Salão do Automóvel de São Paulo deve ser adiado para 2021

Ausência de marcas importantes e dólar alto estimularam decisão.

A crise do Salão do Automóvel de São Paulo ganhou novos contornos. Desacordos com a organizadora em relação a custos, desistência de marcas importantes, como Chevrolet, Hyundai e Toyota, alta do dólar e até o coronavírus serviram de vetor para que fabricantes e a Reed Exhibitions, promotora do evento, decidissem adiar a mostra de novembro de 2020 para algum momento de 2021.

Segundo a revista especializada Quatro Rodas, em matéria publicada na quarta-feira (4), o adiamento será comunicado nesta sexta-feira (6) pela Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores).

Uma reunião entre diretores da Reed e representantes das fabricantes estava programada para acontecer na quarta-feira (4), para definir os detalhes do evento de 2021, cujo mês ainda não foi definido.

A decisão servirá como alternativa menos danosa a outras duas possibilidades consideradas mais catastróficas por todas as partes envolvidas. A primeira seria a realização de um salão esvaziado ainda este ano. Apenas VW, FCA, Renault e Nissan estão confirmadas, sendo que só a VW estaria verdadeiramente empenhada em sua realização, porque prepara a revelação mundial do projeto A0 SUV, que substituirá o Gol. A segunda seria o cancelamento definitivo do evento, com retorno somente em 2022.

Ainda de acordo com a matéria da revista Quatro Rodas, com a solução intermediária, a Reed terá tempo para convencer marcas desistentes a retomar a presença.

Além disso, a promotora estuda promover outro evento voltado a fãs automobilísticos na época e no local onde originalmente ocorreria o Salão de São Paulo 2020. Detalhes sobre como seria formatado esse segundo evento ainda não são conhecidos.

OUTRO LADO

O Portal EVENTOS procurou representantes da Reed Exhibitions, responsável pela organização do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, para confirmar ou desmentir a informação da revista Quatro Rodas. Procurado diretamente por nossa equipe, Leandro Lara, diretor do portfólio de mobilidade da Reed, afirmou que não iria comentar a matéria, nem confirmando e nem desmentindo a informação.

Fonte: Revista Quatro Rodas