Academia Brasileira de Eventos e Turismo certifica primeira turma qualificada para os setores de Feiras e Eventos

Universitários da ESPM, do Senac, da Anhembi Morumbi e da FAAP participaram de Projeto Educacional inédito que promoveu estágios no Brasil e visitas técnicas monitoradas em Portugal e na Alemanha.

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo acaba de certificar a primeira turma do seu Projeto Educacional, um programa inédito no Brasil que qualifica universitários para os setores de Feiras e Eventos. O reconhecimento foi entregue em evento no último dia 27 de outubro, em São Paulo, aos quatro estudantes indicados pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Senac, Anhembi Morumbi e FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado.

Nesta primeira fase do Projeto, participaram da seleção da Academia 14 estudantes dos cursos de Turismo, Eventos, Administração, Comunicação Social, Relações Públicas e Relações Internacionais das quatro faculdades. A turma aprovada concluiu um mês de estágio em promotoras, montadoras e pavilhões na capital paulista - APAS, APCD, Couromoda, Francal, Laço, Cas Stands, Estrutural, Hotma, Expo Center Norte e Transamérica Expo Center, terminando com palestra técnica na UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras, entidade apoiadora do Projeto - e 14 dias de visitas técnicas monitoradas em dois grandes espaços para eventos no exterior, um em Portugal - Exponor - e um na Alemanha - Messe Dusseldorf. O projeto é considerado inédito no setor, por ser o primeiro a estimular a integração da universidade com o mercado nacional e internacional.

"Precisamos qualificar. O Projeto Educacional da Academia atendeu as exigências do Ministério da Educação, as necessidades das empresas brasileiras e as exigências das empresas do exterior; já teve dois reconhecimentos internacionais e foi considerado pela UFI - The Global Association of the Exhibition Industry, como projeto inovador no setor de feiras a nível mundial. A grandiosidade e o atrevimento desse projeto são dignos do nosso Brasil", afirmou o presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sergio Medina Pasqualin, durante a cerimônia de certificação dos alunos que aconteceu no Expo Center Norte.

Os certificados foram entregues a Caique Santos, aluno do 8º semestre do curso de Turismo da Anhembi Morumbi; Vanessa Sampaio, aluna do 4º semestre de Relações Públicas da FAAP; Gisele Silva, aluna do 4º semestre do curso de Tecnólogo em Eventos do Senac; e Giuliana Davanzo, aluna do 6º semestre do curso de Relações Internacionais da ESPM, com a participação dos coordenadores Profª Silvia Valente (cursos de Turismo e Tecnólogo em Eventos - Anhembi Morumbi), Profª. Iara Moraes (curso Relações Públicas - FAAP), Profª Sandra Maia (curso Tecnólogo em Eventos - Senac) e Prof. Marcelo Rocha (curso Relações Internacionais - ESPM).

"É uma honra fazer parte deste Projeto. Esse desprendimento para olhar o futuro não é característica do meio empresarial brasileiro, por isso estamos comemorando o término da primeira fase desse programa, que é pioneiro no Brasil e que já foi reconhecido como único no mundo!", afirmou o diretor de Graduação da ESPM, Prof. Ismael Rocha.

"A melhor palavra que define o Projeto Educacional da Academia é: riqueza. Porque, desde que ele era apenas uma ideia, havia riqueza em comprometimento, dedicação, seriedade. E toda a nossa vivência ao longo desse período também tornou-se rica. Obrigada por acreditarem em nós, na nossa capacidade, palavra e vontade de tornar real essa experiência", discursou a aluna Vanessa Sampaio.

A próxima fase do Projeto Educacional deve contar também com as participações da FGV - Fundação Getulio Vargas, no Brasil, e do pavilhão Messe Colonia, na Alemanha. A proposta para 2016 é que 40 alunos das cinco instituições participem das inscrições, ou seja, oito por instituição, ainda no primeiro semestre. O próximo programa de estágios e visitas técnicas está previsto para os meses de janeiro de 2016, em São Paulo, e fevereiro, no exterior.

Homenagem

O evento, que reuniu cerca de 300 convidados representantes de mais de 50 setores da economia, entre eles os Eventos, Turismo e Comunicação, também fez uma homenagem ao publicitário e sócio-fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes, que recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico, tradicional outorga oferecida pela Academia a profissionais relevantes junto ao setor da comunicação, aos eventos e turismo brasileiros.

"Temos grande satisfação de fazer esse reconhecimento público para uma pessoa que não só sabe lutar, mas dedica essa luta pelo nosso Brasil. Precisamos de pessoas como ele, pra poder estimular vários brasileiros que não são reconhecidos mas tem, em figuras como a dele, uma grande admiração e lutam por este país tão bonito e grandioso", afirmou o presidente da Academia.

Ao receber a homenagem, Guanaes convidou a turma certificada ao palco e falou sobre seu apoio ao Projeto Educacional. "Vivemos um momento, no Brasil, extremamente desafiador. Acordar neste país e ser empresário, no dia de hoje, é um ato de teimosia. Somos rebaixados em termos de investment grade, mas vemos, por exemplo, que essa Academia, as empresas e entidades que a compõem são investment grade; temos que continuar persistindo, somos brasileiros e teimosos", disse.

"Fico muito feliz de ver uma área do Brasil que prospera, graças à atividade empresarial, associativa, do empreendedorismo, da capacidade de fazer. Nós, brasileiros, temos que assumir o protagonismo das coisas; precisamos participar das universidades, dos museus, abraçarmos as causas. Estamos juntos nesse sonho grande, de fazer a Academia algo grande. Fico feliz em vê-la fazer o tanto que faz e fará muito mais quando todos nós tivermos o papel de síndicos de nossa própria vida e do nosso país", complementou Guanaes.

O Projeto Educacional da Academia Brasileira de Eventos e Turismo conta com patrocínio de um grupo de empresas ligadas aos setores de feiras e eventos: Alphaplug, Apas, AS Eventos, Beauty Fair, CAS Stands, CBM, Couromoda, Engeve, Francal, GL Events, Hotma, Laço, Messe Dusseldorf, Fundação Faculdade de Medicina - FFM, Spectrus, Stillos e VM Comunicação.