo do Visit Iguassu.

O prêmio anual é dividido em quatro categorias a partir de critérios estabelecidos pelo programa: Excellence, Premium e Master, para personalidades que conduziram processos de candidatura de eventos internacionais, nacionais e regionais, respectivamente, realizados em 2018; e a categoria Standard, para aqueles potenciais postulantes de processos de candidatura e organizadores de eventos que tenham sido iniciadores de processos de candidaturas internacionais, nacionais e regionais realizados no Destino Iguassu no último ano.

A pesca maravilhosa

Os Embaixadores receberão como troféu um peixe desenhado em material reciclado, criado pelo artista plástico Luiz Nakasoni especialmente para o projeto do Visit Iguassu. Para a confecção dos prêmios, o artista contou com a ajuda de crianças assistidas pela Associação Fraternidade Aliança - AFA.

Segundo Nakasoni a ideia de usar o peixe é demonstrar a biodiversidade da região trinacional. “Ele representa nossos rios e remete a dois grandes símbolos do Destino Iguassu: a Itaipu e as Cataratas”, conta o artista plástico.

Luiz Nakasoni também usou como inspiração a persistência e força dos peixes que nadam contra a correnteza à procura de um lugar seguro para o nascimento de seus ovos. “Assim acontece com os embaixadores. Passam por muitos obstáculos e desafios ao longo do processo de organização de um evento”, observa o artista plástico.

Mais informações e imagens do processo de criação do prêmio estão disponíveis no canal oficial do Visit Iguassu no Youtube.

Fonte: assessoria

Veja também:

14/06/2019
Curaçao Global Trade Symposium reuniu parceiros de 18 países
O evento foi realizado entre 31 de maio e 2 de junho. Mais de 75 participantes estiveram presentes.
12/06/2019
Visit Iguassu tem participação atuante no Festival das Cataratas
Instituto organiza, pelo quinto ano consecutivo, o Salão MICE, além de receber a imprensa especializada para cobertura especial do evento.
11/06/2019
Ministro lança programa Investe Turismo para Foz do Iguaçu
A iniciativa, em parceria com o Sebrae e a Embratur, prevê R$ 200 milhões para 158 municípios.
10/06/2019
Brasil é destaque na maior feira de turismo da América Latina no Reino Unido
Iguassu, Ceará e Rio de Janeiro são os destinos escolhidos pela Embratur para representar o País.
Newsletter
Receba as novidades