Canais
Eventos
publicado em 08 de junho de 2019 - 20h25

ALAGEV inova em Reunião Global das Comunidades e apresenta palestras no encontro

Mundo V.U.C.A, Personal Branding e Netweaving foram os temas abordados por Trícia Neves e Daniela Viek.

Da Redação

A ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas realizou, no Tivoli Mofarrej, em São Paulo, a segunda Reunião Global das Comunidades ALAGEV. Representantes das 10 comunidades estavam presentes no encontro, que teve como foco de debate as transformações das sociedades e relacionamentos, importância da comunicação, de habilidades, de construção das marcas pessoais e o marketing pessoal. Trícia Neves, sócia-diretora da MAPIE, facilitou o encontro e abordou o futuro das relações e ambientes de trabalho, tendo o tema Mundo V.U.C.A - sigla em inglês para volátil, incerto, complexo e ambíguo – como um dos pilares da apresentação. Já Daniela Viek, um dos principais nomes do Personal Branding, falou sobre marketing pessoal, apresentou o conceito de netweaving e potencialização marcas pessoais.

Eduardo Murad, diretor-executivo da ALAGEV, iniciou o encontro com um panorama sobre as atividades desenvolvidas por cada comunidade e quais os próximos passos executáveis. Na sequência, Trícia apresentou o conceito de Mundo V.U.C.A e destacou a importância da adaptação de pessoas e empresas de se vulnerabilizar e aprender com o novo em um mundo que se transforma continuamente, com a provocação: “Você tem medo de ser vulnerável e dizer ´não sei´”?

De acordo com Trícia, o mundo não é mais tão pragmático e isso transformou a forma de viver, de trabalhar e de se relacionar com o trabalho. A tecnologia avança muito rapidamente e é preciso refletir sobre como isso impacta no profissional. “O conhecimento já não é mais suficiente; é preciso ter autoconhecimento para acompanhar essa transformação. Repensar o futuro do trabalho e ter clareza do modelo mental pessoal é essencial, já que, em um futuro próximo, muitas posições de trabalho serão automatizadas. A atitude será valorizada e a capacidade relacional torna a pessoa diferente e única”, explica.

Na sequência, Daniela Viek falou sobre personal branding, gestão de identidade, imagem e reputação e compartilhou com os presentes a ferramenta “Networking Canvas”, que ajuda as pessoas a perceberem como estão organizadas as suas redes e onde é preciso investir mais tempo para que possa se movimentar estrategicamente. Além da ferramenta, Daniela abordou o conceito de Netweaving, que defende a base da rede de relacionamentos, mas com generosidade.

A executiva destacou que esse conceito desempenha o papel de construtor de pontes e trabalha com a questão do capital relacional. “O netweaving gera valor para sua rede e o torna uma pessoa interessante e não interesseira. Se nosso relacionamento é sempre esperando a via de mão dupla, não geramos valor e, com isso, as pessoas não ficam à disposição”, explica.

Daniela ainda abordou o quanto a falta de disponibilidade afeta a imagem e a reputação. “Procuramos trazer um panorama, uma visão conceitual, para que cada participante possa pensar o seu papel enquanto marca pessoal, influência e conexão. Por mais que sejam empresas que fazem negócios, temos pessoas apertando as mãos, assinando contratos, tomando decisões. Para entender de negócios, é importantíssimo entender de pessoas; o personal branding auxilia nesse processo de descoberta e posicionamento”, conclui.

Ainda na palestra de Daniela, foi reforçado a importância das pessoas serem protagonistas de suas histórias e sobre os três “C’s” que tornam uma marca pessoal forte – Clareza, Coerência e Constância. Daniela finalizou sua participação lembrando que “quem tem um bom ‘porque’, ou seja, propósito, enfrenta qualquer ‘como’.”

Rodrigo Cezar, presidente da ALAGEV, encerrou a primeira parte do encontro reforçando a relevância dos conteúdos apresentados e lembrando o quanto as práticas dessas ações são importantes. “Precisamos construir relações duradouras, conexões fortalecidas e uma rede verdadeira abastecida com propósito e empatia”, ressaltou o executivo.

A segunda parte da reunião convidou os presentes para uma dinâmica em que deveriam esquecer os cargos que ocupam e as empresas para as quais trabalham. A ideia era evidenciar o “eu” e quais as promessas de marca pessoal que querem entregar - o ‘quem é você’.

Ao final da reflexão, alguns dos participantes deram depoimentos sobre a participação. Simone Marioti, vice-presidente de vendas da Preferred Hotels & Resorts, destacou que “de todas as dinâmicas que participou, essa foi a mais interessante, pois permitiu conhecer um pouco mais dos valores e vida pessoal de colegas que muitas vezes estão no dia a dia, mas não há tanta interação”.

Já Leonardo Stangueti, gerente de vendas corporativo do Tivoli Hotels & Resorts, anfitrião do encontro, comentou sobre a possibilidade de olharmos a pessoa por trás do profissional. “Temos que construir relações e o exercício nos permitiu também avaliar os diferentes mindsets das pessoas”.

Carolina Cunha Melo, que veio representando a Comunidade de Gestores de Viagens de Minas Gerais, destacou o tema abordado na palestra Mundo V.U.C.A e como o conteúdo a surpreendeu positivamente. “Estou saindo daqui com uma bagagem riquíssima para compartilhar com os membros da nossa comunidade”, ressaltou.

A gerente de vendas global da Preferred Hotels & Resorts, Jéssica Fabbrini, falou sobre o crescimento da ALAGEV. Afastada dos trabalhos há 1 ano e 6 meses, a executiva voltou a frequentar as comunidades e reuniões e parabenizou a diretoria. “A ALAGEV se transformou e estou muito feliz com isso. Me dá muito orgulho estar de volta, e participar de uma experiência como essa nos deixa mais fortes”. A executiva atuou como Conselheira da ALAGEV no biênio 2016-2018.

Patrícia Russo, vice-presidente da Glenmark Farmacêutica, participou da reunião pela primeira vez e indicou que “para encontrar oportunidade é preciso dar um passo de risco. Gostei muito do conteúdo e da proposta e vou levar para dentro da empresa”.

“Temos o compromisso de levar conteúdo qualificado aos nossos associados e estamos fazendo uma curadoria bastante complexa em relação aos próximos encontros para trazemos pessoas e informações que sejam relevantes e agregadoras. A Reunião Global foi extremamente produtiva e os resultados reverberados de forma muito ampla e positiva”, finalizou Murad.

Mais informações aqui.

Facebook / Linkedin / Instagram

Fonte: assessoria

Veja também:

19/07/2019
Visit Iguassu e ESPM oferecem curso sobre como entender o cérebro do consumidor
Programação do Fórum de Executivos de Turismo do Iguassu traz conceitos da Neurociência com a consultora Érica Ariano.
19/07/2019
Evento reúne líderes do Mercado Livre para apresentar metodologia de vendas
Becommerce Seller Day acontece no dia 24 de julho, em SP. Evento contará com palestras exclusivas das principais autoridades do Mercado Livre, influenciadores do setor, consultores e especialistas motivacionais.
18/07/2019
FIC completa 15 anos e traz como tema “Nova Ordem Digital”
A 15ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC19 acontece dias 28 e 29 de outubro, na Unisinos Porto Alegre.
18/07/2019
Connectors, maior evento para profissionalização de influenciadores na América Latina
Evento, que tem estimativa de receber 3,5 mil pessoas por dia, conta com consultoria da The Marketing Arm.
Newsletter
Receba as novidades