Canais
EVENTOS
publicado em 08 de junho de 2012 - 21h47

Chapecó investirá na construção de novo centro de eventos

Da Redação

Chapecó vai ganhar um centro de eventos. O Chapecó Multiparque, um projeto apresentado pela arquiteta Márcia Regina Damo, diretora de Projetos Especiais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), deverá receber grandes eventos com parque tecnológico, autódromo, feiras e exposições.

De acordo com a arquiteta, apesar do município possuir dois importantes espaços para realização de eventos de grande porte – Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves e Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes –, os locais são insuficientes diante do crescimento. A cidade já promove mais de 25 eventos anuais. “As maiores feiras, como Efapi, MercoAgro e Mercomóveis, por exemplo, não conseguem aumentar o número de expositores devido à falta de estrutura física”, argumenta Márcia.

O Projeto Chapecó Multiparque foi desenvolvido com base em espaços que recebem grandes eventos em todo o Brasil e alguns no exterior. “As palavras chave são integração, modernidade, futuro e sustentabilidade. O parque está sendo projetado para absorver o que existe de mais contemporâneo no sentido construtivo e de implantação, para que se otimize espaços e se dê condições de uma utilização plena desses espaços por todos”, enfatiza Márcia.

A arquiteta explica que, para a execução do empreendimento, será necessária uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados. No local está previsto a disponibilização de uma área para locação do Condomínio Tecnológico do Oeste (Deatec) e espaços para hotel executivo, restaurantes, parque público de lazer, pista de automobilismo, kartódromo, velódromo, motovelocidade com a estrutura complementar de arquibancadas, paddock, boxes, administração e torre de controle.

Também serão construídos quatro pavilhões em sistema modulado, interligados, com área individual de 12 mil metros quadrados, para utilização em eventos, feiras, atividades esportivas, shows, simpósios, seminários e conferências. O complexo ainda será complementado com estrutura total para shows, áreas de estar para público, área para exposição e comercialização de animais, heliporto, terminal de ônibus, estacionamento para ônibus, motos e cerca de 4,5 mil carros e parque de diversões.

Márcia afirma que é necessário um investimento de US$ 40 milhões para concretização do parque, que poderá ser feito em etapas e com a participação pública e privada. “O modelo que propomos é a constituição de uma parceria público-privada, tanto para execução do empreendimento, como para sua gestão. O plano de negócios que está em vias de contratação pela Acic nos apontará os melhores caminhos”, aponta.

A meta, agora, é unir as entidades na busca de recursos financeiros para viabilizar a proposta. “Não conquistaremos este espaço sem a união de empresas, instituições públicas e o incentivo dos governos municipal, estadual e federal. Precisamos deixar claro que não é um projeto da Acic ou de uma única entidade. É uma iniciativa de toda a sociedade que pensa no futuro de Chapecó”, ressalta Maurício Zolet, presidente da Acic.

Orivaldo Chiamolera, presidente do Conselho Deliberativo da Acic, enfatiza que o projeto transformará Chapecó e trará novas oportunidades para o turismo de negócios e eventos. “A cidade merece esta proposta inovadora e depende do apoio de todos os setores”, complementa.

Veja também:

15/01/2021
Gramado Summit terá palco focado em empreendedorismo feminino
Plenária tem curadoria realizada pelo coletivo gaúcho Minas de Propósito
14/01/2021
Nestlé cria plataforma virtual gamificada e em formato festival para Convenção de Vendas 2021
Com jornadas gamificadas para transmissão de conteúdos das marcas e premiações, além de "palcos" com palestras e debates exclusivos, evento que marca o centenário da Nestlé no Brasil deve receber mais de 12 mil participantes de todo o país
12/01/2021
CEO do Grupo Conecta Eventos homenageado com Gran Premio no FIP Festival 2020
Sergio Junqueira Arantes, CEO do Grupo Conecta Eventos, foi um dos grandes homenageados do FIP Festival 2020, uma das principais premiações internacionais da indústria de marketing e comunicação, recebendo o GRAN PREMIO FIP FESTIVAL 2020, por RECONOCIMIENTO A LA TRAYECTORIA PROFESIONAL.
11/01/2021
Gramado Summit organiza protocolo de segurança para eventos
Evento terá aplicativo oficial para facilitar relação entre visitantes, palestrantes e expositores
Newsletter
Receba as novidades