Circuito de Atividades de Inauguração do Senac Pindamonhangaba

Serão palestras, oficinas, atendimentos e exposições gratuitos para a população.

O Senac São Paulo promove, de 21 de fevereiro a 30 de abril, um circuito de atividades para celebrar a inauguração da nova unidade em Pindamonhangaba.

São palestras, oficinas, atendimentos e exposições gratuitos para a população, englobando temas das áreas de design e arquitetura, gestão e negócios, moda, saúde e bem-estar e tecnologia da informação.

A programação promove oportunidades para o público conhecer e atualizar-se a respeito dos mais vários temas, tais como: maquiagem artística, envelhecimento saudável, orçamento pessoal, decoração prática e customização de camisetas e bijuterias.

Saiba mais sobre o Senac Pindamonhangaba.

SERVIÇO

Senac Pindamonhangaba
Rua Suíça, 1255 - Santana
Pindamonhangaba - SP
E-mail: pindamonhangaba@sp.senac.br
Telefone: 4090-1030 capitais e regiões metropolitanas 0800 883 2000 para as demais regiões.
Data e Horário
21/02/2018 até 30/04/2018
Participação gratuita

Cadastre-se aqui.

Programação

Palestra: A Moda ao seu Alcance
21/2/2018 das 19h30 às 21h
Preço: Participação gratuita.
Ação convida para uma caminhada pela história da moda dos anos 1920 aos 1990, fazendo imersão e criando um paralelo entre moda e figuras precursoras de movimentos sociais e culturais. Nesse percurso, serão destacados designers do século 21 que trazem à passarela discursos políticos para reforçar e reivindicar o empoderamento feminino na sociedade contemporânea. E por fim, o público participa de um bate-papo sobre Franca Sozzani que mostra de que forma a Vogue Itália trabalhava temas sociais e políticos em seus editoriais.
Palestrante: Felipe Costa Sousa
Formado em Moda - Estilismo Industrial, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com especialização em Comunicação Escrita, pela FAAP e pós-graduado em Comunicação e Cultura de Moda, pela Belas Artes de SP. Stylist com mais de 5 anos de experiência em criação de imagem de moda para e-commerce, campanhas publicitárias, mídias sociais e pesquisa de tendências.

Palestra: Novos Formatos - a moda em evolução
24/2/2018 das 10h às 11h30
Preço: Participação gratuita.
Todo mundo tem acesso à informação de que o mundo mudou, mas, o que mudou de fato? O jeito de produzir, de comercializar e de consumir passa por transformações significativas, mas já tem muita gente boa falando sobre isso tudo . O papo aqui será sobre a mudança de modelos mentais e paradigmas criados em cima do conceito e imagem de moda. O que é, como aprendemos, como percebemos e como concebemos moda. Não vamos fazer um talk, vamos trocar ideias e construir juntos novas conexões mentais sobre moda expressão e ferramenta de transformação.
Nathalia Anjos - produtora de experiências. Fundadora da Voice 176, coordenadora de conteúdo do Senac Moda Informação, já produziu eventos de moda e cultura em diversos países, trabalhou na área comercial e com exportação de moda praia para Adriana Degreas, Cecilia Prado e Cyann. Pós-graduada em História, Sociedade e Cultura, sua pesquisa é sobre neurociência e moda.

Oficina: Maquiagem Artística
1/3/2018 das 19h30 às 21h
Preço: Participação gratuita.
Aprenda algumas técnicas para realizar pinturas artísticas (faciais) criando caracterizações expressivas e personagens, utilizando técnicas de pintura aliadas ao manejo adequado do pincel e outras ferramentas. Janaina de Fatima Meireles - É atriz e clown desde 2003. Atuou em diversos espetáculos pelas cias teatrais: cia Pic e Nic, Artheúmus, Os Pândegos, Cia Sopa de Comédia entre outras.Exerce também as funções de maquiadora e docente de caracterização teatral.

Palestra: Orçamento Pessoal - dicas para sair do vermelho
2/3/2018 das 17h30 às 19h
Preço: Participação gratuita.
Planejamento financeiro é fundamental para colocar as contas em dia e se manter estável economicamente. Contudo, para muitas pessoas, o desafio é saber por onde começar esse processo.Práticas como anotar os gastos mínimos diariamente, diminuir os custos e ter uma meta para equilibrar as finanças fazem toda diferença. Com ênfase na contabilidade, a ação abordará os aspectos tributários e econômicos que ajudam a colocar o orçamento doméstico em ordem. O objetivo é mostrar aos participantes a importância de buscar conhecimentos sobre o assunto e de se capacitar para atender às próprias demandas.Celso Félix - bacharel em Administração de Empresas, pós-graduado em Controladoria. Professor universitário e técnico nas áreas financeira, orçamentária, controladoria, custos, fiscal/tributária e logística. Atuação gerencial nas áreas administrativa, financeira, contábil, gestão de pessoas e operacional.

Apresentação: Tupiniquim - 100 anos de samba
3/3/2018 das 10h às 11h30
Preço: Participação gratuita.
De caráter histórico cultural e musical, o projeto tem como objetivo narrar a história do samba em um show com os clássicos do gênero, relatos sobre os acontecimentos da época e a evolução deste estilo musical tupiniquim. A apresentação traz em seu enredo 90 minutos com todos os tipos de samba, suas histórias e curiosidades, desde o surgimento (1916) até os dias atuais.
Integrantes:
Li Oliveira - Voz
Guto Almeida- Violão
Bruno Henrique - Teclado
Maurício Folter - Percussão

Oficina: Automaquiagem

5/3/2018 das 19h30 às 21h
Preço: Participação gratuita.
Oficina para se automaquiar, utilizando produtos, técnicas e procedimentos que valorizem o formato e os traços do rosto e a saúde da pele, adequando a maquiagem ao local e à ocasião social.Não é necessário trazer nenhum material.Michelle Taborda - Bacharelada e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP), integra o grupo de pesquisa para Formação à Docência (PIBID-Capes). Dedica-se, nos últimos anos, a trabalhos de orientação em maquiagem social, cênica e artística para atores, bailarinos e profissionais da beleza. Sua trajetória profissional também contempla trabalhos para escolas de samba, desfiles, cinema, books, feiras e eventos.

Oficina: Automaquiagem

10/3/2018 das 10h às 11h30
Preço: Participação gratuita.
Oficina para se automaquiar, utilizando produtos, técnicas e procedimentos que valorizem o formato e os traços do rosto e a saúde da pele, adequando a maquiagem ao local e à ocasião social.

Palestra: Estratégias para Iniciar um Negócio como Microempreendedor Individual
13/3/2018 das 19h30 às 21h
Preço: Participação gratuita.
A proposta da atividade é apresentar os procedimentos necessários para a formalização de um negócio como MEI e os benefícios oferecidos pelo programa, tais como registro de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para facilitar abertura de conta bancária e acesso aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de noções de planejamento financeiro.
Fernando de Almeida Mesquita - administrador e especialista em gerenciamento de projetos, atuou por mais de 10 anos como gestor financeiro de empresas, é docente de Gestão de Negócios do Senac desde 2012.

Apresentação Cultural: Envelhecimento Saudável
17/3/2018 das 10h às 11h
Preço: Participação gratuita.
Misturando música e teatro de forma cômica, o espetáculo teatral "Velho, eu?" conta a trajetória de quatro idosos que caíram no marasmo da vida de aposentado, reclamando do salário, da política, do futebol e falando de doenças. Até que o neto de um deles leva os instrumento musicais para a casa do avô, então, os quatro amigos resolvem aprender a tocar estes instrumentos até realizarem um sonho de juventude, formar uma banda. O espetáculo traz como objetivo o incentivo à terceira idade de conhecer e realizar coisas que nunca fizeram, assim, mostrando a importância continuar exercitando a mente e realizando novos planos na vida para se ter uma velhice saudável.
Rafael Gomes - Ator
Maurício Folter - Músico
Caroline Oliveira - Direção
Natalia Oliveira - Produção

Oficina: Automaquiagem
19/3/2018 das 17h30 às 19h
Preço: Participação gratuita.
Oficina para se automaquiar, utilizando produtos, técnicas e procedimentos que valorizem o formato e os traços do rosto e a saúde da pele, adequando a maquiagem ao local e à ocasião social.
Marisa Rodrigues Santana - Graduada na área da estética e cosmética. Pós-graduada na área de licenciatura pela Fatec e pós-graduada na área de docência no ensino superior pelo Senac. Formada nas áreas de Designer de sobrancelha, depilação e maquiagem pelo Instituto Embelezze.

Palestra: Nova Era da Moda

21/3/2018 das 19h30 às 21h30
Preço: Participação gratuita.
A morte da moda já está anunciada. Pelo menos a moda que conhecíamos. Estamos bem no meio de uma mudança de Eras, que desperta (e demanda) o desejo de mudanças profundas. Onde o jeito que criamos, produzimos, comunicamos e vendemos roupas, vai ter muito pouco sentido. Na moda, este será um período de novas perguntas. De resgate da liberdade de ser e de criar, para que possam surgir marcas e profissionais autênticos (de verdade), que entendam a moda além das roupas, além do consumismo. Diante desta nova Era, o (novo) profissional que ela demanda terá a responsabilidade de (re)significar a moda. Neste encontro veremos quais as transformações serão necessárias, para esta grande virada.
André Carvalhal - graduado em Publicidade e Jornalismo, pós-graduado em Marketing Digital e especialista em Design para Sustentabilidade. Professor de cursos de extensão e pós-graduação em Marketing e Branding de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Fundação Getulio Vargas (FGV) e no Istituto Europeo di Design (IED), na Perestroika, no Instituto Rio Moda.

Oficina: Visagismo
24/3/2018 das 10h às 11h30
Preço: Participação gratuita.
Noções de harmonização da imagem pessoal, considerando os temperamentos e a linguagem visual.
Antonio Flavio de Rezende - 24 anos na área de salão, cabelo, tratamentos e estética. Especialização em Medicina Chinesa, Acupuntura Estética e Psicossomática pela Facis / USP. Curso de Visagismo em Arte e Especialização em Cores.

Palestra: Decoração Prática
26/3/2018 das 19h às 22h
Preço: Participação gratuita.
A proposta é apresentar dicas e informações para ampliar os conhecimentos básicos sobre decoração de ambientes residenciais, utilizando a tecnologia na resolução de problemas.
Mirelle Alves - Formação Técnica em Edificações, Graduação em Arquitetura e Urbanismo, ouvinte Mestrado FAU – USP. Arquiteta proprietária de escritório de arquitetura, interiores e gerenciamento de obra.

Exposição:Mário Queiroz - 20 anos de ruptura na moda masculina
3/4/2018 até 4/5/2018 das 8h às 20h
Preço: Visitação gratuita.
Rompendo com os padrões do homem em relação à moda no século 20, Mário Queiroz inovou nos materiais, formas e combinações de cores. Em duas décadas de atuação, os projetos do especialista em moda masculina somam suas experiências em alfaiataria e streetwear e revelam a proposta autoral e contemporânea.
Para apresentar trabalhos que marcaram a carreira do estilista, 20 looks foram doados por Mario Queiroz e compõe o projeto Acervo de Moda Senac que criará um acervo historiográfico para pesquisa de professores e alunos e promoverá intercâmbios com museus. A iniciativa prevê também a realização de exposições com as peças concedidas por marcas e estilistas renomados, abordando diferentes recortes históricos, aspectos técnicos e identidade criativa, para possibilitar o estudo da moda como fenômeno sociocultural.

Palestra: Orçamento Pessoal - dicas para sair do vermelho
4/4/2018 das 19h30 às 21h
Preço: Participação gratuita.
Planejamento financeiro é fundamental para colocar as contas em dia e se manter estável economicamente. Contudo, para muitas pessoas, o desafio é saber por onde começar esse processo.
Práticas como anotar os gastos mínimos diariamente, diminuir os custos e ter uma meta para equilibrar as finanças fazem toda diferença. Com ênfase na contabilidade, a ação abordará os aspectos tributários e econômicos que ajudam a colocar o orçamento doméstico em ordem. O objetivo é mostrar aos participantes a importância de buscar conhecimentos sobre o assunto e de se capacitar para atender às próprias demandas.
Celso Félix - bacharel em Administração de Empresas, pós-graduado em Controladoria. Professor universitário e técnico nas áreas financeira, orçamentária, controladoria, custos, fiscal/tributária e logística. Atuação gerencial nas áreas administrativa, financeira, contábil, gestão de pessoas e operacional.

Atendimento: Quick Massage
5/4/2018 das 19h às 22h
Preço: Participação gratuita.
Cada atendimento será realizado em 15 minutos, totalizando 18 atendimentos.
O procedimento só pode ser realizado em maiores de 18 anos.

Workshop: Vestindo com Papel
104/2018 das 9h às 12h
Preço: Participação gratuita.
A proposta é desenvolver o senso criativo dos participantes por meio da da moulage, feita com diferentes papéis como jornal, papel de seda, papel para embrulhar presente e papel crepom, buscando novos volumes e texturas. Para o desenvolvimento das peças em papel o docente dará as orientações, de maneira simplificada, para a escolha do tema e processo criativo. Os participantes trabalharão em duplas para desenvolver peças em papel, a partir de referências apresentadas pelas docentes. As peças serão expostas posteriormente.
Alexandra Fernandes Pereira - formada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac, possui 10 anos de experiência com criação e desenvolvimento de produtos, pesquisa de tendências, compra de matérias-primas e aviamentos, atendimento a fornecedores, provas-de-roupa, produção de fotos, catálogos e desfiles. Ministrou aulas de Planejamento e Desenvolvimento de Produtos no curso técnico de Estilismo e Coordenação de Moda, no curso livre de Gestão e Desenvolvimento de Produto de Moda e no curso de Costureiro, todas no Senac.
Ariane Farrapo - formada em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, pós graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac.
Ana Cristina - graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina e pós-graduada em Gestão de Produção em Negócios da Moda pelo Senai.

Exposição: Vestindo com Papel
11/4/2018 até 27/4/2018 das 8h às 20h
Preço: Visitação gratuita.
Exposição dos trabalhos desenvolvidos no workshop Vestindo com Papel, que, por meio da da moulage feita com diferentes papéis, desenvolveu peças de roupas a partir de referências apresentadas pelas docentes.

Palestra: Coaching - diferencial para o sucesso profissional e pessoal
27/4/2018 das 19h às 22h
Preço: Participação gratuita.
Conquistar sucesso na carreira, melhorar o relacionamento familiar ou emagrecer. Os objetivos são diferentes, mas o processo para conquistar cada uma delas pode ser o mesmo: o coaching. A metodologia, focada na ação e na solução, apoia o cliente (chamada de coachee) a fazer reflexões para o autoconhecimento buscando desenvolver habilidades e atingir uma meta ou um sonho. Apresentar esse conceito é o objetivo da atividade.
Valdivia Barboza de Oliveira - formação em psicologia, pós-graduação em Administração de RH pela e em Marketing Estratégico, Life and Professional Coach pela Academia Latino Americana de Coach, mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental.

Oficina: Customização de Camiseta - camiseta ou não? Eis a questão!
23/0/2018 das 19h às 22h
Preço: Participação gratuita.
Transformar uma camiseta básica em uma peça única, utilizando como técnicas o estencil, recortes com tesoura, efeito “podrinho”, aplicações através de costura a mão e termocolantes, nós e torções, e também interferir na modelagem e transformar a camiseta em outra peça como, por exemplo, um vestido. Formato: os participantes produzirão peças a partir de técnicas de customização usando como base uma camiseta branca.Materiais: O participante deverá levar uma camiseta branca para customização.Silvia Helena Reis Moreira - publicitária, designer de moda e decoração, professora de artes manuais e sócia da empresa Arte & Conceito Projetos e Consultoria. Desenvolveu trabalhos para: JR Duran, Bob Wolfenson, Galeria Collectors, Sesc, Senac, revista Trip entre outros.

Workshop: Criação e Confecção de Bijuterias

25/4/2018 das 19h às 22h
Preço: Participação gratuita.
Aprenda a criar e confeccionar peças de bijuterias utilizando técnicas e materiais diversificados.
Silvia Helena Reis Moreira - publicitária, designer de moda e decoração, professora de artes manuais e sócia da empresa Arte & Conceito Projetos e Consultoria. Desenvolveu trabalhos para: JR Duran, Bob Wolfenson, Galeria Collectors, Sesc, Senac, revista Trip entre outros.

Palestra: Cenografia para Lojas
12/4/2018 das 19h às 22h
Preço: Participação gratuita.
Apresentação de dicas e informações para decorações e ambientações de lojas, vitrine e suportes expositivos. Dicas de iluminação e montagem de cenários para lojas.Mirelle Alves - formação técnica em Edificações, graduação em Arquitetura e Urbanismo, ouvinte mestrado FAU – USP. Arquiteta proprietária de escritório de arquitetura, interiores e gerenciamento de obra.
Fonte: Assessoria