Curso para sommeliers inicia dia 10 em Garibaldi, RS

35 alunos de várias vinícolas e empresas da região participarão da iniciativa do Pronatec.



Um curso para formar sommeliers terá sua aula inaugural no dia 10 de setembro, na Vinícola Courmayer de Garibaldi (às 18h na av. Garibaldina, 32), com presença de secretária do Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira. A ação é organizada pelo Pronatec Copa na Empresa, programa coordenado pela SETUR/RS para qualificação de profissionais do turismo. No mesmo dia a secretária também participa em Gramado no Villa Bella Hotel Conceito (às 10h na rua Villa Bella, 125) da formatura de uma turma do curso Espanhol Básico, igualmente ministrado pelo Pronatec.

Sommelier é um profissional especializado no conhecimento de vinhos (cervejas ou outros tipos de bebidas) e assuntos relacionados a esse serviço, incluindo compra, armazenamento e rotação de adegas, bem como elaboração de cartas de vinho em restaurantes. Os 35 alunos que assistem à aula inaugural na Vinícola Courmayer provêm da própria empresa e também de Peterlongo, Chandon, Vinícola Garibaldi, Domno, Vinícola Battistello, Osteria Della Colombina, Mamma Gemma, Hotel Villa Michelon, La Cantina e Milantino, entre outras. A secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, também prestigiará a aula inaugural do curso.

Pronatec Copa na Empresa

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é destinado à qualificação de profissionais do setor de turismo, e segue demandas apresentadas por empregadores ou instituições e sindicatos do setor. As aulas poderão acontecer no próprio local de trabalho, na frequência e nos horários mais convenientes às empresas ou instituições. São oferecidos 44 cursos profissionalizantes, gratuitos e presenciais. O programa também disponibiliza capacitação nos idiomas inglês, espanhol, francês e libras (língua brasileira de sinais) para os profissionais que terão contato direto com turistas.

Empresários interessados no Estado devem entrar em contato com a SETUR/RS para propor turmas de seus funcionários a serem qualificados. Esses funcionários deverão ter vínculo empregatício formal ou temporário com a empresa, sendo vedada a matrícula de pessoas que não estejam trabalhando no setor, além de servidores públicos federais, estaduais e municipais ou jovens com idade inferior a 18 anos.


Fonte: Setur RS