Alternativa F lança SEU EVENTO ONLINE

Produto é ma novidade da agência de eventos, com sede em São Paulo e Rio de Janeiro, que em cerca de 8 anos no mercado se transformou em uma das mais conhecidas e premiadas, se destacando pela sua criatividade.

A Alternativa F criou um estúdio na agência para o projeto SEU EVENTO ONLINE A Alternativa F criou um estúdio na agência para o projeto SEU EVENTO ONLINE
Estúdios de alto nível, gruas e câmeras modernas, camarins, salas de transmissão de última geração e direção artística. Quando você lê essas informações, pode pensar diretamente em um programa de TV de uma grande emissora. Mas, neste caso, é a proposta de eventos corporativos online da Alternativa F: Seu Evento Online. Uma novidade da agência de eventos, com sede em São Paulo e Rio de Janeiro, que em cerca de 8 anos no mercado se transformou em uma das mais conhecidas e premiadas, se destacando pela sua criatividade.

"O mundo está em constante mutação, a forma de nos comunicarmos e nos relacionarmos. E dentro dessa perspectiva já estávamos preparando um produto no formato 100% online ou híbrido como uma resposta às necessidades do setor de eventos corporativos", explica Felipe Lemos, diretor da Alternativa F. "Quando chegou a COVID, que pegou todo mundo de surpresa, nosso mercado parou instantaneamente. Eventos presenciais se transformaram em uma impossibilidade, porém vimos nisso a oportunidade perfeita de lançar o produto que já estava pronto. Agora a frase que mais usamos aqui dentro da agência é: se a vida te deu um limão, faça um evento online", completou Lemos, em um trecho da entrevista que você poderá conferir agora.

Estúdios de alto nível, gruas e câmeras modernas, camarins, salas de transmissão de última geração e direção artística Estúdios de alto nível, gruas e câmeras modernas, camarins, salas de transmissão de última geração e direção artística
A seguir, os sócios-diretores da agência, Ana Nani e Felipe Lemos, falam sobre o momento que o mundo enfrenta, a necessidade de inovações e as alternativas que o Seu Evento Online traz para as empresas e mercado como um todo.


PARA COMEÇAR VAMOS DIRETAMENTE AO PONTO, O QUE É O SEU EVENTO ONLINE?

Felipe Lemos: Seu Evento Online é uma opção 100% segura, confiável, tecnológica e moderna de colocar um evento corporativo no ar com resultados muito parecidos, e em alguns casos melhores, comparado aos encontros presenciais. Nos últimos 8 anos nos dedicamos e nos tornamos conhecidos por entregar eventos em todos os estados brasileiros e ao redor do mundo com alta qualidade e criatividade. Exatamente a expertise que utilizamos para tirar o projeto do papel sabendo a necessidade real do mercado e as ferramentas a serem desenvolvidas.

Ana Nani: Seja uma convenção, um fórum, seminário, lançamento de produto, festa de final de ano, um evento de relacionamento, happy hour, qualquer que seja o tipo de evento conseguimos levar para o universo online, 100% via internet ou no formato híbrido. Mas é muito importante que as pessoas entendam uma coisa. Não é simples e fácil criar um evento nesse estilo. Não estamos falando de ferramentas de conferência no estilo Zoom. Seu Evento Online é algo muito mais completo e com resultado final de um evento presencial mesmo.

Felipe Lemos: Isso. Não é como uma transmissão de evento como estamos acostumados, com a câmera lá no fundo da sala e sem interação com o público de casa. Aqui tudo é pensado na melhor forma de atingir, entreter e informar quem está assistindo. Fica muito mais nos moldes de um programa de TV. A cenografia, as ações no palco, o conteúdo de vídeo, tudo é desenvolvido pensando em como vamos chegar do outro lado da tela. Não é algo adaptado. Um exemplo que sempre dou é, já viu teatro filmado? Quase 100% das vezes não é interessante e fica chato. Isso porque não foi desenvolvido pensado para outro tipo de mídia. No nosso caso é o mesmo. Não fazemos como um evento presencial filmado. Criamos uma experiência única para quem estamos impactando.

COMO ESTÁ A ACEITAÇÃO?

Felipe Lemos: Todos nós desde o começo da crise do COVID tivemos que parar, analisar e tentar entender os caminhos que o mundo seguirá. Por volta de março e abril, quando fizemos o primeiro movimento de lançamento, para os nossos clientes ativos, muitos ainda tinham a esperança de termos os eventos presenciais voltando esse ano. Porém com a realidade batendo à porta e a impossibilidade de aglomeração de pessoas cada vez maior, as diretorias, áreas de marketing e compras foram percebendo que para 2020 e, possivelmente primeiro semestre de 2021, novas estratégias deveriam ser tomadas. Agora em junho e julho uma procura maior começou a ocorrer, até porque todos estão entendendo que o momento é de novas propostas, testar novos formatos e manter a chama acesa. Nunca foi tão importante falar com os clientes e com os colaboradores. Lançamentos de produtos devem ocorrer. Convenções com a equipe, passando tranquilidade para todos, falando dos obstáculos que serão encontrados, motivando e engajando para o futuro são uma necessidade básica. Parar é um grande erro, principalmente quando a tecnologia atingiu um nível em que podemos substituir hábitos e formatos antigos. É só mudar o mindset. Então, respondendo, a questão aqui não é aceitação, mas sim entendimento. Hoje as demandas e pedidos de evento estão subindo, mês a mês, de maneira considerável. O que é ótimo e comprova que aquele nosso pensamento inicial estava correto.

Com orgulho podemos dizer que hoje já temos muitos eventos online fechados para 2020 e 2021, com nossos clientes da casa e novos que vieram para agregar. Os eventos vão desde feiras virtuais a seminários e convenções.

QUAIS OS DIFERENCIAIS EM RELAÇÃO AOS OUTROS PRODUTOS DO MERCADO?

Ana Nani: O mercado ainda está tentando entender essa realidade. Quem está oferecendo esses produtos hoje são desbravadores. Então é normal um momento de aprendizado e ajustes. Vemos muitas soluções que não são as que consideramos ideais. Tratando o evento online como presenciais, sem os equipamentos corretos para esse tipo de transmissão, o que muitas vezes dá um ar caseiro ou de baixo custo. Vemos também grandes eventos com palestrantes de sua casa, utilizando a internet da própria pessoa que pode não ser a ideal, sem o cuidado de criar um ambiente, iluminação ou ter um profissional de filmagem, o que prejudica o resultado final. A nossa diferença é que além de muita experiência nos presenciais, nós sócios também temos um conhecimento e trabalhos no mercado de TV e cinema, o que nos possibilitou criar uma solução que entende o que devemos oferecer para o público que está em casa e qual a melhor forma de fazer isso.

Felipe Lemos: E temos também parcerias com alguns dos principais e mais renomados fornecedores de tecnologia e equipamentos do mercado. Além de acesso a espaços ao redor do Brasil, em formato estúdio ou em casas de eventos ou hotéis, em que oferecemos toda a estrutura como camarins, áreas de alimentação, salas de produção e estacionamento. O que possibilita todo conforto e uma transmissão de alto nível.

COMO GARANTIR QUE O PÚBLICO VAI ACOMPANHAR UM EVENTO ONLINE DE CASA? AINDA, PARA MUITOS, EXISTE UMA IDEIA DE QUE AS PESSOAS SÓ TÊM ATENÇÃO EM FRENTE A UMA TELA POR ALGUNS POUCOS MINUTOS.

Felipe Lemos: Uma das coisas que a pandemia trouxe foi uma mudança nessa ideia pré-estabelecida que é incorreta. Nesse momento grande parte das pessoas está trabalhando remotamente, precisando de um grande grau de concentração, participando de reuniões que duram horas e se adaptando ao formato. Crianças e jovens estão em aulas online, dando uma nova visão também a esse tipo de educação. Além do streaming que nos acostumou a ficar por muito tempo na frente de um computador maratonando as nossas séries preferidas. Ou seja, estamos abrindo a cabeça de todos e demonstrando que é possível manter as pessoas conectadas por 2, 3, 5 horas, com atenção e interesse. O que faz diferença nisso é a qualidade do que está sendo oferecido. Como eu disse antes, se estou vendo um teatro filmado ou evento presencial transmitido sem pensamento por trás disso, vou perder o interesse em poucos minutos. Mas se a produção é elaborada, o conteúdo interessante e sou capaz de interagir de forma real, me mantenho presente até o final. A embalagem e o interior da caixa de presentes precisam ser atraentes. Criamos uma série de ferramentas interativas e de ideias que buscam acabar com as barreiras do virtual e presencial. Aproximamos e criamos estratégias que fazem o público se sentir parte e como se estivesse fisicamente ao lado de quem estão vendo do outro lado da tela.

Ana Nani: Exatamente, mas isso não podemos revelar pois são alguns dos nossos diferenciais competitivos (risos).

E EM RELAÇÃO À SEGURANÇA? COMO ESTÃO TRABALHANDO?

Ana Nani: No caso do Seu Evento Online, dividimos em três partes essa resposta. A segurança ligada à saúde é a primeira. Por causa da COVID foram criados uma série de procedimentos que devem ser seguidos garantindo o bem-estar de todos. Além de cabine de desinfecção, oferecimento de máscaras e álcool em gel, temos profissionais treinados para medição de temperatura, equipamentos e trajes de segurança para todos os envolvidos, respeitamos as diretrizes dos órgãos de saúde e temos uma política de testagem constante. E tentamos fazer tudo de uma forma que o cliente se sinta 100% confiante e seguro. Por exemplo, se algum participante é de um grupo de risco, damos preferência para que participe de forma remota. Se algum palestrante ou o presidente de uma empresa por exemplo não quer ter contato com ninguém, podemos fazer com que entre de carro diretamente no nosso estúdio, desça em pleno palco e, ao terminar, siga o mesmo caminho. Ou seja, existem várias possibilidades e estamos prontos para todas.

Em relação à segurança de transmissão, muitos ainda possuem medo no sentido de instabilidade da internet, de o link não ser suficiente em caso de um grande número de acessos ou problemas técnicos gerados por uma eventual queda de luz. Posso dizer que temos total tranquilidade nesse quesito. Só para ter ideia, no principal estúdio que trabalhamos em São Paulo oferecemos house mix blimpada, um link dedicado de 50mb, um link dedicado de 20mb via rádio de backup e uma internet com 1 link fibra ótica de 600mb. Além disso, temos 2 geradores em paralelo de 250kvas.

E para finalizar temos a segurança de acesso e de dados. Para isso criamos uma plataforma online 100% customizada com a cara do evento. Essa plataforma fica hospedada em servidor próprio e ali você faz seu login através do e-mail ou CPF. Só quem for cadastrado em nossa lista poderá acessar e a senha nós podemos criar. Dentro da plataforma as informações são criptografadas e seguimos a lei de proteção geral de dados.

ESSE É UM PRODUTO PARA UM MOMENTO ESPECÍFICO?

Felipe Lemos: De jeito nenhum. É uma tendência sem volta. Acreditamos que após passar a pandemia os eventos corporativos se tornarão comuns nos 3 formatos, presenciais, 100% online ou híbridos. A diferença vai ser muito em relação aos objetivos e budget envolvidos.

FALANDO DE BUDGET, ESSE É UM PRODUTO COM ALTO CUSTO? DEPOIS DE TUDO O QUE FALARAM E EXPLICARAM PODE PASSAR A IMPRESSÃO QUE É FORA DA REALIDADE DAS EMPRESAS.

Ana Nani: É completamente dentro da realidade. Pela nossa experiência podemos dizer que um evento online pode representar de 30 a 40% de economia em relação a um evento presencial e com um alcance maior. Por exemplo, já tivemos casos de um palestrante internacional que nosso cliente queria, mas que a logística cara tornava inalcançável. Agora o mesmo palestrante pode fazer a participação diretamente da casa dele e o sonho se tornou acessível.

Também o caso de banda famosa que nunca conseguíamos encaixar no orçamento do evento por toda estrutura necessária. Transformamos em uma live, sem hospedagens, avião e pedidos de camarim, que foi total sucesso.

Se você pensar em eventos no estilo convenção de vendas que juntam colaboradores de todo país, então a diferença é bem grande. Se você fizer híbrido, só com a presença de participantes da cidade e todos os outros assistindo no conforto de casa, imagina a economia que já tem em relação a transporte, hospedagem e alimentação. E no lugar de fazer para 300 pessoas, por exemplo, pode fazer para 1000, aumentando a penetração e o residual.

ALGUMA CONSIDERAÇÃO FINAL?

Ana Nani: Sim, é muito importante dizer que não estamos falando em substituir eventos presenciais por online. Essa solução na verdade é mais uma opção e inovação. É um diferencial que pode ser muito bem utilizado dependendo dos objetivos a serem alcançados e o budget.

Felipe Lemos: Nosso negócio em todos os anos de empresa sempre foi o presencial, o que ao passar da pandemia voltaremos a fazer normalmente ao lado dos nossos parceiros de mercado como as empresas aéreas, os hotéis, cenógrafos, decoradores, empresários e bandas. Acreditamos que essa solução é mais uma que vem para agregar e um caminho natural dos nossos tempos, como foram os aplicativos de transporte que não acabaram com os táxis, o streaming que não acabou com a TV e a internet não acabou com jornais e a indústria da música. Identificamos na crise uma oportunidade e estamos trabalhando nisso. Oportunidade de novos conhecimentos, novas possibilidades e de gerar renda e empregos nesse momento tão delicado e no futuro.

A Alternativa F: Uma agência. Duas cabeças. Várias alterativas.

Com 8 anos no mercado, a Alternativa F é especialista em eventos corporativos de pequeno, médio e grande porte. Eventos como: convenções, congressos, premiações, lançamento de produtos, ações de relacionamento e marketing, estandes, campanhas e viagens de incentivo e festas de final de ano.

Demonstrando grande versatilidade, a empresa já desenvolveu projetos para clientes dos mais diferentes segmentos: Alelo, Uol, Claro, Embratel, Net, Adidas, Sony, Huawei, Braskem, Oxiteno, Sompo Seguros, MAG Seguros, Icatu, Liberty, Too Seguros, Tokio Marine Seguradora, CNSeg, Swiss Re, Praticagem do Brasil, Ecolab, Dentsply Sirona, Mills Engenharia, dentre outros.

Nos últimos anos a Alternativa F se destacou como a empresa que mais ganhou jacarés no Prêmio Caio, o Oscar dos eventos. Foram 65 no total, em categorias como: Marketing Estratégico, Comunicação Visual, Evento Social, Estande de Grande Porte, Congresso Internacional, Seminário e Fórum, Viagem de Incentivo Nacional e Internacional, Cenografia, Sustentabilidade, entre outras. Além do Prêmio Caio, também foi reconhecida em premiações nacionais e internacionais de qualidade.

A agência se diferencia por oferecer eventos em todo o Brasil e nos mais diferentes países do mundo como China, EUA, México, Portugal, África do Sul, Argentina, entre outros.

No site e nas redes sociais você pode conferir um pouco mais dos trabalhos e cases:

www.alternativaf.com.br

www.seueventonline.com.br

www.facebook.com/alternativafeventos

www.instagram.com/alternativafeventos