A importância do Guia de Boas Práticas do MICE²+FDT

AMPRO e ABA promovem relações sustentáveis. Encontro reforçou a importância do novo Guia de Boas Práticas para o relacionamento entre agências e clientes no Live Marketing.

A AMPRO – Associação de Marketing Promocional e a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes reuniram-se no último dia 3 com representantes de agências de Live Marketing para falarem sobre o propósito do novo Guia de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Live Marketing e Clientes, lançado no mês de julho, em parceria com a Q&A Associados.

O evento aconteceu no restaurante Santinho, do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, num café da manhã. O objetivo – tanto do guia como do encontro - é promover e discutir as melhores práticas no relacionamento entre Agências de Live Marketing e clientes.

Mais do que um material que demonstra parceria entre entidades, o Guia é um marco para o setor, na opinião do chairman da AMPRO, Célio Ashcar Jr. “Temos o desafio de construir um mercado mais forte e organizado. Tivemos muito trabalho para chegar ao resultado desse guia, mas ele precisa sair do papel e ser uma prática constante na relação sustentável que tanto buscamos”, afirmou.

Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA, comemorou o segundo Guia produzido em parceria com a AMPRO e reforçou a importância da união ética entre agências e clientes. “Não estamos em lados opostos, estamos juntos, de forma justa, transparente e respeitosa. Acreditamos que ética e transparência não devam ser restritas ao relacionamento entre organizações e consumidores, mas sim refletidas em toda a cadeia, incluindo as interações entre agências e anunciantes, para que assim todo o processo seja efetivo e relevante".

Sheila Vieira, presidente do Comitê de Sourcing da ABA e Commerce Procurement Manager da Heineken, lembrou que a ideia do Guia surgiu num café da manhã em que representantes da ABA e da AMPRO discutiam como melhorar as relações no mercado. “Chegamos a um material capaz de orientar como conduzir a seleção de agências de uma forma justa, ética, porque temos um sonho de fazer um mercado melhor, mais harmônico. Anunciantes e agências juntos, estreitando o relacionamento e garantindo um resultado melhor”.

O diretor do Comitê de Relações Institucionais da AMPRO, Igor Tobias, reforçou a importância do material. “O mercado está carente de evolução, de relações respeitosas, as agências são muito carentes de feedbacks que ajudem a aprender mais sobre o cliente e vice-versa. É muito positivo ter em mãos um material rico como esse e ver que temos um futuro promissor”.

O presidente da AMPRO, Wilson Ferreira Jr., finalizou os discursos: “É um orgulho chegarmos ao final da gestão e levarmos à prática a intenção de estarmos ao lado do cliente; o verdadeiro relacionamento passa por colaboração. Temos a real intenção de brigar ferozmente, mas do jeito mais ético e respeitoso possível, por um mercado mais maduro e sustentável. O Live faz com que as marcas, produtos e serviços possam proporcionar experiências e gerar aproximação. A partir de hoje, estamos levando esse material às agências com a missão de ajudar a espraiar essa boa nova, fazer com que este Guia chegue às mesas de compras, assim chegaremos a um futuro moderno, colaborativo, diverso. Nosso mercado merece isso”.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da casa anfitriã por meio do trabalho da Chef Morena Leite e da experiência com pequenos e grandes eventos pelo Brasil e pelo mundo.

Café ABA e AMPRO

Para baixar o Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Live Marketing e Clientes, basta acessar o link.

A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 26 anos em 2019 e possui cerca de 300 empresas associadas, com representação abrangente em todo o território nacional.

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, que completa 60 anos este ano, é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com seu principal pilar: Protagonismo Colaborativo.

Os profissionais das suas 138 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável. Traz e compartilha as melhores práticas e padrão global do marketing, por meio dos eventos anuais em 7 capitais brasileiras, que em 2019, serão 12, além dos conteúdos gerados pelos seus 9 Comitês Nacionais e 6 Grupos de Trabalho/Capítulo Rio, do apoio dos inúmeros Parceiros e Patrocinadores, e do ABAcademy, seu projeto com a Academia.

A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.

É cofundadora do CONAR- Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e do CENP - Conselho Nacional das Normas-Padrão, e também membro do Comitê Executivo da WFA – World Federation of Advertisers congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais em seis continentes e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.

Fonte: assessoria