Canais
EVENTOS
publicado em 14 de abril de 2013 - 23h53

Profissional de Eventos ganha data comemorativa

Dia 30 de abril torna-se comemoração oficial a partir deste ano.

Da Redação

Indústria de Eventos já movimenta mais de R$ 50 bilhões anuais no Brasil e setor continua em ascensão

A indústria de eventos passa a comemorar oficialmente o dia 30 de abril como o Dia do Profissional de Eventos em São Paulo. Por intermédio da Deputada Célia Leão (PSDB) e com o apoio da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, ABEOC – Associação Brasileira das Empresas de Eventos e outras 13 entidades que compõem o Fórum do Setor de Eventos do Brasil, encaminhou projeto de lei, já em andamento na Assembleia Legislativa, que institui a data “para homenagear os profissionais que dedicam sua vida ao setor de eventos no Estado de São Paulo, trabalho que preza a identidade do Estado como gerador de negócios, criando e desenvolvendo a qualidade da produção como polo gerador de eventos e dos profissionais paulistas do segmento, fazendo com que a realização de eventos atraia ao Estado participantes e visitantes dos demais estados brasileiros e do mundo.”

O dia 30 de abril foi escolhido por ser a data de aniversário do precursor e responsável pela iniciativa de realização dos grandes eventos no Brasil, Caio de Alcantara Machado. “Quando pensamos nesta data, foi para homenagear todos os trabalhadores envolvidos em um evento, desde o porteiro, recepcionista, segurança etc, até os organizadores e empresários do setor, ou seja, todo aquele que trabalha de alguma forma na realização de um evento. Acreditamos que seja o momento de reconhecer o profissional indistintamente”, afirma a Acadêmica e conselheira da AMPRO, Elza Tsumori.

Caio de Alcantara Machado O dia 30 de abril foi escolhido por ser a data de aniversário do precursor e responsável pela iniciativa de realização dos grandes eventos no Brasil, Caio de Alcantara Machado
“O profissional de eventos pode estar no cliente, no hotel, no centro de convenções, nas feiras, em associações, em escolas, na empresa de eventos, em sua própria empresa ou como pessoa física, de várias formações, ou seja, o segmento abrange uma quantidade muito grande de profissionais no Brasil. E o país precisa reconhecer o trabalho desse profissional. O organizador de eventos é quem centraliza toda a cadeia produtiva na contratação do local, da mão de obra, do transporte, do receptivo, do hotel, do Buffet, da montagem, da equipe técnica, da segurança etc. São 52 áreas de atividades que ele coordena e supervisiona para um evento.”, observa Roosevelt Haman, Acadêmico da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, VP de Relações Institucionais da ABEOC e diretor da R.Hamam Eventos, que idealizou a criação da data comemorativa.

Para Sergio Junqueira Arantes, Acadêmico e diretor da Eventos Expo Editora, é possível que esta seja a categoria mais ampla que temos no país. “É extremamente abrangente e ainda não é regulamentada. Interessante também observar a importância cada vez mais crescente que o setor passa a ter para a mídia brasileira de forma geral. Boa parte do faturamento dos grandes veículos e mesmo os especializados vem da realização de eventos próprios. Ou seja, dentro desses veículos também há profissionais de eventos”, acrescenta.

A indústria de eventos já representa mais de 3% do PIB nacional, com movimentação superior a R$ 50 bilhões por ano e o setor continua em ascensão. De acordo com estudo que acaba de ser divulgado pela Eventos Expo Editora, a maioria das empresas de eventos (74,6%) aumentou seus investimentos em 2012 e 67% delas confirmou que pretendem investir mais ainda em 2013. Para 65% das empresas entrevistadas houve aumento no faturamento em relação a 2011, sendo que 56% indicaram crescimento superior a 6%. Para 76%, 2013 deve se manter com bons resultados, com crescimento acima de 6%. O aumento de empregos gerados no setor também foi apontado por 54,9% das empresas.

Academia Brasileira de Eventos e Turismo

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro 2006 como Academia Brasileira de Eventos. Iniciativa inédita no país, surgiu da necessidade de nutrir o segmento com pesquisas e dados capazes de prever conjunturas, amparar crises e nortear ações no que se refere às tendências mundiais dos segmentos de turismo e eventos e suas reflexões no Brasil. Tem como objetivo principal trazer, por meio de ações inéditas e programadas, a integração de esforços para a implementação do setor a nível nacional e internacional.

Composta atualmente por 35 acadêmicos efetivos e perpétuos, à semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, tem seu quadro constituído por profissionais notórios dos segmentos de marketing promocional, turismo de negócios, promoção comercial, transporte aéreo, hotelaria e outros. Entre suas principais ações, em 2011 instituiu o Dia do Profissional de Eventos, comemorado em 30 de abril.

Entre alguns dos nomes que já fazem parte da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, estão Anita Pires (Presidente ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos), Armando Campos Mello (presidente da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras), Carlos Alberto Julio (Tecnisa), Chieko Aoki (Blue Three Hotels), Eduardo Sanovicz (Associação Brasileira das Empresas Aéreas e ex-presidente da Embratur), Eraldo Cruz (Secretario Geral da CNC), Elza Tsumori (Casa Barcelona e Conselho AMPRO – Associação de Marketing Promocional), Gerard Jean (Presidente Riocentro e Riotur, Secretário de Turismo do RJ), Guilherme Paulus (CVC), João De Simoni (conferencista, fundador da AMPRO – Associação de Marketing Promocional), José Wagner Ferreira (consultor, Ex-VP da TAM e ex-presidente da Webjet), Milton Zuanazi (SBTUR, ex-ANAC e Ministério do Turismo), Roland de Bonadona (CEO Accor), Sergio Junqueira Arantes (Diretor da Eventos Expo Editora, Revista Eventos e Premio Caio) e Sergio Pasqualin (Diretor Expo Center Norte).

Veja também:

06/05/2021
Connection Top Performer promove estratégias de marketing e vendas ao setor do turismo no primeiro dia de imersão
Programação continua nesta sexta-feira com palestras, workshops de destinos e mentorias com especialistas no Hotel Master Gramado
06/05/2021
Gramado Summit gera centenas de empregos indiretos
Conferência de inovação dá início à retomada do setor de eventos
05/05/2021
Connection Top Performer inicia nesta quinta-feira em Gramado
Primeiro evento presencial do turismo brasileiro em 2021 busca contribuir na transformação digital do setor
29/04/2021
Festuris Connection adota protocolos para realizar imersão em vendas com foco no setor do turismo
Evento reunirá grandes empresários e lideranças como palestrantes em programação nos dias 6 e 7 de maio, em Gramado
Newsletter
Receba as novidades