Canais
EVENTOS
publicado em 05 de agosto de 2020 - 17h59

Festuris Connection discute retomada do turismo, hospitalidade e criatividade no primeiro dia do evento

Em seu primeiro dia, o Festuris Connection promoveu na terça-feira (4) grandes debates sobre a retomada do turismo, a nova hospitalidade, a importância da cooperação e do marketing para o setor no pós-pandemia. A conexão entre Brasil e Portugal reuniu grandes nomes do setor público, empresarial e especialistas dos dois países.

Da Redação
 CEOs da Festuris, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi e o prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci

Na abertura, os CEOs do Festuris Eduardo Zorzanello e Marta Rossi - apresentadores do evento online - receberam o Prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci para as boas-vindas aos participantes. Antes disso os inscritos fizeram um tour pelo belíssimo Castelo Saint Andrews, espaço que está sediando os estúdios do Festuris Connection.

O painel de abertura foi ministrado pelo Diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a América Latina, Alejandro Varella, que apresentou uma análise do impacto da pandemia no cenário turístico. No primeiro quadrimestre deste ano, a atividade turística teve uma queda de 44% em todo o mundo - situação que acaba se agravando conforme aumenta o período de restrições.

Segundo Varella, a OMT está colocando a saúde pública como prioridade e aponta que o turismo interno será um dos primeiros estágios para a retomada. “Como a maioria dos destinos, estamos tentando trabalhar no tema das restrições e podem contar conosco para o que precisarem. O turismo interno é nossa fortaleza e é o que vai nos servir para sair desta etapa difícil”, destacou.

Políticas públicas para a retomada do turismo

Neste painel, o evento contou com as palestras do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e do Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, que esteve representando o Ministério do Turismo do Brasil. Na ocasião, Araújo falou sobre o trabalho português para se tornar o melhor destino do mundo e como o país está agindo para a reabertura do turismo.

William França trouxe o assunto para o cenário brasileiro e apresentou as medidas que vêm sendo adotadas pelo MTur. Ele destacou a importância de fortalecer o turismo doméstico, especialmente através do incentivo ao transporte rodoviário. Também citou o trabalho realizado em conjunto à Embratur para a promoção do turismo regional, fazendo com que o brasileiro conheça o Brasil. França complementou enfatizando as MPs criadas em benefício ao setor e o Selo Turismo Responsável.

A cultura da cooperação para recuperação dos destinos

Enquanto entidade preocupada com o desenvolvimento, a Sicredi Pioneira levou ao Festuris Connection um painel para mostrar a importância da cultura da cooperação para a recuperação do turismo. Diretor executivo da Sicredi, Solon Stapassola Stahl destacou a necessidade de um mindset de colaboração para reinventar o ecossistema do turismo.

A cada crise que passa - e não é a última - o que precisamos é estar mais fortes. A competição é saudável quando acontece na competição. Cooperar competindo é necessário, e um exemplo disso são os roteiros turísticos”, disse Solon.

Hospitalidade, turismo doméstico e o novo bem receber

Neste painel moderado pelo Diretor da Rede Dall’Onder de Hotéis, Tarcísio Michelon, os palestrantes discutiram como a hospitalidade o turismo doméstico devem se apresentar no pós-pandemia. Grandes ícones do turismo e da hotelaria participaram do bate-papo e trouxeram importantes contribuições.

Diretor do Grupo Casa Hotéis, Luciano Peccin, que também é idealizador do Natal Luz, destacou a importância da criatividade e da personalização dos serviços. “Não é só a beleza, precisamos de algo mais, aperfeiçoar o carinho e a atenção. Atenda melhor, receba melhor e sorria pelos olhos - isso precisa ser visto”, disse.

Fundador do Grupo CVC e da Rede GJP, Guilherme Paulus disse que os protocolos de segurança aqui são superiores aos da Europa, o que favorece na recepção de visitantes. “Nosso papel é dar garantia ao turista com toda qualidade e protocolos, cuidando do cliente e dos colaboradores. O consumidor precisa sentir confiança”, ressaltou.

O economista Márcio Favilla foi outro a participar do painel, trazendo dados e uma visão de cenário para o turismo doméstico. “É uma grande oportunidade para que o turismo doméstico possa se revelar e surpreender muitos brasileiros que não tinham mais o costume de viajar pelo país”, disse.

Estratégias de Place Branding e marketing para o turismo

No último painel do primeiro dia do Festuris Connection, tivemos exemplos de estratégias que dão certo no fortalecimento de duas marcas importantes do turismo mundial: Portugal e Gramado. A pandemia acelerou o processo de transformações e digitalização do mundo, o que também se estende ao turismo que precisou se reinventar rapidamente.

Para o diretor do turismo de Portugal, Bernardo Cardoso, o trabalho estratégico e com propósito pode qualquer destino vencedor. “Quisemos sair da caixa. Um país não deve apenas vender produtos - deve melhorar a vida das pessoas e ter um propósito. O propósito de Portugal é tratar bem as pessoas. Saímos do offline para o online e passamos da propaganda para as histórias e do foco do produto para as pessoas”, resumiu Bernardo.

Por fim, o presidente da Gramadotur, Rafael Carniel destacou a trabalho amparado em dados realizado pelo destino Gramado - inclusive citando o sistema “Smart Tracking” desenvolvido para levar mais segurança aos turistas. Ele também afirmou a importância de ações de branding. "A marca de um lugar não é uma ação governamental - é uma ação de longo prazo, um plano de estado, um plano de pessoas", completou.

Veja também:

24/09/2020
Prefeitura assina protocolo para liberação de eventos na cidade de São Paulo
Prefeitura só vai liberar retorno, no entanto, quando município avançar para a fase verde do plano estadual de flexibilização, que deve ocorrer n dia 09 de outubro.
23/09/2020
Capital paulista deve liberar eventos corporativos e acadêmicos
De acordo com matéria publicada pela CNN, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), deve anunciar nesta quinta-feira (24) os protocolos finais para os setores de cultura e eventos na cidade. As duas primeiras atividades da área a serem retomadas serão os eventos corporativos e acadêmicos.
23/09/2020
Autorização da Prefeitura para Expo Retomada
A confirmação e demais detalhes da Expo Retomada será anunciada na Live da Conecta Fórum Eventos #58, nesta quinta-feira, das 19 às 21 horas
16/09/2020
Passeata pelo retorno dos eventos reuniu cerca de 1500 profissionais em São Paulo
Cerca de 1.500 profissionais ligados ao mercado de eventos foram às ruas em São Paulo no último dia 13 pela retomada das atividades do setor.
Newsletter
Receba as novidades