Sportv e agência V3A realizam finais do WESG Latam, apresentadas por Oi e Governo do Estado do Rio de Janeiro

Globo, na sua frente de eSports e agência de live marketing V3A encerram a segunda edição do WESG Latam, uma das maiores competições multiplataforma de eSports do mundo. Projeto é apresentado por Oi e Governo do Estado do Rio de Janeiro e conta com os patrocínios de KitKat, Playstation, TNT, Spoleto, APC by Schneider Eletric e DT3

WESG
A comunidade gamer brasileira tem encontro virtual marcado no próximo fim de semana. Nos dias 06 e 07 de março, o Grupo Globo e a agência V3A realizarão as grandes finais do WESG Latam. O projeto apresentado por Oi e Governo do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores competições multiplataforma de eSports do mundo e, desde sua estreia, em janeiro, reuniu mais de 7 mil jogadores em mais de 170 horas de competição transmitidas ao vivo nas plataformas digitais. Agora, as grandes finais, realizadas no Rio de Janeiro, serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv 3, para todo o Brasil, e também pelos canais oficiais do torneio no YouTube e na Twitch, nos dois dias, entre 13h e 19h.

Considerado por muitos como os Jogos Olímpicos dos eSports, por reunir diversas modalidades e nacionalidades em uma mesma competição, a segunda edição do WESG Latam mobilizou legiões de jogadores e fãs de quatro importantes games do cenário esportivo. As competições de CS:GO, eFootball PES 2021, Dota2 e Starcraft 2 foram disputadas em categorias open, para jogadores profissionais e amadores, independente do gênero, disputando juntos e em igualdade. Para o CS:GO, além da categoria open, há também uma competição exclusiva para mulheres, incentivando o engajamento feminino no universo competitivo. Ao término das finais, o WESG Latam distribuirá R$ 250 mil em prêmios aos vencedores.

Victor Vocos Camargo, diretor executivo da V3A, fala sobre a importância da parceria com a Oi e com o Grupo Globo para a realização do WESG Latam. “O mercado já sabia que a audiência dos eSports vinha crescendo exponencialmente ultrapassando diversas modalidades de esportes tradicionais, mas foi nesse último ano que a ficha de fato caiu. São diversos segmentos e dezenas de marcas tentando se conectar a esse mundo, mas ainda sem saber exatamente como. Ter uma plataforma forte como o WESG, junto com a Globo, possibilita a criação de formatos ‘taylor made’ para todas as marcas, de diferentes segmentos que estão se conectando com o mundo gaming através do nosso projeto. O patrocínio de uma gigante como Oi comprova que o WESG, e todo o mercado de eSports, aponta para o futuro do entretenimento”, afirma o executivo.

“No próximo fim de semana encerraremos uma linda jornada. Foram dois meses de jogos intensos, com um alto nível competitivo. É muito gratificante proporcionar a meninos e meninas verem seus ídolos jogando a final e sonhando estar lá no futuro. O WESG Latam é, sem dúvida, o início do caminho de futuros heróis dos eSports”, aponta Dalmo Castello Filho, head do WESG Latam.

Com mais de 2 bilhões de pessoas, e movimentando 91 bilhões de dólares, indústria dos games é 6 vezes maior do que a da música

A realização da segunda edição do WESG Latam é reflexo do crescimento exponencial da indústria de games e esportes eletrônicos no mundo. Maior mercado da indústria do entretenimento, os games movimentaram 175 bilhões de dólares em 2020. O Brasil acompanha de perto esta tendência. O mercado em torno dos 88 milhões de gamers do país cresceu mais de 25%, chegando a marca de 2 bilhões de dólares. Globalmente, mais de 2,7 bilhões de pessoas são gamers em algum nível dos jogos casuais de celular até as grandes competições, segundo estudo da Newzoo, especializada neste mercado.

No entanto, o interesse crescente do público é medido não apenas pelo número de jogadores, mas também pela audiência nas mais diversas mídias. Atualmente, 24 milhões de brasileiros assistem competições de eSports, sendo mais de 10 milhões de forma constante. Com isto, o Brasil está atrás apenas da China e Estados Unidos em número absoluto de entusiastas de competições de esportes eletrônicos.

Muito além das competições online, o WESG Latam se firmou como uma nova plataforma de conteúdo sobre eSports no país. Seus canais nas redes sociais e plataformas de streaming, especialmente YouTube e Twitch, se transformaram em um hub de conteúdos sobre o universo gamer.

Nyvi Estephan, estrela da cena gamer, apresenta as finais do WESG Latam

Uma nova cena de influenciadores e formadores de opinião surgiu associada ao fenômeno dos eSports. Além dos pro players, streamers e produtores de conteúdo ganharam status de celebridades para os fãs do gênero. Uma delas é Nyvi Estephan, embaixadora e apresentadora do WESG Latam2021, que soma mais de 3,2 milhões de seguidores e inscritos nas redes sociais. Ela foi eleita a melhor apresentadora América Latina e 3ª melhor do mundo segundo o eSports Awards 2019 nos Estados Unidos. Além de ter realizado o lançamento do WESG Latam 2021 em primeira mão em suas redes sociais, a influencer será a apresentadora das finais.

Confira o calendário completo das finais do WESG Latam 2021:

Sábado - 06 / março

A primeira modalidade a decidir o título será PES 2021 com confronto entre GuiFera, campeão da priemeira edição do WESG Latam, e Thiago Avaré, os dois jogadores recém contratados pelo São Paulo eSports.

Em seguida, será a vez de conhecer quem leva a melhor na disputa pelo título em CS:GO feminino com confronto entre Furia, atual campeã da Grrrls League 2021 e MIBR, que voltou a formar uma line feminina para modalidade depois de dez anos.

Ainda no sábado, Kelazhur joga contra ErikWM pelo título de campeão de Starcraft II.

Domingo - 07 / março

O domingo será marcado pelas decisões das modalidades CS:GO misto e Dota 2. Em Counter-Strike: Global Offensive, a disputa pelo título será entre as equipes Paquetá Gaming, do jogador de futebol do Lyon Lucas Paquetá, e Sharks Esports. A final de Dota 2 será entre SG Esports, atual campeã da Copa do Brasil de Dota 2 e Crewmattes, campeã sul-americana da Epulze Global Liga do ano passado.

Destaques da grande final

O destaque de cada modalidade receberá o prêmio Break the Game, promovido pela marca de chocolate Kit Kat, patrocinadora oficial do WESG LATAM. A Oi, que apresenta o torneio, também irá participar da grande final e elegerá o MVP, o jogador mais valioso de todas as modalidades. A Oi também fará conteúdos exclusivos com os jogadores em suas redes sociais, além de apresentar a cobertura dos bastidores do WESG Latam comandada pelo Influenciador Bruno PlayHard.

“A Oi, como uma empresa de tecnologia e conexão, tem cada vez mais relevância no cenário gamer. Aliás, o game é uma plataforma com conexão genuína com nosso negócio, porque alia nossa estratégia de marca com o produto Oi Fibra, que oferece exatamente o que os clientes que consomem games mais precisam, estabilidade e internet de alta qualidade e baixa latência. Cada vez mais acreditamos no potencial do game como indústria e como agente de transformação da sociedade e o patrocínio ao WESG Latam faz parte da nossa estratégia de ajudar a popularizar ainda mais o cenário gamer”, afirma Lívia Marquez, diretora de Comunicação e Mídia da Oi.

Protocolos de segurança

Todas as medidas para garantir a saúde e segurança dos participantes e espectadores serão cumpridas, bem como testagem de jogadores, produção e organizadores, medição de temperatura de funcionários, incentivo ao distanciamento social, bem como obrigatoriedade do uso de máscaras faciais. Superfícies de contato frequente serão higienizadas constantemente e haverá dispensers com álcool em gel em regiões estratégicas.

WESG LATAM

Etapa regional do World Eletronic Sports Games, o WESG Latam acontece em 34 países da América Latina. O torneio contou com mais de seis mil inscritos de toda a região.

Dividido em América Latina Norte, América Latina Sul e Brasil, competição é apresentada pela Oi e pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro e conta com o patrocínio da KitKat e TNT, apoio de Playstation, Spoleto, APC by Schneider Electric e DT3 e é realizada pela agência V3A e pelo canal Sportv.

Serviço:

Finais brasileiras do WESG LATAM
Datas: 06 e 07 de março
Sábado das 13h às 19h.
Domingo das 13h às 19h

Transmissões ao vivo no canal Sportv 3 (consulte sua operadora)
Site oficial: https://www.wesglatam.com
Youtube: http://youtube.com/wesglatam
Instagram: https://www.instagram.com/wesglatam/
Facebook: https://www.facebook.com/wesglatam/
Twitter: https://twitter.com/wesglatam
http://twitch.tv/wesg_latam_br (para assistir todas as transmissões em português)
http://twitch.tv/wesg_latam_es (para assistir todas as transmissões em espanhol)