O maior evento do mundo sobre mobilidade urbana com bicicletas acontece no Rio em junho

Ao longo de quatro dias, de 12 a 15 de junho, a Velo-city 2018 reunirá cerca de 2 mil participantes, unidos pela temática da mobilidade urbana.

No mês de junho, o Rio de Janeiro se torna a capital da bicicleta quando recebe o maior evento sobre mobilidade urbana por bicicletas do mundo. Ao longo de quatro dias, de 12 a 15 de junho, a Velo-city 2018 reunirá cerca de 2 mil participantes, unidos pela temática da mobilidade urbana.

O enredo da conferência é resumido nos seguintes pontos: "Aprenda a viver para alcançar Felicidade e Qualidade de Vida", pois precisamos "Integrar a Vida e o Transporte gerando uma Economia Viva". A cidade do futuro é uma cidade com Acesso à Vida.

A conferência Velo-city apresenta conexões com educação, transporte, turismo, lazer, cultura, inovação, sustentabilidade e políticas públicas.

São debates, plenárias e palestras que reúnem os maiores nomes da mobilidade por bicicletas do mundo e, para completar o conteúdo do evento, 165 trabalhos acadêmicos de empresas, prefeituras e organizações da sociedade civil selecionados de vários países serão apresentados.

A Velo-city é uma realização da Federação Europeia de Ciclistas (ECF – European Cyclists’ Federation) em parceria com a Prefeitura do Rio, através da Riotur.

"Depois de realizar a Velo-city na Europa, América do Norte, Austrália e Ásia, o Conselho da ECF tomou uma decisão unânime de promover uma edição sul-americana da Velo-city, e o Rio foi a escolha mais evidente", afirma o presidente da ECF, Manfred Neun.

“Nesses dias que abrigará a Velo-City, o Rio de Janeiro se transforma na capital mundial da bicicleta, um meio de transporte saudável, não poluente e sustentável, excelente alternativa para nossa cidade. Ano passado, estive na Holanda, última edição do evento, e recebi as chaves para ser anfitrião da edição de 2018 e puder sentir de perto o amor dos holandeses pela bicicleta", conta o prefeito do Rio Marcelo Crivella.

Escolhida em 2015 para sediar o evento deste ano, a cidade do Rio de Janeiro faz jus à seleção, especialmente pela conexão orgânica deste importante meio de transporte com a cultura da cidade.

“A bicicleta é a cara do Rio e queremos apresentar ao mundo nosso potencial para o cicloturismo e como esse meio de transporte está incorporado ao nosso cenário”, explica Marcelo Alves, presidente da Riotur.

Plenárias em destaque

O programa abrangente da Velo-city vai além da abordagem acadêmica ou política, trazendo o viés social da mobilidade urbana aplicado à vida prática. Ao todo, são oito sessões plenárias, sendo duas por dia, ocupando local de destaque. Acontecem ainda sessões paralelas, sendo oito delas dedicadas à pesquisa científica sobre a bicicleta como meio de transporte, formando o Scientists for Cycling, um compilado de trabalhos selecionados pela ECF em parceria com a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentados por estudiosos de todo o mundo. A equipe do programa que recebeu os mais de 300 trabalhos enviados e os avaliou junto a ECF, para seleção dos 165 palestrantes de 34 países é da organização carioca Transporte Ativo.

Então, o que você está esperando? As inscrições estão abertas.