Márcio Favilla toma posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo

Tomou posse no último dia 24 de novembro o mais novo integrante da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em evento realizado no WTC Events Center e transmissão via youtube com apoio do Grupo R1.

Virgilio Carvalho, Ibrahim Tahtouh, Márcio Favilla, Sergio Junqueira, Juana Pasqualin, Marisa Canton e Érica Drumond

Márcio Favilla foi eleito como novo ocupante da cadeira nº 30 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, que tem como patrono Curt Otto Baumgart, e sucedeu ao acadêmico Sérgio Medina Pasqualin, falecido em 2018.

Nascido em Belo Horizonte, Márcio Favilla é economista pela UFMG e mestre em Estudos do Desenvolvimento pelo Instituto Internacional de Estudos Sociais, de Haia, Holanda. Possui larga experiência no setor público, nos âmbitos estadual e federal, especialmente em temas vinculados ao desenvolvimento econômico e financiamento de projetos, promoção de investimentos, políticas públicas e gestão de fundos governamentais. Foi secretário-executivo do Ministério do Turismo no período de 2003 a 2007 e, em seguida, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, de 2007 a 2009. Em 2010, assumiu o cargo de diretor-executivo da OMT (Organização Mundial do Turismo), o segundo mais importante da organização que atua no âmbito da ONU, permanecendo por dois mandatos, até 2017.

Márcio Favilla durante discurso de posse na Academia Brasileira de Eventos

A Academia é composta por 40 profissionais representantes dos segmentos que compõem a cadeia produtiva dos setores de Eventos e Turismo. Sergio Junqueira Arantes, CEO do Grupo Conecta Eventos e presidente da Academia Brasileira de Eventos, conduziu a cerimônia de posse acompanhado de Ibrahim Georges Tahtouh. "A eleição de Márcio Favilla para a cadeira 30 que foi ocupada pelo saudoso ex-presidente da ABET Sergio Pasqualin, incorpora a está casa mais uma personalidade com grandes serviços prestado à indústria de eventos e turismo nacional. Por sua trajetória e experiência Favilla será uma grande contribuição para o crescimento da Academia" afirmou Sergio Junqueira.

Ibrahim Georges Tahtouh entrega medalhão a Márcio Favilla durante cerimonia de passe

Devido a pandemia do Coronavírus a cerimônia de posse foi realizada de forma híbrida e contou com a presença dos confrades, Marisa Canton, Virgílio de Carvalho, Érica Drumond, Ibrahim Georges Tahtouh os demais acadêmicos participaram ao vivo através da plataforma ZOOM.

Durante a cerimônia de posse a Academia Brasileira de Eventos prestou homenagem a Sergio Medina Pasqualin, um dos mais queridos e significativos profissionais de eventos do Brasil, setor no qual atuou por mais de 20 anos. Sergio Pasqualin era titular da Cadeira 30 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi seu presidente por duas gestões. Para Patrono de sua Cadeira, indicou Curt Baumgart, fundador do Expo Center Norte, do qual Pasqualin foi diretor desde sua criação.

Juana Pasqualin, esposa de Sergio Pasqualin, recebe homenagem durante cerimonia de posse


Abaixo você pode assistir a íntegra a da cerimônia de posse: