Canais
EVENTOS
publicado em 21 de maio de 2020 - 23h17

12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado acontece em setembro

Evento receberá visitantes para uma imersão cultural-gastronômica e terá a Itália como país homenageado.

Da Redação

Reconhecida mundialmente por sua beleza e culinária, a Itália é o país convidado pelo 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que acontece de 3 a 13 de setembro, na cidade escolhida como o quinto destino mais desejado do mundo em 2020, em pesquisa realizada na plataforma TripAdvisor. Com a proposta de reunir comida de rua, festins, música, teatro, oficinas e workshops, o evento contará com diversas atrações distribuídas pela Praça Major Nicoletti, Rua Pedro Benetti, Rua Coberta e restaurantes.

Já estão confirmados 16 restaurantes locais, que vão ocupar as bancas de rua e oferecer um cardápio recheado de pratos, doces e salgados, inspirados na alta gastronomia italiana. Tudo com a curadoria preciosa do renomado crítico da área, Josimar Melo. Também marcarão presença as melhores cervejarias e vinícolas da Serra Gaúcha, além de rótulos italianos para apreciação do público. Além disso, o país europeu participará dos já tradicionais festins (jantares harmonizados) - com menus preparados por celebrados chefs da Itália.

Os sabores das colonizações, que fazem parte da história de Gramado, também serão lembrados durante o Festival. A Rua Coberta receberá uma Feira da Agroindústria, com a participação das famílias e produtores da Festa da Colônia.

"Após a relação com países latinos como Argentina, Uruguai e Chile, a escolha da Itália se deu através de uma relação que vem sendo construída há algum tempo com a Gramadotur. Além disso, é uma das etnias que fazem parte da origem de Gramado. O público pode esperar para a 12º edição uma gastronomia de alto nível e diversificada, elaborada com ingredientes nobres e selecionados. Cada região italiana carrega suas características e peculiaridades na cozinha", comenta Felipe Andreis, Presidente da Abrasel Hortências.

Realizado pela Gramadotur, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) - Região das Hortênsias, com o apoio do Consulado-Geral da Itália e da ENIT (Agência Nacional de Turismo da Itália), o evento acontecerá com todos os procedimentos de saúde e segurança recomendados pelos órgãos e vigilância sanitária.

 11 Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
 11 Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
 11 Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado


Fonte: assessoria

Veja também:

24/09/2020
Prefeitura assina protocolo para liberação de eventos na cidade de São Paulo
Prefeitura só vai liberar retorno, no entanto, quando município avançar para a fase verde do plano estadual de flexibilização, que deve ocorrer n dia 09 de outubro.
23/09/2020
Capital paulista deve liberar eventos corporativos e acadêmicos
De acordo com matéria publicada pela CNN, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), deve anunciar nesta quinta-feira (24) os protocolos finais para os setores de cultura e eventos na cidade. As duas primeiras atividades da área a serem retomadas serão os eventos corporativos e acadêmicos.
23/09/2020
Autorização da Prefeitura para Expo Retomada
A confirmação e demais detalhes da Expo Retomada será anunciada na Live da Conecta Fórum Eventos #58, nesta quinta-feira, das 19 às 21 horas
16/09/2020
Passeata pelo retorno dos eventos reuniu cerca de 1500 profissionais em São Paulo
Cerca de 1.500 profissionais ligados ao mercado de eventos foram às ruas em São Paulo no último dia 13 pela retomada das atividades do setor.
Newsletter
Receba as novidades