Canais
Entidades
publicado em 08 de junho de 2019 - 20h25

ALAGEV inova em Reunião Global das Comunidades e apresenta palestras no encontro

Mundo V.U.C.A, Personal Branding e Netweaving foram os temas abordados por Trícia Neves e Daniela Viek.

Da Redação

A ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas realizou, no Tivoli Mofarrej, em São Paulo, a segunda Reunião Global das Comunidades ALAGEV. Representantes das 10 comunidades estavam presentes no encontro, que teve como foco de debate as transformações das sociedades e relacionamentos, importância da comunicação, de habilidades, de construção das marcas pessoais e o marketing pessoal. Trícia Neves, sócia-diretora da MAPIE, facilitou o encontro e abordou o futuro das relações e ambientes de trabalho, tendo o tema Mundo V.U.C.A - sigla em inglês para volátil, incerto, complexo e ambíguo – como um dos pilares da apresentação. Já Daniela Viek, um dos principais nomes do Personal Branding, falou sobre marketing pessoal, apresentou o conceito de netweaving e potencialização marcas pessoais.

Eduardo Murad, diretor-executivo da ALAGEV, iniciou o encontro com um panorama sobre as atividades desenvolvidas por cada comunidade e quais os próximos passos executáveis. Na sequência, Trícia apresentou o conceito de Mundo V.U.C.A e destacou a importância da adaptação de pessoas e empresas de se vulnerabilizar e aprender com o novo em um mundo que se transforma continuamente, com a provocação: “Você tem medo de ser vulnerável e dizer ´não sei´”?

De acordo com Trícia, o mundo não é mais tão pragmático e isso transformou a forma de viver, de trabalhar e de se relacionar com o trabalho. A tecnologia avança muito rapidamente e é preciso refletir sobre como isso impacta no profissional. “O conhecimento já não é mais suficiente; é preciso ter autoconhecimento para acompanhar essa transformação. Repensar o futuro do trabalho e ter clareza do modelo mental pessoal é essencial, já que, em um futuro próximo, muitas posições de trabalho serão automatizadas. A atitude será valorizada e a capacidade relacional torna a pessoa diferente e única”, explica.

Na sequência, Daniela Viek falou sobre personal branding, gestão de identidade, imagem e reputação e compartilhou com os presentes a ferramenta “Networking Canvas”, que ajuda as pessoas a perceberem como estão organizadas as suas redes e onde é preciso investir mais tempo para que possa se movimentar estrategicamente. Além da ferramenta, Daniela abordou o conceito de Netweaving, que defende a base da rede de relacionamentos, mas com generosidade.

A executiva destacou que esse conceito desempenha o papel de construtor de pontes e trabalha com a questão do capital relacional. “O netweaving gera valor para sua rede e o torna uma pessoa interessante e não interesseira. Se nosso relacionamento é sempre esperando a via de mão dupla, não geramos valor e, com isso, as pessoas não ficam à disposição”, explica.

Daniela ainda abordou o quanto a falta de disponibilidade afeta a imagem e a reputação. “Procuramos trazer um panorama, uma visão conceitual, para que cada participante possa pensar o seu papel enquanto marca pessoal, influência e conexão. Por mais que sejam empresas que fazem negócios, temos pessoas apertando as mãos, assinando contratos, tomando decisões. Para entender de negócios, é importantíssimo entender de pessoas; o personal branding auxilia nesse processo de descoberta e posicionamento”, conclui.

Ainda na palestra de Daniela, foi reforçado a importância das pessoas serem protagonistas de suas histórias e sobre os três “C’s” que tornam uma marca pessoal forte – Clareza, Coerência e Constância. Daniela finalizou sua participação lembrando que “quem tem um bom ‘porque’, ou seja, propósito, enfrenta qualquer ‘como’.”

Rodrigo Cezar, presidente da ALAGEV, encerrou a primeira parte do encontro reforçando a relevância dos conteúdos apresentados e lembrando o quanto as práticas dessas ações são importantes. “Precisamos construir relações duradouras, conexões fortalecidas e uma rede verdadeira abastecida com propósito e empatia”, ressaltou o executivo.

A segunda parte da reunião convidou os presentes para uma dinâmica em que deveriam esquecer os cargos que ocupam e as empresas para as quais trabalham. A ideia era evidenciar o “eu” e quais as promessas de marca pessoal que querem entregar - o ‘quem é você’.

Ao final da reflexão, alguns dos participantes deram depoimentos sobre a participação. Simone Marioti, vice-presidente de vendas da Preferred Hotels & Resorts, destacou que “de todas as dinâmicas que participou, essa foi a mais interessante, pois permitiu conhecer um pouco mais dos valores e vida pessoal de colegas que muitas vezes estão no dia a dia, mas não há tanta interação”.

Já Leonardo Stangueti, gerente de vendas corporativo do Tivoli Hotels & Resorts, anfitrião do encontro, comentou sobre a possibilidade de olharmos a pessoa por trás do profissional. “Temos que construir relações e o exercício nos permitiu também avaliar os diferentes mindsets das pessoas”.

Carolina Cunha Melo, que veio representando a Comunidade de Gestores de Viagens de Minas Gerais, destacou o tema abordado na palestra Mundo V.U.C.A e como o conteúdo a surpreendeu positivamente. “Estou saindo daqui com uma bagagem riquíssima para compartilhar com os membros da nossa comunidade”, ressaltou.

A gerente de vendas global da Preferred Hotels & Resorts, Jéssica Fabbrini, falou sobre o crescimento da ALAGEV. Afastada dos trabalhos há 1 ano e 6 meses, a executiva voltou a frequentar as comunidades e reuniões e parabenizou a diretoria. “A ALAGEV se transformou e estou muito feliz com isso. Me dá muito orgulho estar de volta, e participar de uma experiência como essa nos deixa mais fortes”. A executiva atuou como Conselheira da ALAGEV no biênio 2016-2018.

Patrícia Russo, vice-presidente da Glenmark Farmacêutica, participou da reunião pela primeira vez e indicou que “para encontrar oportunidade é preciso dar um passo de risco. Gostei muito do conteúdo e da proposta e vou levar para dentro da empresa”.

“Temos o compromisso de levar conteúdo qualificado aos nossos associados e estamos fazendo uma curadoria bastante complexa em relação aos próximos encontros para trazemos pessoas e informações que sejam relevantes e agregadoras. A Reunião Global foi extremamente produtiva e os resultados reverberados de forma muito ampla e positiva”, finalizou Murad.

Mais informações aqui.

Facebook / Linkedin / Instagram

Fonte: assessoria

Veja também:

12/09/2019
ABAV Expo lança ingressos para Black Friday de Viagens
Ação inédita promove vendas de pacotes nacionais e internacionais, com descontos entre 5% e 50%, vendidos por agências de viagens associadas à ABAV.
12/09/2019
Oficina de Projetos busca atrair mais visitantes a Guarujá
Iniciativa é conduzida pela Aquarius Consulting, com apoio da Unedestinos e da Aceg.
12/09/2019
Com ponte aérea, AZUL reforça presença no corporativo e na Abracorp
Os temas discutidos foram dos mais variados, desde estratégias de distribuição, projetos de incremento de malha à renovação de frota.
06/09/2019
Resorts Brasil reúne associados em Comitê Comercial em São Paulo
Ao todo, participaram do evento 40 resorts que teve como objetivo estreitar as relações e traçar ações futuras.
Newsletter
Receba as novidades