Canais
Entidades
publicado em 13 de abril de 2020 - 21h33

Academia Brasileira de Eventos e Turismo realiza online posse da nova diretoria e apresenta Plano de Trabalho para 2020-2021

Eleita em 16 de março, nova diretoria da Academia Brasileira de Eventos e Turismo tomou posse e realizou sua primeira reunião da Diretoria e também do Colégio Acadêmico de forma que já torna usual: online.

Sergio Junqueira Arantes

Reunião da Diretoria
Nesta segunda-feira, dia 13 de abril, a nova diretoria da Academia Brasileira de Eventos e Turismo reuniu-se, de forma online (como já se tornou praxe em tempos de Covid-19), com a participação de toda a nova Diretoria Executiva: os acadêmicos Anita Pires, Elza Tsumori, Milton Zuanazzi, Ibrahim Tahtouh, José Cocco, Sergio Junqueira e Virgílio Carvalho, além da Diretora Regional Ceará, acadêmica Enid Câmara, do Conselheiro Acadêmico Roland Bonadona e o Acadêmico Raimundo Peres. 

A nova diretoria, eleita em chapa única no início do mês de março, tem na presidência o acadêmico Sergio Junqueira Arantes, e na vice-presidência a acadêmica Anita Pires. Veja abaixo a composição da Academia Brasileira de Eventos e Turismo para o biênio 2020/ 2021.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Sergio Junqueira de Arantes - Cadeira 01. Patrono: Ciccillo Matarazzo

Vice-Presidente: Anita Pires - Cadeira 33. Patrono: Beto Carrero

Diretora Financeira: Elza Tsumori - Cadeira 37. Patrono: Sylvia Mangabeira

Diretor: Ibrahim Georges Tahtouh - Cadeira 16. Patrono: Stella Barros

Diretor: José Estevão Cocco - Cadeira 29- Patrono: Bruno Antonio Caloi

Diretor: Milton Zuanazzi - Cadeira 36. Patrono: Silvia Zorzanello

Diretor: Virgílio de Carvalho – Cadeira 40 – Patrono: Valdemar Albien

DIRETORES REGIONAIS

Norte - Adenauer Goes – Cadeira 34 - Patrono: Joaquim Marques

Paraná - Silvio Barros II – Cadeira 31 - Patrono: Roberto Marinho

Pernambuco - Roberto Pereira – Cadeira 28 - Patrono: Gilberto Freire

Rio de Janeiro – Gerard Bourgeaiseau – Cadeira: 32 - Patrono: João Batista Vilanova Artigas

Rio Grande do Sul - Norton Lenhardt – Cadeira 26 – Patrono: Loris José Izatto

Ceará - Enid Câmara – Cadeira 27 – Patrono: Roberto Matoso

Minas Gerais - Érica Drumond – Cadeira: 39 – Patrono: Tancredo Neves

CONSELHO DIRETOR

• Roosevelt Hamam – Cadeira 3 – Patrono: Lourenço Mazucca

• Chieko Aoki – Cadeira 7 – Patrono: Magdala Castro

• Eduardo Sanovicz – Cadeira 12 – Patrono: Roberto Gheler

• Guilhermo Alcorta – Cadeira 23 – Patrona: Amélia Whitaker de Oliveira

• Roland Bonadona – Cadeira 25 – Patrono: José Tjurs

 

Por se tratar de sua primeira reunião oficial, Sergio Junqueira Arantes, recém empossado como presidente, pediu licença para proferir o discurso elaborado para ser proferido no mês passado, quando deveria ter ocorrido a cerimônia de posse da nova diretoria, adiada em função das medidas de enfrentamento ao Covid-19.

O acadêmico chamou atenção para o fato de, apesar de passados 30 dias, muito pouco precisou ser alterado no texto. Confira aqui a íntegra do discurso de posse de Sergio Junqueira Arantes.

A diretoria da Academia Brasileira de Eventos e Turismo estruturou um Plano de Trabalho para os próximos dois anos, que passamos a elencar:

1. Atendendo às determinações estatutárias, realizaremos reuniões mensais da DIRETORIA e o Presidente será apenas o executor das decisões deste colegiado. As reuniões serão realizadas toda primeira segunda-feira do mês, às 14 horas e serão abertas a todos os Acadêmicos. Os que desejarem poderão participar das reuniões, online. A primeira reunião deveria ter ocorrido no dia 6 de abril, aconteceu hoje, dia 13 de abril.

2. Realizaremos reuniões bimestrais do COLÉGIO ACADÊMICO com objetivo de integrar os Acadêmicos e promover a análise e discussão de temas de interesse comum, aproveitando dessa forma a soma de expertises reunida no âmbito desta Casa. As reuniões do Colégio Acadêmico serão realizadas toda primeira segunda-feira dos meses pares, das 17 às 20 horas.

3. NOVOS ACADÊMICOS - Na reunião da Diretoria foi homologada as datas para preenchimento da cadeira 13 (Manoel de Castro), cujo Acadêmico Fundador foi o saudoso Paulo Gaudenzi e da cadeira 30 (Curt Baumgart), cujo Acadêmico Fundador foi o nosso querido Sergio Pasqualin. A eleição para sucessão do Pasqualin será em agosto e no mês de maio, abriremos o processo para eleição do novo Acadêmico. A eleição do sucessor de Paulo Gaudenzi será avaliada posteriormente se ocorrerá ainda este ano, ou no próximo.

4. Um dos momentos memoráveis desta Academia é a outorga da MEDALHA DO MÉRITO ACADÊMICO que já homenageou Walfrido dos Mares Guia, Gabriel Rodrigues, Fernando Henrique Cardoso, Nizan Guanaes, Ozires Silva e Armindo Dias. Indicado no ano passado para o Mérito Acadêmico, Danilo Santos de Miranda, diretor geral do Sesc São Paulo, aceitou a homenagem muito satisfeito, no entanto devido aos últimos acontecimentos, a cerimonia de outorga foi postergada para o ano que vem.

5. ACADEMIA DC – Nestes dias aprendemos a conviver com a exponencialidade da pior forma possível. As mudanças que veremos no mundo pós-pandemia serão exponenciais. Os efeitos dessa do Covid-19 na economia global não tem precedentes. AC e DC ganhará um novo significado e certamente passaremos a viver um “novo normal”. Esse é o desafio: como imaginar o futuro e tomar decisões hoje? A resposta é difícil e começa pela escassez de profissionais com percepção futurista. Se desejamos que eventos e turismo ganhem espaço no DC, devemos buscar e prestigiar os profissionais do futuro e para isso vamos convidar os melhores para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Eventos e Turismo – DC. Aprovada por unanimidade, por se tratar de matéria estatutária, a mesma será objeto da próxima Assembleia. 

6. Retomar o projeto da REVISTA ACADEMIA, que ficará a cargo dos Acadêmicos Roosevelt Hamam e Marisa Canton, trimestral e digital. Será uma excelente oportunidade para que os Acadêmicos contribuam para compreensão do momento que vivemos com sua reflexão e experiência.

7. Manter os SEMINÁRIOS EDUCACIONAIS. Nesse ponto fomos atropelados pelo Covid-19. Já tínhamos programado o primeiro Seminário para o dia 30 de março e tivemos que adiar, pois não seria pertinente reunir estudantes e profissionais naquele momento. Os acordos para sua realização já foram feitos e assim que essa crise passar, os Seminários serão retomados. Se o tempo permitir, pretendemos realizar quatro seminários, convidando profissionais para debater as principais ferramentas de venda de hotéis, centros de convenções etc.: Feiras, Mídia Impressa, Mídia Online e Força de Vendas.

8. Já estamos trabalhando e nesse projeto temos grande apoio da confreira Elza Tsumori para desenvolver projetos no âmbito das leis de incentivo, nacional, estadual e municipal para captação de recursos para projetos, como a COLEÇÃO ACADÊMICOS: livros escritos por jornalistas e escritores especializados sobre os confrades que nos deixaram e deram grande contribuição para o desenvolvimento dos eventos, do turismo e da cultura nacional. A proposta que sejam livros que aproveitem modernos recursos tecnológicos, possibilitando o uso de Realidade Aumentada, Realidade Virtual, QR Code etc. Numa primeira etapa, vamos recordar e documentar a vida de Caio de Alcantara Machado, Álvaro Bezerra de Mello, Cyro del Nero, Lemos Britto, Mario de Mello Faro, Miguel Juliano, Paulo Gaudenzi e Sergio Pasqualin.

9. Por indicação da Diretora Regional Ceará, Acadêmica Enid Câmara, a Academia passará a promover LIVES oferecendo reflexões de seus membros sobre a conjuntura que o mundo atravessa.

Veja também:

05/03/2021
A hotelaria nacional pede socorro de novo!
Apesar das esperanças de uma retomada já no início de 2021, os números relacionados às atividades econômicas no país mostram um cenário adverso, com previsões de retração entre 4% e 11% no primeiro trimestre desse ano.
04/03/2021
CNC quer comércio aberto, com responsabilidade e segurança
Confederação entende que a preservação da atividade econômica e os cuidados com a vida e com a saúde podem acontecer de forma simultânea
04/03/2021
Fernando Elimelek eleito para Academia Brasileira de Eventos e Turismo
Novo acadêmico é CEO da Playcorp, responsável, entre outros, pela realização do Réveillon da Paulista nos últimos anos, e é um dos pioneiros do setor de feiras e eventos no País.
02/03/2021
Associadas ABEAR anunciam planos de expansão na Região Norte
Os presidentes das companhias pertencentes à Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) anunciaram hoje (24) seus planos de expansão na Região Norte em 2021 e 2022, incluindo aumento no número de voos, novas cidades atendidas e maior capacidade de transporte de cargas.
Newsletter
Receba as novidades