12ª Rodada: Sondagem de Confiança e Expectativa ADVB/FIPE

Um tipo de pesquisa, que devido à caracterização da amostra denomina-se sondagem, é o trabalho conduzido trimestralmente pela ADVB-SP, com apoio técnico da FIPE. Busca acompanhar a opinião de ocupantes de cargos de vendas e marketing, no que tange à evolução recente da economia brasileira, e perspectivas futuras, junto a setores em que atuam e das empresas em que trabalham.

A sondagem inclui um levantamento das expectativas de dirigentes e ocupantes de cargos das áreas citadas quanto ao desempenho das vendas e da verba à disposição para ações de marketing no futuro próximo.

Amostra abrange profissionais ativos nas áreas de vendas e marketing, dirigentes e ocupantes de cargos de relevo em suas empresas e instituições. A 12ª rodada da sondagem, referente ao 4º trimestre de 2020, coletou 344 respostas entre dezembro e janeiro passados.

A despeito das dificuldades ainda explícitas da economia brasileira, a Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil ADVB/FIPE, revela avanços na taxa de otimismo. Quando comparada com a economia brasileira, todos os respondentes avaliam com maior confiança e expectativa o desempenho de suas empresas e respectivos setores. Ou seja: os entrevistados acreditam mais nos concorrentes e em suas próprias empresas do que na economia brasileira”, analisa o presidente da ADVB-SP, Aristides Cury.

O dirigente lembra que a maior parte dos respondentes projeta crescimento tanto no valor das vendas quanto na verba disponível para ações de marketing no decorrer dos próximos 12 meses. “A esperança decorrente da vacinação no país, vem fortalecer a confiança e a expectativa de que a retomada e o deslanche já são visíveis no horizonte. Isso deverá ser confirmado nos resultados do primeiro trimestre de 2021”, acrescenta Cury.

Nuvens de palavras

Imagens em alta resolução, no modelo "nuvem de palavras", consideram a frequência em que as palavras aparecem no histórico completo da sondagem, iniciada em 2018; na sondagem do quarto trimestre de 2019 e no quarto trimestre de 2020, retratam diferentes “sentimentos”, presentes no discurso dos respondentes.

Fica evidente a popularidade do termo "vacina" na última pesquisa, destacada entre os até 140 caracteres disponíveis para o registro de respostas abertas ao seguinte enunciado: Defina, em poucas palavras, o seu sentimento sobre a evolução dos negócios ou das condições de mercado no longo prazo.

Excluídos artigos, preposições e verbos cuja frequência não fornecem valor analítico à composição da nuvem, salva algumas exceções de valor diminuto, quanto maior o tamanho da fonte da palavra, maior é a frequência de menção do termo em relação às demais palavras no corpo de texto.

Ainda que sem representatividade estatística, que caracteriza o viés técnico e rigor metodológico da FIPE, a tabulação sugere o que pensar. “Não resta dúvida que a vacina ganha relevância a partir do quarto trimestre de 2020, no contexto da pandemia, ampliando a frequência de palavras de otimismo e melhora das expectativas em meio a palavras como mercado, economia, acredito e oportunidades”, conclui presidente da ADVB-SP.

Fonte: Assessoria