Consumidor 4.0 é tema de palestra no Latam Retail Show

CEO da CiaTécnica, João Gubolin, destaca que empresas precisam manter uma visão inovadora se quiserem permanecer de forma competitiva no mercado.

Pelo segundo ano consecutivo, a CiaTécnica, consultoria especializada em processos empresariais com foco na transformação das organizações para inserção na Nova Economia, marca presença no Latam Retail Show, o maior e mais completo evento de varejo e consumo da América Latina que, neste ano, será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com o tema central voltado para “A transformação do Ecossistema de Negócios com Resultados”, o Latam Retail cumpre o papel de abordar e colocar em debate questões e adequações pelas quais as empresas vêm passando nos últimos anos em consequência da mudança de comportamento e do perfil do consumidor, que está cada vez mais exigente e em busca de um atendimento personalizado.

Seguindo esse mesmo tema relacionado a tendências, logo no primeiro dia do evento (28), o CEO da CiaTécnica, João Gubolin, será um dos palestrantes convidados da Arena Mercado & Consumo - Meios digitais e a inovação como vantagem competitiva. O encontro com o CEO será na Face 3 e tem início às 15h40.

Com o tema “Consumidor 4.0: Inovações simples para transformar o varejo”, Gubolin destaca que para manter os negócios saudáveis e rentáveis, as empresas precisam ter uma visão inovadora se quiserem permanecer de forma competitiva no mercado, além de estarem dispostas a investir em processos de ruptura, o que lhes garantirá melhor aproveitamento das oportunidades advindas da API Economy.

“O varejo é um grande ecossistema econômico e um dos poucos que possuem infinitas possibilidades para se reinventar e continuar conquistando novos clientes a cada segundo. Isso se deve ao grande poder que ele – varejo – tem de gerar e melhorar a competitividade entre as empresas que o integram. Parte dessa capacidade de reinvenção também pode ser atribuída aos resultados obtidos por meio da transformação digital, em que o cliente está cada vez mais exigente e conectado”, explica João Gubolin.

Outro ponto que João Gubolin vem destacando por onde passa, seja numa palestra ou em uma reunião de negócios, gira em torno dos sistemas internos das empresas e o ganho que eles apresentam quando associados aos outros tipos de serviços digitais, criando um grande sistema de compartilhamento de funções e informações, que agregam valor aos produtos e serviços e transformam a experiência de compra. É a chamada API Economy que vem revolucionando os negócios.

“A partir desse cruzamento de dados – empresas x serviços digitais – é possível alcançar níveis mais elevados de assertividade no atendimento ao consumidor, aumentando a velocidade das vendas e, consequentemente, os resultados, bem como traçar estratégias baseadas no cruzamento de dados disponíveis que estejam direcionadas o suficiente a ponto de prever a necessidade do cliente antes mesmo que ela exista, resultando numa escala de processos em que as empresas e suas equipes de Produtos, Marketing e Comercial tenham condições para explorar objetivamente o potencial e poder de compra de cada cliente”, explica.

Dessa forma, mediante às evoluções do mercado, das empresas e do próprio perfil do consumidor, Gubolin finaliza com a dica de que “é muito importante aproveitar as novas tecnologias para identificar o que os clientes querem, quem são os principais prospects e como esse público se comportará nos próximos momentos. Somente assim as empresas se posicionar no mercado com maior competitividade e um portfólio diferenciado de produtos e serviços”.

Fonte: assessoria