Planejador de eventos. Uma carreira de alto risco?

Um grupo de experientes organizadores de eventos, reunidos no Colóquio IPMARK, disse que o segredo é a vocação.

O popular portal americano de busca de emprego CareerCast publicou recentemente um ranking em que a profissão de organizador de eventos aparece como a quinta mais estressante, sendo o executivo de relações públicas a quarta. Na verdade, prazos de entrega, concorrência, demandas de um cliente cada vez mais informado, novas gerações que chegam mais treinadas, eventos imprevistos, interação com o público e até mudanças de última hora podem ser fatores que geram estresse. Os organizadores de eventos convocados pelo IPMARK em Barcelona coincidem com os de Madri, nos quais a vocação é um imperativo em sua profissão.

No IPMARK, reunimos, no Hesperia Presidente Hotel, em Barcelona, um grupo de experientes organizadores de eventos para descobrir se eles realmente acreditam que sua profissão é de alto risco. A reunião nos permitiu aprender mais sobre os meandros de sua profissão, o que acontece nos bastidores e, acima de tudo, quais as qualidades que o organizador de eventos “perfeito” deve possuir.

Participaram do Colóquio IPMARK: Carlos Morales, diretor associado da DICOM Eventos; Cira Viñuela, executiva sênior de contas do Swolfgroup Iberia; Joan Còdol, diretora da área de Eventos da Focus SA; Jordi Goenaga, diretor do BCD M&E Barcelona; Juan Gragera, diretor do departamento de eventos da Apple Tree Communications; Laura Eudal, chefe de operações da BCD M&E; Mª Carmen Viñuela, gerente de contas da CWT ME; Noelia Páez, gerente de contas principais da Eikonos; Raimond Torrents, CEO da Torrents & Friends SL; e Alberto Boillos, coordenador de marketing e executivo de vendas da Hesperia.

Joan Còdol (Focus SA), Cira Viñuela (Swolfgroup Iberia), Juan Gragera (Apple Tree Communications), Raimond Torrents (Torrents & Friends SL) y Alberto Boillos (Hesperia)

Praticamente todos concordaram que sua profissão não é monótona nem descontraída, mas também não é uma profissão de alto risco. “O estresse é algo com o qual se convive em muitas profissões, depende apenas de como cada um o gerencia. Aqueles de nós que são dedicados a isso há muitos anos é porque amamos essa profissão como ela é ”, resumiu Juan Gragera falando por todos.

De fato, para ser um organizador de eventos, como observou Carlos Morales, “é preciso saber conviver com o estresse, com muitos momentos, pessoas e situações tóxicas, mas os profissionais devem saber fazer um exercício de mildfullness (atenção plena). Em 20 anos de profissão, vi muitas pessoas caírem na estrada, e é precisamente aquela que não aguentou a pressão, o estresse, o ritmo frenético, a não conciliação familiar...”.

Laura Eudal, do BCD M&E, lembrou que é uma profissão com alto índice de baixas por estresse, por isso é essencial “ter vocação. Somos viciados em riscos, emoções e estresse positivo, o que nos excita”. Raimond Torrents, CEO da Torrents & Friends, acrescentou que “devemos assumir que a nossa não é uma profissão normal. Trabalhamos com um nível de pressão que a maioria não tem. Além disso, é uma profissão muito atraente do lado de fora, é por isso que muitos se inscrevem, mas requer muita vocação; é uma profissão que prejudica a saúde se não houver vocação. Em resumo, contra o estresse, a vocação”.

Os participantes do Colóquio IPMARK realmente fizeram um raio-x do bem e do mal de sua profissão, mas também descreveram as qualidades que uma pessoa que deseja dedicar-se à sua profissão deve ter, características que Goenaga resumiu: “temperamento, paciência, empatia, curiosidade, paixão, controle emocional e sensibilidade”. Mª Carmen Viñuela, da CWT, acrescentou outros aspectos: “flexibilidade, gestão do tempo, vocação, criatividade, trabalho em equipe, saber delegar, saber dar tratamento pessoal, aprendizado constante e capacidade de realizar tarefas múltiplas”. Eles também enfatizaram a necessidade de "saber ser respeitado pelo cliente". "É importante que eles vejam você como um parceiro", acrescentou Cira Viñuela, "porque dessa forma você tira mais proveito do relacionamento entre organizador e cliente".

Além disso, como enfatizou Joan Còdol, “as novas gerações vêm mais formadas, mas muitas não têm a vocação necessária e não são ensinadas a lidar com o estresse e as emoções, então eles vão cair na estrada. Mas em 10 ou 20 anos, quando essa geração bem treinada também tiver a experiência, será imbatível”.

Isabel Acevedo - IPMARK


Fonte: assessoria