Começa o 28º EVENTOS BRASIL

ABEOC Brasil vai retomar Dimensionamento Econômico do Setor de Eventos em parceria com CNC.

Começou nesta segunda-feira (2/12) o 28º Eventos Brasil – Congresso Brasileiro das Empresas e Profissionais de Eventos, promovido pela ABEOC Brasil e ABEOC CE, no Centro de Eventos do Ceará. Em seu discurso de abertura, a presidente da Associação, Fátima Facuri, foi enfática: “Somos maiores do que pensamos e precisamos ocupar nossa posição. Estamos sob o guarda-chuva do Ministério do Turismo, mas será que não está na hora de buscar também o auxílio dos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento? Um único evento move uma imensa rede de serviços diversos: desde a locação de espaços e equipamentos, serviços de alimentação, hotelaria, restaurantes até mesmo a mão de obra para as mais variadas necessidades exigidas”. Ela lembrou que o setor gera 7,5 milhões de empregos.

Também anfitriã do evento, a presidente da ABEOC CE, Enid Câmara, falou do desafio de promover feiras no Brasil, principalmente o próprio congresso, e deixou a reflexão: “Que ações podemos realizar para fortalecer ainda mais nossa cadeia produtiva?”.

Manoel Linhares, Fátima Facuri e Alexandre Sampaio
Participaram da abertura Alexandre Sampaio - Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e Diretor da Confederação Nacional do Comercio de Bens Serviços e Turismo (CNC RJ); Alexandre Pereira - Secretário do Turismo de Fortaleza (CE); Denise Carra – Secretária-executiva da Secretaria de Turismo de Fortaleza, e um grande número de empresários, empresas associadas e representantes de entidades do setor, como Maurício Filizola, - Presidente Fecomércio CE; Luiz Gastão Bittencourt - Vice-presidente Administrativo da CNC (RJ); Manoel Linhares - ABIH Nacional; Philipe Campello - RC&VB; Pablo Weil – presidente da Cocal; Elizabeth Tovar e Ana Maria Viscasillas, diretoras da Federação.

Retomada do Dimensionamento Econômico do Setor

Em sua 28ª edição, o Congresso contou ainda com o Painel O IMPACTO DOS EVENTOS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL, que teve como seu ponto de destaque a retomada da parceria com a CNC para a pesquisa do Dimensionamento Econômico do Setor de Eventos, pedido feito pela presidente da ABEOC Brasil, Fátima Facuri, e aceito pelo vice-presidente da entidade, Gastão Bittencourt.

Participaram também do painel, mediado pela jornalista Neila Fontenele, representantes da ABEOC, ABIH, CNC, Academia Brasileira de Eventos, FECOMÉRCIO, Fiec, Sebrae, Secretaria de Turismo do Ceará, Unedestinos, Unifor, Visite Ceará e Sindeventos. Em sua participação, a presidente da ABEOC Brasil destacou a importância e grandeza do setor de eventos, que em 2019 terá até dezembro realização de 3.800 feiras e para o ano de 2020 já são mais de 1.400 eventos e feiras programados. Enid Câmara, presidente da ABEOC CE, considerou o painel o mais importante do evento, e destacou a falta de políticas públicas em prol do desenvolvimento do setor de eventos.

A programação do Congresso Eventos Brasil 2019 terminou ontem com coquetel e show com Marcos Lessa, mas continua até esta quarta-feira, dia 4, com palestras, painéis e oficinas sobre tendências de mercado, tecnologia, empreendedorismo feminino, turismo de experiência, além de espaço para rodada de negócios e apresentação de trabalhos científicos. A programação completa está disponível no site do evento,  onde também pode ser baixado o App do evento.

Pesquisa Inédita

Será apresentada uma pesquisa inédita que traça o "Raio X das Empresas de Eventos no Brasil". A apresentação acontece hoje, 3 de dezembro, às 15h, no auditório principal. O consultor especializado, Luiz Carlos Barboza, apresentará o estudo, e a palestra terá a mediação de Alci Porto, diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/Ce).

O Congresso Eventos Brasil é uma realização da ABEOC/Brasil e ABEOC/CE, com apoio do Governo do Ceará, Visite Ceará - Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Sebrae/Ce, Instituto de Tradução e Interpretação - ITI e Inteligência em Destinos e Eventos - Pires.

SERVIÇO

Congresso Eventos Brasil 2019

Data: 2 a 4 de dezembro de 2019

Local: Centro de Eventos do Ceará

Programação aqui.

Palestrante Sérgio Junqueira Arantes
Pablo Weil, Anita Pires, Roberta Nonis e Sérgio Junqueira


Fonte: assessoria