A indústria de eventos na América Latina na era COVID-19

Jacqueline Ruíz, professora da Ostelea, School of Management in Tourism, relatou que uma pesquisa global perguntou a funcionários em todo o mundo sobre interações reais e virtuais, resultando em 23% dos entrevistados considerando as interações virtuais como tão boas como as reais, enquanto 15% pensam o contrário.

O mundo virtual vem ganhando espaço há anos, agora, por obrigação, tornou-se o cenário perfeito para trabalhar, fazer consultas médicas, se reunir com a família e, além disso, realizar eventos ‘massivos’ de qualquer natureza. Os governos anunciaram a realização de carnavais, festivais ou concertos por meio de plataformas digitais e isso vai continuar por muito tempo, mas há quem faça o convite para realizar atividades presenciais sob protocolos de biossegurança.

Entre 2017 e o primeiro trimestre de 2020, a indústria de eventos teve um crescimento notável; tornando-se elementos de comunicação e ferramentas de vendas, gerando grandes negócios e milhares de empregos. Os fatores que influenciaram a escolha das cidades para o desenvolvimento dos eventos foram conectividade, cultura, variedade de hospedagem, inovação e sustentabilidade. As cidades com mais atividades deste tipo destacam-se na realização de eventos: Buenos Aires, Lima, Cidade do México, Santiago do Chile, São Paulo, Bogotá, Rio de Janeiro, Cidade do Panamá, Montevidéu e Cartagena.

Jacqueline Ruíz, professora da Ostelea, School of Management in Tourism, relatou que uma pesquisa global perguntou a funcionários em todo o mundo sobre interações reais e virtuais, resultando em 23% dos entrevistados considerando as interações virtuais como tão boas como as reais, enquanto 15% pensam o contrário.

Olhando especificamente para o segmento de Turismo de Eventos, Incentivos, Convenções e Exposições (MICE) durante a era COVID-19 não terá que ser reinventado, de certa forma deve ser resistente, não subestimar a profissão e adaptar-se aos modelos de negócios para aumentar as medidas de segurança e ter planos de contingência. Aí o segredo é como se adaptar”.

Nessa ordem de ideias, Ruíz destacou que o primeiro passo é coordenar as condições internacionalmente, deixando também claro que o mercado é um importante motor de emprego e contribuição para as economias. Portanto, é necessário dar visibilidade a essa situação.

A segunda proposição deve incluir mais tecnologia na indústria de eventos para criar mais valor, por exemplo, trazer uma percentagem maior de digitalização da indústria MICE, pois através de ferramentas e plataformas uma visão pode ser analisada e resolvida Isso, por sua vez, aumentará a credibilidade e a reputação do setor, o que resultará na criação de novos modelos de negócios mais disruptivos e inovadores.

Outro ponto que merece destaque para o professor do Ostelea é que agora mais do que nunca o setor MICE deve trabalhar para ser mais empático, flexível e lidar com o envolvimento de um todo como setor, ou seja, unificar e identificar conceitos entre todos os especialistas do segmento gerando um marketing colaborativo que respira diálogo e consenso, que acabará por levar à cocriação, ou seja, mais alianças de trabalho colaborativo.

Quando falo em chegar a acordos, quero dizer padronizar, entre outras coisas, tempos de duração, o que um evento virtual pode nos cobrir ou qual é o número de pessoas adequadas que correspondem ao plano de contingência, para que os gestores locais possam personalizar com o cultura. O plano de contingência é fundamental, porque os eventos presenciais são necessários e podem ser realizados no âmbito dos protocolos e medidas sanitárias”, afirmou a professora Ostelea.

A conclusão e o apelo são claros, para chegar a acordos com as autoridades, para que, através das propostas de especialistas do setor, sejam iniciados eventos virtuais com todas as medidas de segurança onde a capacidade é controlada e os tempos da mesma forma, isso pode levar à recuperação de empregos e impulsionar as economias dos países, especialmente nas cidades onde a infraestrutura já está desenvolvida e será mais fácil utilizá-la com segurança.