Fórum E-Commerce Brasil reúne 13 mil pessoas em três dias de evento

A 8ª edição do Fórum E-Commerce Brasil aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de Julho de 2017. Consolidado como o maior evento de e-commerce da América Latina, segundo a Forrester Research, recebeu 13 mil participantes, 150 expositores, mais de 80 palestrantes e 4 mil empresas.

As áreas de conteúdo do evento foram expandidas para 13 no total. Entre elas, três grandes auditórios com capacidade para 6 mil pessoas, a Casa Google, onde aconteceram workshops e outras conversas, a Casa E-Commerce Brasil, reservada para as rodadas de negócio, reuniões, workshops e mentorias, além do salão de negócios, do Café-Lounge da Privalia, do StartupDemoDays e mais. 

O público-alvo do evento são os executivos de varejo eletrônico (C-level), que representaram 55% do número de participantes na edição anterior. Grande parte dos congressistas é do varejo de produtos (45%), seguido pelos fornecedores (31,4%), pelo setor de serviços (5,5 %), indústria (2,28%), bancos (1,48%) e imprensa (1,41%).

Cenografia diferenciada - Sustentabilidade em destaque:















Pela segunda vez consecutiva empresa BUENO realiza a cenografia do evento e aposta em conceito modernista

Inteligência artificial, dados e informações em nuvem, interface, usuário, startup, influências digitais, inovação, conteúdo, tecnologia. Assim foi a 8ª edição do fórum E-commerce Brasil 2017. As inovações não ficaram apenas nas palestras e seminários de figuras importantes da área, como também esteve inserida no túnel de entrada, setor de credenciamento e nos auditórios. 

Conservadorismo e antiguidades foram, literalmente, deixados para trás. Em um evento para tratar de tendências no mercado de e-commerce não existia mais espaço para coisas ultrapassadas. Pensando nisso, logo na entrada, a BUENO preparou um túnel tecnológico onde as pessoas pudessem parar para tirar fotos em frente ao letreiro do evento, que por ser volumétrico e inserido nos espelhos serviu de convite à interatividade.

A utilização de palets e samambaias deram ao credenciamento um toque de vegetação. Uma intervenção cenográfica totalmente diferente e com a utilização de plantas que além de serem um ótimo ícone ilustrativo, também conseguem passar uma sensação de aconchego e tranquilidade.

Para o gerente de e-commerce da empresa IConectiva, Pablo Hernandes, o evento foi surpreendente. “Nós somos uma empresa do Paraná e foi a primeira vez que participamos deste fórum. Eu realmente fiquei encantado com toda cenografia que vi logo na entrada. Foi impressionante e espero voltar em 2018”, conta animado.

Os auditórios de vendas, gestão e tecnologia contaram com uma abordagem moderna em que apesar da interface digital, o lado humano pudesse se sobressair. Para a sócia-diretora comercial da empresa, Leila Bueno, é um evento de tecnologia e voltado para pessoas. “Eu acho que as tecnologias precisam ser utilizadas ao nosso favor, jamais contra nós mesmos. Prova disso é usar de intervenções cenográficas para passar um apelo mais humanizado, mesmo falando de plataformas digitais. Ou seja, estamos sim numa era digital, mas somos pessoas falando para pessoas”, explica.


Mega estrutura gastronômica 
















O Buffet Ferrara foi responsável por toda gastronomia do evento, que contou com uma mega estrutura para atender 13 mil pessoas em três dias de evento.

O evento tem como marca principal a alimentação, por isso, o evento tinha uma programação de 12 horas sem interrupção de alimentação por causa das diversas palestras nos 3 auditórios, ou seja, independente da palestra, auditório ou horário que você entra e sai, sempre teria alimentação diversificada a disposição.

A consequência final é tempo de sobra para conhecer e visitar todos os 150 stands, e fazer network sem precisar se ausentar do local, ou pegar filas para se alimentar ou hidratar em qualquer momento do dia e para q isso desse certo , foi eliminado os buffet, e o serviço foi todo volante.

Segundo Flávio Cateb, diretor da Ferrara Eventos,"reunir um equipe coesa, com padrão, que contou com 360 garçons e 16 coordenadores e a área a ser coberta foram os grandes desafios do evento, pois era necessário atender simultaneamente 20.000m2 de pavilhão".

"Para isso fluir. tivemos que montar 800 m2 de cozinhas, sendo 500 na área externa, e mais 5 cozinhas de 50m2 na área interna, distribuídas estrategicamente. Além disso, um refeitório e cozinha para alimentação de nosso staff com 200 m2, e um triagem, credenciamento e guarda volumes de nossos colaboradores com 100 m2.", finaliza Cateb.