Marta & Silvia é a 1ª empresa de eventos do Brasil a ingressar na OMT

A confirmação ocorreu durante a 95ª Sessão do Conselho Executivo da OMT, realizada em Belgrado, na Sérvia, entre 27 e 29 de maio.
Em 2013, Festival do Turismo de Gramado abordará o turismo sustentável, uma das bandeiras da OMT



A empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, de Gramado (RS), obteve uma chancela inédita no mercado internacional: é a primeira empresa brasileira de eventos certificada na Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas composta por membros de 155 países. No Rio Grande do Sul, apenas a Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves e a Associação Turística de Caxias do Sul já são afiliadas. Na prática, a partir de agora a empresa – que está completando 25 anos de fundação – estará integrada a uma ampla rede de organizações não-governamentais comprometidas com o turismo sustentável e socialmente responsável, e pode usufruir da expertise da OMT e dos demais membros para orientar novas políticas e incrementar seu nível de competitividade.

A confirmação ocorreu durante a 95ª Sessão do Conselho Executivo da OMT, realizada em Belgrado, na Sérvia, entre 27 e 29 de maio. Foram aprovadas as candidaturas de 39 novos membros afiliados, sendo a Marta & Silvia e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) as únicas do Brasil. “É um marco para a empresa, porque consolida nossa real internacionalização, tanto para os eventos próprios como os terceirizados que promovemos”, afirma a diretora Marta Rossi, que fundou a empresa em 1988, ao lado da sócia Silvia Zorzanello, falecida em 2010. Hoje, administra o escritório ao lado do filho de Silvia, Eduardo Zorzanello, e do filho dela, Marcus Vinícius Rossi. Realiza dois eventos próprios: o Festival do Turismo de Gramado (Festuris), que completa 25 anos, e o Chocofest – Páscoa em Gramado, que teve sua 18ª edição neste ano.

Este novo ingresso contribui para reforçar a posição do Brasil no cenário turístico mundial. Plenamente habilitado para exportar conhecimento e experiência turística, o País é reconhecido como uma das grandes potências do mundo no setor e está às vésperas de receber megaeventos como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016). “Com 20 vagas no Comitê dos Membros Afiliados da OMT, o Brasil poderá participar mais diretamente na tomada de decisões em prol do turismo global”, diz o diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da organização, Márcio Favilla, que é brasileiro e ocupa o cargo desde 2010. Ele, que já atuou como vice-ministro do Turismo, foi um dos intermediadores na certificação da empresa gaúcha junto à OMT. Na próxima semana, Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello visitarão a sede da OMT, em Madri, na Espanha, onde serão recebidos por Favilla e pela diretora do Programa de Membros Afiliados da organização, Yolanda Perdomo, e conhecerão as políticas de atuação na agência das Nações Unidas.

SUSTENTÁVEL

A OMT é responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável e acessível a todos. Estas são bandeiras que a empresa Marta & Silvia vem desenvolvendo no Festuris. “Sempre defendemos a segmentação da feira, e em 2013 ela terá como destaque o lançamento do Salão de Sustentabilidade, que é uma das principais tendências do setor e tem sido tema prioritário em debates realizados pelo mundo todo”, diz Marta.

NÚMEROS

A OMT divulga periodicamente os números que envolvem a indústria turística mundial. Segundo a entidade, as receitas de turismo internacional em destinos em todo o mundo cresceram 4% em 2012, para atingir um total de US$ 1,07 milhão. Como categoria de exportação, a nível mundial, o turismo ocupa o quinto lugar, depois de combustíveis, produtos químicos, produtos alimentícios e automóveis. Em muitos países em desenvolvimento, é líder no ranking. Por região, as Américas registraram o maior crescimento da receita, com 7%, seguidas pela Ásia e do Pacífico (6%), África (5%) e Europa (2%). O Oriente Médio manteve -2%, embora tenha havido uma melhora gradual em comparação com o declínio registrado em 2011. “É encorajador que o crescimento das chegadas de turistas internacionais foi acompanhado por um crescimento comparável de gastos, apesar dos desafios econômicos”, diz o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

Os diretores Marcus Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello comemoram a conquista no 25 ano de fundação da empresa


Fonte: Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos