Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: um farol de esperança para os organizadores do evento

Michael Jones fala sobre a importância dos Jogos de Tóquio e, também, sobre os Jogos do Rio de Janeiro

RP para os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, Estação de Tóquio, Japão
Após a crise internacional sem precedentes causada pela Covid-19, os Jogos Olímpicos de Tóquio, planejados originalmente para 2020 e atrasados até 2021, quase não foram adiante, com a Tokyo Medical Practitioners Association, uma organização que representa cerca de 6.000 médicos de cuidados primários, argumentando que os Jogos deveriam ser cancelados até maio de 2021. Da mesma forma, uma pesquisa no mesmo mês sugeriu que 83% da população japonesa queria os Jogos cancelados ou adiados novamente.

Após a emocionante cerimônia de encerramento, 9 de agosto (embora as Paraolimpíadas ainda estejam para acontecer, é claro), parece que só podemos chegar a uma conclusão: embora a Covid-19 tenha provado que pode atrasar as Olimpíadas, não conseguiu impedir que o evento fosse um sucesso divertido e emocionante.

Tóquio deu as boas-vindas a 11.500 atletas junto com 79.000 oficiais estrangeiros, pessoal da mídia e equipe de apoio. Para garantir a transmissão limitada de Covid-19, cada participante definhava todos os dias e cerca de 80% dos atletas foram vacinados. Além disso, US $ 874 milhões foram dedicados a medidas de prevenção de infecções .

Destes 90.500 indivíduos, houve apenas 353 casos positivos de Covid-19 no período de 1 de julho a 5 de agosto e nenhum surto significativo foi registrado. A partir desses dados, parece que as medidas da Covid-19 implementadas permitiram que as Olimpíadas ocorressem com sucesso.

Além disso, o sucesso das Olimpíadas é demonstrado pela recepção e alegria proporcionada pelos eventos que acontecem. Houve 260 eventos separados que ajudaram as pessoas a realizar seus sonhos e inspirar outras pessoas a buscar os seus.

Os Jogos Olímpicos também tem visto, no mínimo, centenas de milhões de vivo de TV telespectadores unindo todo o mundo para participar com a ação. Somente para a cerimônia de abertura, 55,6% da população japonesa estava assistindo, um recorde japonês. De fato, para todos os efeitos, as Olimpíadas funcionaram como o maior evento híbrido multicanal do mundo. Isso fornece um exemplo para o nosso setor da escala que os eventos híbridos podem alcançar e do sucesso que eles podem gerar.

Essa audiência de TV unida foi acompanhada pelo canal oficial olímpico no YouTube, recebendo 594,27 milhões de visualizações no mês passado, um aumento de 1.108,4% em relação aos meses anteriores.

Esta tendência positiva para os organizadores de eventos esportivos mostrada pelas Olimpíadas vem com o sucesso associado ao Campeonato Europeu de 2020, que foi realizado em toda a Europa no início deste verão.

Ambos os eventos devem agora fornecer motivação para os organizadores de eventos em todo o mundo. Eles mostram como, mesmo com alguns dos maiores e mais difíceis eventos de organização do mundo, a pandemia não deve funcionar como um bloqueio.

Isso, por si só, confirma que as Olimpíadas, e os grandes eventos esportivos, são um farol de esperança e perseverança para o mundo, principalmente em seus períodos mais difíceis.

No entanto, as Olimpíadas não são apenas um farol de esperança para o mundo, mas também para a própria Tóquio. O legado olímpico em Londres viu 75 centavos em cada £ 1 gasto para reter os benefícios do legado. Isso incluiu a renovação de Stratford com 80 hectares de parque, a criação de £ 286 milhões do Parque Olímpico Queen Elizabeth e a criação de 40.000 empregos no parque e 24.000 casas a serem construídas até 2031. Do outro lado, o atletismo olímpico. O estádio não foi feito para o esporte como prometido originalmente, mas foi adaptado em um estádio de futebol.

Da mesma forma, o Rio de Janeiro, o anfitrião de 2016, vê um legado misto. Por um lado, os jogos tiveram uma dramática criação de empregos, que responderam por 82% do crescimento econômico do Rio, com a renda dos 5% mais pobres crescendo 29,3%. Da mesma forma, os jogos ajudaram a facilitar um aumento de 6,2% na receita do turismo, bem como esse investimento em instalações esportivas e projetos diversos, vendo $5 investidos em projetos diversos para cada $1 investido em instalações esportivas.

No entanto, houve críticas a respeito de promessas quebradas feitas pelos organizadores. Interrupção causada pela criação de linhas de ônibus rápidos e a sugestão de que as instalações esportivas foram um tanto abandonadas são duas das críticas associadas ao legado das Olimpíadas do Rio.

Tóquio quer emular os elementos do legado de sucesso com objetivos de maior participação nos esportes, maior engajamento público na sustentabilidade e a criação de uma Tóquio mais segura e inteligente. Esse legado, acompanhado do exemplo dado pelas Olimpíadas à indústria de eventos globais, destaca os benefícios que os Jogos Olímpicos de Tóquio retêm.

_____________________________________________

PUBLICADO POR PORTAL EVENTOS SOB LICENÇA MASH MEDIA. EXHIBITION WORLD DIGITAL. DIREITOS RESERVADOS. TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS ESTÁ EM WWW.EXHIBITIONWORLD.CO.UK