COVID-19 | ABNT orienta para retomada segura dos eventos

O acesso à orientação está no link abaixo, mas infelizmente a ABNT não disponibiliza nada gratuitamente. Lamentavelmente a ABNT tem 10 Normas regulamentando os eventos ao custo de superior a R$100, cada um, três ou quatro vezes o valor de um livro vendido em livrarias.


O acesso à orientação está no link abaixo, mas infelizmente a ABNT não disponibiliza nada gratuitamente. Lamentavelmente a ABNT tem 10 Normas regulamentando os eventos ao custo de superior a R$100, cada um, três ou quatro vezes o valor de um livro vendido em livrarias.

O anúncio da retomada presencial dos eventos de negócios em grande parte das cidades brasileiras tem levado o mercado a buscar soluções para proporcionar mais segurança a todos os envolvidos, em tempos de pandemia. Para garantir prevenir e minimizar riscos inerentes à exposição ao Covid-19 durante a preparação, montagem, realização e desmontagem de eventos de negócios, a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas conta com a Prática Recomendada PR 1012.

Empresas poderão solicitar chancela da entidade para atestarem a adoção de medidas sanitárias e de segurança em suas atividades

Os procedimentos recomendados nessa norma, estabelecem ações a adoção de protocolos sanitários, de biossegurança e operacionais para toda a cadeia produtiva do setor, compreendendo locais para eventos, organizadores, promotores, prestadores de serviço, fornecedores, expositores, visitantes e demais partes envolvidas.

"O segmento de eventos de negócios é uma mola propulsora essencial a economia, responsável por milhares de empregos no Brasil e pela atuação de negócios em mais de 50 setores macroeconômicos. Os eventos costumam ser visitados por compradores profissionais e profissionais que buscam negócios e troca de conhecimento, sendo, portanto, necessários para a retomada da economia, desde que sejam adotados os protocolos de biossegurança", afirma Mário William Esper, presidente da ABNT.

Vale ressaltar que a PR 1012 serve também para que as instituições verifiquem se os protocolos que já estão seguindo são seguros.

Com a chancela da ABNT e sua reconhecida credibilidade, as empresas promotoras de evento conseguem atestar a toda a cadeia o quanto estão comprometidas e preparadas para este retorno seguro - proporcionando mais confiança e tranquilidade para todos.

Para tanto, o documento normativo estabelece desde procedimentos gerais de protocolos básicos de biossegurança e sanitários para utilização do local para eventos, para organizadores ou promotores, durante o processo operacional e aos expositores.

Para elaborar a Prática Recomendada, a ABNT contou com o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Empresas de Cenografia e Estandes (ABRACE), Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) e Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo (SINDIPROM).

Para ter acesso ao conteúdo completo das normas e práticas recomendadas, consulte o site https://www.abntcatalogo.com.br