Incentive Experience 2020 aponta diretrizes para o futuro do mercado de incentivo

Evento online promovido pela Digi destacou a importância da comunicação, do cuidado e do reconhecimento para engajar colaboradores.

A necessidade de engajamento é mais significativa hoje do que em qualquer época, por conta das mudanças globais decorrentes da aceleração digital no mundo corporativo. Esta e outras considerações sobre o marketing de incentivo e o engajamento de colaboradores foram apresentadas por Brian Dunne, especialista inglês do setor de incentivo e giftcards (cartões pré-pagos) durante a primeira edição do Incentive Experience 2020, evento digital promovido pela Digi, uma das mais influentes agências de Incentivo e Relacionamento do mercado, para inspirar superação nos profissionais da área e nos times de vendas.

O evento, com o tema “Inspirando Superação na Era H2H”, aconteceu no dia 20 de agosto, às 19 horas, com transmissão por streaming do YouTube e teve cerca de 300 participantes.

Brian Dunne, que presidiu durante 8 anos o braço europeu da IMA (Incentive Marketing Association) e é membro do board global da entidade, participou diretamente da Inglaterra e destacou o medo dos funcionários com a possibilidade do fim dos seus empregos e as estratégias Human to Human para engajar as equipes, com foco nos 3C’s: Cuidado, Controle e Comunicação. “O comportamento da liderança leva à satisfação do empregado, que gera satisfação do cliente e sua retenção e fidelização”, comentou Dunne.

Brian Dunne

Rodrigo Herrera, head de trade marketing da Vigor, apresentou o case da companhia de alimentos para mobilização e engajamento das equipes. Em parceria com a Digi desde o início do ano, a companhia investiu em duas vertentes: comunicação e incentivos. Além de eventos, utiliza Whatsapp e TV corporativa para falar e, principalmente, ouvir os colaboradores. A plataforma de incentivos foi redesenhada para ampliar a oferta de prêmios mais equilibrados, para mais colaboradores.

“Quando começamos a reconhecer e premiar a equipe de forma mais abrangente, os resultados foram melhores”, destacou Rodrigo Herrera. A campanha de incentivo da Vigor teve 475 participantes, 96% de adesão e 15 mil visualizações. No primeiro semestre, 74% das premiações foram creditadas e 47% resgatadas.

Rodrigo Herrera

O sócio-fundador e chairman do Grupo Digi, Cristiano Miano, apresentou conteúdos sobre Inteligência Artificial e Machine Learning como ferramentas estratégicas para o futuro das campanhas de incentivo e engajamento nas empresas.

Cristiano Miano

A tecnologia, que aprende por experiência e “copia” a inteligência humana, pode “prescrever” soluções por meio de estatísticas, reconhecimento de padrões e análises preditivas. O combustível é o “big data”, grande quantidade de dados que abastece a “machine learning”. A Inteligência Artificial prescreve soluções, preferencialmente, em duas frentes: Pessoas e Vendas, de acordo com Cristiano Miano.

“A IA detecta padrões de comportamento para entender cada indivíduo, treinar do jeito certo e oferecer conteúdo adequado”, reforçou Miano, lembrando que o 5G vai impactar uma mudança muito grande por conta da capacidade exponencial de processamento de dados.


Pedro Bannura
“A Digi acaba de completar 21 anos de mercado e chega à maioridade com a missão de inspirar a superação no setor de marketing de incentivo e relacionamento, além de fomentar iniciativas para estimular o crescimento deste mercado, investindo em difusão de conteúdo de qualidade, com profissionais reconhecidos no mercado no Brasil e no mundo”, comentou Pedro Bannura, presidente da Digi, a única agência brasileira a ganhar o prêmio Circle of Excellence, do IMA – Incentive Marketing Association, em Chicago, em 2019.

Fonte: assessoria