Canais
EVENTOS
publicado em 08 de maio de 2020 - 21h40

Compartilhamento e parceria pautam videoconferência da Abracorp

Diferentes modelos de parcerias estratégicas foram apresentados como possíveis caminhos.

Da Redação

“Compartilhamento: Um jeito novo de ver algo que não é nada novo”. Este foi o tema que mobilizou a participação dos empresários e altos executivos das Travel Management Companies – TMCs associadas no Programa de Treinamento I.H.C. Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens, em parceria com a 4C Academy.

Baseados nos pilares da Inovação, Habilidade e Competência, os consultores Lúcio Oliveira e Gisela Maranhão nivelaram informações sobre alguns dos conceitos para melhor referenciar a abordagem de um tema complexo: redução de custos.

“Parceria e compartilhamento são experiências já vividas por todos”, pontuou de início Oliveira, para em seguida destacar vantagens que contribuem com a tendência da Economia Compartilhada. Embora constatada mesmo antes da pandemia, ganhou impulso em tempos da Covid-19.

“Otimização de recursos, economia de escala de custos e receitas; eficiência; melhoria na gestão e aumento de qualidade são fatores que respondem o porquê da prática do compartilhamento avançar como estratégia empresarial”, explicou.

Maranhão enfatizou que, ter o “mindset de crescimento” é pressuposto para o sucesso do compartilhamento. “Valores, Vontade, Visões e Velocidades são 4V´s que devem corresponder a quatro pilares da organização: Profissionalismo; Transparência; Capacidade de ceder espaços, ideais e objetivos e Planejamento”.

Diferentes modelos de parcerias estratégicas foram apresentados como possíveis caminhos, tais como a formação de CCC – Centro de Compartilhamento de Compras; CCV – Centro de Compartilhamento Vertical – Profissionais Liberais ou Empresas; CCH – Centro de Serviços de Compartilhamento Horizontal Compartilhados; e Joint Venture, Fusão e Aquisição.

Aberto o debate, foram citadas, a título de exemplo, iniciativas de cooperação compartilhadas, que resultaram em benefício das agências associadas Abracorp. Entre elas, a plataforma do BI – Inteligência de Dados, que também contribui com o mercado de viagens corporativas como um todo.

Mediante a explicação detalhada sobre cada um dos modelos apresentados, baseados em exemplos bem-sucedidos, por unanimidade, os participantes apoiaram a sugestão de Gervasio Tanabe, presidente executivo da entidade, que propôs realizar uma pesquisa interna com os gestores das respectivas TMC´s, com objetivo de identificar produtos e serviços de interesse coletivo.

“O primeiro passo, agora, é dimensionar necessidades para, em seguida, avançarmos na direção de mais uma ação associativa que resulte em benefícios para todos”, conclui Tanabe.

Fonte: assessoria

Veja também:

01/06/2020
Edição 2020 do Connected Smart Cities e Mobility será digital
A iniciativa que mais gera resultados para o mercado de cidades inteligentes do país garantirá interatividade e ampliação do alcance do evento.
01/06/2020
IBTM Americas é postergado para agosto
Após ampla consulta com todas as partes interessadas e em alinhamento com o conselho das autoridades de saúde mexicanas, o IBTM Americas será realizado nos dias 26 e 27 de agosto de 2020 no Centro Citibanamex.
31/05/2020
20 entidades se posicionam a favor do adiamento da 37ª Oktoberfest Blumenau
CVC, maior operadora de viagens da América Latina, é um dos destaques entre as instituições.
30/05/2020
Cabines de desinfecção podem causar problemas de saúde
Pulverização a base de amônia e ozônio, que são indicados para sanitizar pisos e superfícies em geral, podem causar alergias graves e problemas dermatológicos.
Newsletter
Receba as novidades