ABIH-SP promove o primeiro de uma série de encontros regionais

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) realizou ontem, 4 de outubro de 2021, no Royal Palm Plaza, em Campinas, o primeiro de uma série de encontros regionais.
Da esquerda para direita: Pedro Cypriano, Sócio Hotelinvest; Eros Vizel, diretor de Turismo da Setur de Campinas; Alexandra Caprioli, Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Campinas; Antônio Dias, vice-presidente da ABIH-SP e anfitrião do evento; Vanderlei Costa e Silva, president do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau e do Comtur Campinas e Ricardo Andres Roman Jr, presidente da ABIH-SP.

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) realizou ontem, 4 de outubro de 2021, no Royal Palm Plaza, em Campinas, o primeiro de uma série de encontros regionais. Iniciativa contou com apoio do empreendimento, sob a direção de Antônio Dias, vice-presidente da entidade; do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (Visite Campinas) e do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

O objetivo é identificar quais são as principais dores dos associados e encontrar soluções que atendam sob medida distintas realidades”, afirma Ricardo Andres Roman Jr., presidente da ABIH-SP.

Em Campinas e Região, onde prevalece a oferta hoteleira direcionada ao mercado de viagens e eventos corporativos, duas questões-chave mobilizaram a presença de diretores, gerentes gerais, equipes comerciais e revenue managers. “Como sobreviver com deflação das diárias médias e com inflação de todos insumos? Qual será a recuperação das taxas de ocupação?

A união das entidades e o trabalho conjunto desenvolvido asseguraram o REFIS 2021, com a conquista de parcela mínima de 150 UFIC para 10 UFIC pessoa física e 20 UFIC pessoa jurídica, assim como a obtenção de avanços na Lei de Eventos, após três anos de luta.

Após atualização sobre a Lei de Eventos e outros trabalhos da prefeitura de Campinas para estimular o setor, sob a condução da secretária Alexandra Caprioli, palestra proferida por Pedro Cypriano, da HotelInvest, seguido por Antônio Dias, vice-presidente da ABIH-SP, apontaram dados representativos que evidenciam os desafios a serem superados pela hotelaria na região em 2022.

De acordo com a série histórica, a taxa média anual de ocupação em Campinas, antes da pandemia, era de apenas 55%, devido à oferta superdimensionada existente desde 2018 (total de 8 mil apartamentos: o dobro em relação à oferta disponível em 2013).

Como constatado em outros destinos, que vivenciaram cenários semelhantes anteriormente (Belo Horizonte, em 2014 e Rio de Janeiro, em 2016, por exemplo), o valor da tarifa média não é o fator determinante para atrair demanda.

Conscientes, investidores e gestores hoteleiros participantes deliberaram criar parâmetros tarifários adequados às características singulares dos hotéis sediados em Barão Geral, Cambuí, Zona Hospitalar entre outras localidades homogêneas na região, com firme propósito de assegurar sustentabilidade econômica.

Nos próximos dias 4 e 17 de novembro, a ABIH-SP realizará outros dois encontros regionais, em Caraguatatuba (Litoral Norte) e Socorro (Circuito das Águas). No dia 7 de dezembro, na capital do estado, o Sheraton São Paulo WTC Hotel será palco para o encontro de todos os hoteleiros do Estado de São Paulo, sob a organização da empresa XPLATINA - Soluções Exponenciais para Eventos.

Encontro ABIH-SP realizado no Royal Palm Plaza em Campinas



Fonte: Assessoria