Estudo PCMA e Marriott Internacional: tendências futuras dos eventos

A jornalista Lauren Arena, da Biz Events Asia, resumiu as conclusões do estudo realizado pela PCMA e a Marriott Internacional que descreve cinco macrotendências que vão impactar a indústria de eventos de maneira significativa nos próximos anos, com alto potencial de mudar a face da indústria.

Fórum Eventos 2018
Apresentada esta semana na organização Convening Leaders em Pittsburgh, a iniciativa de pesquisa reuniu vozes externas para desenvolver hipóteses e provocações em torno de tendências que impactarão o setor nos próximos cinco anos; com foco na inteligência emocional, no propósito da marca e no design thinking.

A Marriott International e a PCMA trabalharam com a especialista em inovação Kate Fairweather, da agência Fahrenheit 212, de Nova York, e com a consultora estratégica e fundadora da agência Fruition, Amy Blackman, para identificar as seguintes tendências:

  • Inteligência emocional
  • Projetando com o usuário final em mente

Eventos precisarão passar por ajustes reativos e adotar uma abordagem proativa para experiências personalizadas, entendendo as necessidades dos participantes antes que elas cheguem.

A AI está proporcionando aos planejadores de eventos ferramentas poderosas para coletar e analisar dados emocionais; transcendendo demografia ou personas para entender quem são os participantes em um nível mais profundo.

  • Serendipidade orquestrada
  • Engenharia do inesperado para momentos mais significativos

As experiências devem abraçar a liberdade e a surpresa, libertando os consumidores da constante restrição de horários ou agendas. Ao abraçar o inesperado, podemos envolver os participantes e deixar uma impressão duradoura.

O Google acredita que “as colisões casuais da força de trabalho” são cruciais para a produtividade e a inovação e projetou seu campus em uma série de retângulos interligados para que os funcionários fiquem sempre próximos uns dos outros.

  • Design multimodal
  • Projetando para adaptação e repetição

Cada evento tem um objetivo e um público únicos, e um espaço deve refletir a personalidade e as necessidades específicas de cada evento. O espaço é fundamental para qualquer evento e deve ser projetado para se adaptar às formas de participação dos participantes.

Espaços não podem mais ser projetados com uma jornada ou caminho em mente, mas de uma maneira que acomoda caminhos paralelos e diferentes estados de necessidade. A tecnologia imersiva, como o mapeamento de projeção em 3D, pode ser utilizada para criar vários ambientes que tecem conteúdo em um espaço físico.

  • Maior do que a si mesmo
  • Agindo em uma mensagem significativa

Você não pode apenas fornecer mais conteúdo. Todo evento deve ter uma mensagem. Os participantes querem entender o que é importante para uma empresa e vivenciar eventos que entregam essa mensagem nos mínimos detalhes - permitindo que eles se conectem de maneira significativa com a experiência e tragam um propósito para o engajamento deles.

Assim como os consumidores escolhem marcas com mensagens, os participantes do evento escolhem cada vez mais e retornam a eventos cujas mensagens e valores se alinham aos seus. Os participantes procurarão mais discutir e abordar questões sociais sérias em eventos.

  • Um senso claro de lugar
  • Alavancando a geografia para um enriquecimento mais profundo

Espaços estéreis ou locais genéricos não são mais o ideal - os consumidores estão procurando exploração e aventura; e locais únicos e experiências autênticas são uma aposta certeira.

Os eventos mais memoráveis celebram o entorno local, enriquecendo os visitantes, expondo-os à cultura local e conectando-os à comunidade para aumentar o engajamento. Isso representa uma oportunidade madura para destinos emergentes.