Canais
Eventos Sociais
publicado em 17 de setembro de 2013 - 10h14

O Rock in Rio, o turismo e a população anfitriã

Por Bayard Do Coutto Boiteux O Rio de Janeiro sedia mais uma vez o “Rock in Rio”, em plena baixada de Jacarepaguá, na região do Riocentro e cercado por uma série de condomínios, que constroem um novo cenário das redondezas do Autódromo, que alguns insistem em dizer que é Barra da Tijuca.Não podemos negar a importância do festival de musica internacional, cujo nome não reflete a pluralidade musical que ali se apresenta.

Da Redação

 Bayard Do Coutto Boiteux
Trata-se de um momento importante para o turismo carioca, sobretudo para a divulgação institucional da cidade, uma vez que o publico do evento é mormente composto por brasileiros, com um percentual grande de paulistas e mineiros.Outro fator importante é o fato do mesmo acontecer na baixa estação, o que permite melhorar índices de ocupação hoteleira e gerar novos empregos, considerando a sazonalidade.

A Avenida Abelardo Bueno, que estava bastante esquecida pelas autoridades ganhou uma verdadeira faxina, que inclusive poderia ter acontecido, durante a Bienal.As árvores foram podadas, as lâmpadas trocadas, o contingente de garis aumentou e até controladores de trânsito e guardas municipais apareceram.Neste sentido, a população da área agradece.No entanto, os transtornos causados para aqueles que ali moram ou trabalham foi sentido com ênfase, sobretudo para quem se utiliza transporte publico, que já é precário e sem controle dos setores competentes, operando sem horários, fora dos grandes acontecimentos. A chamada inteligência do Trânsito,mais uma vez, obrigou as pessoas a andarem distâncias grandes, para chegar até suas casas ou locais de trabalho.Lamentável.Gostaria que ficasse bem claro que a valorização dos imóveis naquela região tem nos eventos, o seu ponto de partida mas a população merece um mínimo de respeito, sobretudo na prestação de serviços e na mobilidade.

Um evento pressupõe uma integração efetiva com a população anfitriã, sobretudo no caso de megaeventos ou grandes festivais musicais.Há necessidade dos organizadores reunirem a população, apresentando o evento, pontos positivos e negativos e buscando uma parceria.Tal fato não aconteceu.Os prédios vizinhos se depararam, mais uma vez, com sons ensurdecedores, para quem não gosta do tipo de música e helicópteros transitando na área, com barulho bem desagradável e prejudicial à saúde, durante horas e horas.Faltou aos organizadores, que se esmeraram tanto na organização, sensibilidade com os moradores locais.Não deveriam os organizadores oferecer cortesias ou descontos para os moradores das áreas vizinhas, como ocorre em outros grandes eventos, em outros países?Não seria a oportunidade para um trabalho de responsabilidade social naquela área?Ficam algumas sugestões.

Acredito que os eventos têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento das cidades, na baixa estação, trazendo formas de melhoria da imagem institucional da localidade.No entanto, nenhum evento terá sucesso e será verdadeiramente sustentável, se a população anfitriã não tiver participação efetiva nas decisões que afetam seu dia a dia.O Rock in Rio é um importante momento para nossa cidade, de alegria, de competência e de organização mas a população não pode ser esquecida nunca...

Bayard Do Coutto Boiteux é professor universitário, escritor, pesquisador e preside o Site Consultoria em turismo.(www.bayardboiteux.com.br)

Veja também:

28/11/2017
Luigi Rotunno recebe título da Academia de Letras do Brasil
Título de Grande Embaixador da entidade foi entregue no último sábado (25/11) em cerimônia organizada na Câmara Municipal de Eunápolis.
04/08/2017
Vivo conquista Prêmio POPAI Brasil 2017
Loja conceito no Shopping JK Iguatemi leva Ouro na categoria Projetos para Design e Arquitetura de Loja da principal premiação do PDV.
27/07/2017
Parceria entre o Grupo HEL e o GPTW promove inovação em evento carioca
Evento será inspirado no cinema internacional
26/07/2017
Rio sedia workshop sobre Mercado de Luxo e Premium Fundamentos e Cases de Sucesso
Numa promoção da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e do Portal Consultoria em Turismo, a cidade do Rio de Janeiro sedia no próximo dia 17 de agosto, das 13h30 às 18 horas, no Hotel Copacabana Praia, um workshop sobre Mercado de Luxo e Premium: Fundamentos e Cases de Sucesso.
Newsletter
Receba as novidades