Canais
Políticas do Turismo
publicado em 04 de junho de 2020 - 21h 2

Abeoc Brasil lança campanha pela retomada consciente dos eventos

A Associação Brasileira das Empresas de Eventos reuniu hoje em live transmitida ao vivo pelo seu canal no Youtube, sua presidente, Fátima Facuri; o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio; a deputada federal Soraya Santos; o presidente-executivo da União Brasileira dos Promotores de Feiras – UBRAFE, Armando de Campos Mello; e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio. Em pauta, a retomada das atividades e os protocolos sanitários.

Da Redação

Segundo Fátima Facuri, a flexibilização de várias áreas abre caminho para a realização de feiras e congressos, seguindo protocolos sanitários que garantam a saúde, tanto de trabalhadores quanto do público. 

Acreditamos que, fazendo todos os ajustes necessários e recomendados pelos órgãos sanitários poderemos reiniciar o calendário de 2020, contribuindo para a sobrevivência das empresas e manutenção de empregos. Para que isso aconteça, defendemos o desenvolvimento de um protocolo único (nacional) em comum acordo entre setor e o Ministério da Saúde”, afirmou. 

O presidente da UBRAFE lembrou sobre os créditos que não chegam na ponta do setor, e o presidente da FBHA comentou sobre a tramitação da MP 936 no Senado. Em resposta, o ministro Marcelo Álvaro Antônio explicou como foi dada a prioridade de “socorro” às empresas, primeiramente com a MP 936 e depois com a MP 948, evitando uma judicialização em massa. A terceira fase passou pela MP 963, com crédito pelo Fungetur e agora é esperada a MP 944, que traz o fundo garantidor, facilitando o crédito.

Segundo a deputada federal Soraya Santos, a MP 944 será votada na próxima terça-feira, dia 9 de junho.

O ministro também anunciou que já está pronto o protocolo nacional de retomada, mas que a liberação dos eventos está a cargo de estados e municípios, por decisão do STF. O protocolo, que inclui os eventos e outros 14 segmentos será acompanhado por um selo de biossegurança.

#estamosprontospravoltar

Paralelamente, a ABEOC Brasil lançou a campanha #estamosprontospravoltar abrangendo os vários segmentos profissionais que atuam no mercado de eventos. Assim, organizadores, promotores, cerimonialistas, seguranças, equipes de limpeza, hospedagem, viagem e muitos outros têm aparecido nas timelines das redes sociais da entidade (@abeocbrasil no Instagram, Twitter, Facebook e Linkedin). 

“Começamos com seis atividades e várias outras solicitaram engajamento à campanha, mostrando que rumamos em um caminho comum”, finalizou Facuri.

Veja também:

08/07/2020
Ministério do Turismo abre credenciamento de novos agentes financeiros para o Fungetur
Edital pode ser consultado na página do Fundo. Atualmente, 17 instituições financeiras ofertam crédito para o setor turístico.
29/06/2020
Otávio Leite deixa Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
“Estou deixando a Setur-RJ, por iniciativa própria, e partindo para um projeto acadêmico – aplicando para doutorado em Turismo".
10/06/2020
Setor de turismo pede urgência na prorrogação da suspensão do contrato de trabalho
A prorrogação da MP 936 será fundamental para a manutenção dos empregos e sobrevivência do setor.
05/06/2020
Entidades assinam protocolo de biossegurança para a reabertura das agências e operadoras de turismo
Documento protocolado esta semana na Prefeitura de São Paulo é assinado pela ABAV, Abracorp, AirTkt, Braztoa e Clia Brasil.
Newsletter
Receba as novidades