Academia Brasileira de Eventos e Turismo realiza online posse da nova diretoria e apresenta Plano de Trabalho para 2020-2021

Eleita em 16 de março, nova diretoria da Academia Brasileira de Eventos e Turismo tomou posse e realizou sua primeira reunião da Diretoria e também do Colégio Acadêmico de forma que já torna usual: online.

Reunião da Diretoria
Nesta segunda-feira, dia 13 de abril, a nova diretoria da Academia Brasileira de Eventos e Turismo reuniu-se, de forma online (como já se tornou praxe em tempos de Covid-19), com a participação de toda a nova Diretoria Executiva: os acadêmicos Anita Pires, Elza Tsumori, Milton Zuanazzi, Ibrahim Tahtouh, José Cocco, Sergio Junqueira e Virgílio Carvalho, além da Diretora Regional Ceará, acadêmica Enid Câmara, do Conselheiro Acadêmico Roland Bonadona e o Acadêmico Raimundo Peres. 

A nova diretoria, eleita em chapa única no início do mês de março, tem na presidência o acadêmico Sergio Junqueira Arantes, e na vice-presidência a acadêmica Anita Pires. Veja abaixo a composição da Academia Brasileira de Eventos e Turismo para o biênio 2020/ 2021.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Sergio Junqueira de Arantes - Cadeira 01. Patrono: Ciccillo Matarazzo

Vice-Presidente: Anita Pires - Cadeira 33. Patrono: Beto Carrero

Diretora Financeira: Elza Tsumori - Cadeira 37. Patrono: Sylvia Mangabeira

Diretor: Ibrahim Georges Tahtouh - Cadeira 16. Patrono: Stella Barros

Diretor: José Estevão Cocco - Cadeira 29- Patrono: Bruno Antonio Caloi

Diretor: Milton Zuanazzi - Cadeira 36. Patrono: Silvia Zorzanello

Diretor: Virgílio de Carvalho – Cadeira 40 – Patrono: Valdemar Albien

DIRETORES REGIONAIS

Norte - Adenauer Goes – Cadeira 34 - Patrono: Joaquim Marques

Paraná - Silvio Barros II – Cadeira 31 - Patrono: Roberto Marinho

Pernambuco - Roberto Pereira – Cadeira 28 - Patrono: Gilberto Freire

Rio de Janeiro – Gerard Bourgeaiseau – Cadeira: 32 - Patrono: João Batista Vilanova Artigas

Rio Grande do Sul - Norton Lenhardt – Cadeira 26 – Patrono: Loris José Izatto

Ceará - Enid Câmara – Cadeira 27 – Patrono: Roberto Matoso

Minas Gerais - Érica Drumond – Cadeira: 39 – Patrono: Tancredo Neves

CONSELHO DIRETOR

• Roosevelt Hamam – Cadeira 3 – Patrono: Lourenço Mazucca

• Chieko Aoki – Cadeira 7 – Patrono: Magdala Castro

• Eduardo Sanovicz – Cadeira 12 – Patrono: Roberto Gheler

• Guilhermo Alcorta – Cadeira 23 – Patrona: Amélia Whitaker de Oliveira

• Roland Bonadona – Cadeira 25 – Patrono: José Tjurs

 

Por se tratar de sua primeira reunião oficial, Sergio Junqueira Arantes, recém empossado como presidente, pediu licença para proferir o discurso elaborado para ser proferido no mês passado, quando deveria ter ocorrido a cerimônia de posse da nova diretoria, adiada em função das medidas de enfrentamento ao Covid-19.

O acadêmico chamou atenção para o fato de, apesar de passados 30 dias, muito pouco precisou ser alterado no texto. Confira aqui a íntegra do discurso de posse de Sergio Junqueira Arantes.

A diretoria da Academia Brasileira de Eventos e Turismo estruturou um Plano de Trabalho para os próximos dois anos, que passamos a elencar:

1. Atendendo às determinações estatutárias, realizaremos reuniões mensais da DIRETORIA e o Presidente será apenas o executor das decisões deste colegiado. As reuniões serão realizadas toda primeira segunda-feira do mês, às 14 horas e serão abertas a todos os Acadêmicos. Os que desejarem poderão participar das reuniões, online. A primeira reunião deveria ter ocorrido no dia 6 de abril, aconteceu hoje, dia 13 de abril.

2. Realizaremos reuniões bimestrais do COLÉGIO ACADÊMICO com objetivo de integrar os Acadêmicos e promover a análise e discussão de temas de interesse comum, aproveitando dessa forma a soma de expertises reunida no âmbito desta Casa. As reuniões do Colégio Acadêmico serão realizadas toda primeira segunda-feira dos meses pares, das 17 às 20 horas.

3. NOVOS ACADÊMICOS - Na reunião da Diretoria foi homologada as datas para preenchimento da cadeira 13 (Manoel de Castro), cujo Acadêmico Fundador foi o saudoso Paulo Gaudenzi e da cadeira 30 (Curt Baumgart), cujo Acadêmico Fundador foi o nosso querido Sergio Pasqualin. A eleição para sucessão do Pasqualin será em agosto e no mês de maio, abriremos o processo para eleição do novo Acadêmico. A eleição do sucessor de Paulo Gaudenzi será avaliada posteriormente se ocorrerá ainda este ano, ou no próximo.

4. Um dos momentos memoráveis desta Academia é a outorga da MEDALHA DO MÉRITO ACADÊMICO que já homenageou Walfrido dos Mares Guia, Gabriel Rodrigues, Fernando Henrique Cardoso, Nizan Guanaes, Ozires Silva e Armindo Dias. Indicado no ano passado para o Mérito Acadêmico, Danilo Santos de Miranda, diretor geral do Sesc São Paulo, aceitou a homenagem muito satisfeito, no entanto devido aos últimos acontecimentos, a cerimonia de outorga foi postergada para o ano que vem.

5. ACADEMIA DC – Nestes dias aprendemos a conviver com a exponencialidade da pior forma possível. As mudanças que veremos no mundo pós-pandemia serão exponenciais. Os efeitos dessa do Covid-19 na economia global não tem precedentes. AC e DC ganhará um novo significado e certamente passaremos a viver um “novo normal”. Esse é o desafio: como imaginar o futuro e tomar decisões hoje? A resposta é difícil e começa pela escassez de profissionais com percepção futurista. Se desejamos que eventos e turismo ganhem espaço no DC, devemos buscar e prestigiar os profissionais do futuro e para isso vamos convidar os melhores para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Eventos e Turismo – DC. Aprovada por unanimidade, por se tratar de matéria estatutária, a mesma será objeto da próxima Assembleia. 

6. Retomar o projeto da REVISTA ACADEMIA, que ficará a cargo dos Acadêmicos Roosevelt Hamam e Marisa Canton, trimestral e digital. Será uma excelente oportunidade para que os Acadêmicos contribuam para compreensão do momento que vivemos com sua reflexão e experiência.

7. Manter os SEMINÁRIOS EDUCACIONAIS. Nesse ponto fomos atropelados pelo Covid-19. Já tínhamos programado o primeiro Seminário para o dia 30 de março e tivemos que adiar, pois não seria pertinente reunir estudantes e profissionais naquele momento. Os acordos para sua realização já foram feitos e assim que essa crise passar, os Seminários serão retomados. Se o tempo permitir, pretendemos realizar quatro seminários, convidando profissionais para debater as principais ferramentas de venda de hotéis, centros de convenções etc.: Feiras, Mídia Impressa, Mídia Online e Força de Vendas.

8. Já estamos trabalhando e nesse projeto temos grande apoio da confreira Elza Tsumori para desenvolver projetos no âmbito das leis de incentivo, nacional, estadual e municipal para captação de recursos para projetos, como a COLEÇÃO ACADÊMICOS: livros escritos por jornalistas e escritores especializados sobre os confrades que nos deixaram e deram grande contribuição para o desenvolvimento dos eventos, do turismo e da cultura nacional. A proposta que sejam livros que aproveitem modernos recursos tecnológicos, possibilitando o uso de Realidade Aumentada, Realidade Virtual, QR Code etc. Numa primeira etapa, vamos recordar e documentar a vida de Caio de Alcantara Machado, Álvaro Bezerra de Mello, Cyro del Nero, Lemos Britto, Mario de Mello Faro, Miguel Juliano, Paulo Gaudenzi e Sergio Pasqualin.

9. Por indicação da Diretora Regional Ceará, Acadêmica Enid Câmara, a Academia passará a promover LIVES oferecendo reflexões de seus membros sobre a conjuntura que o mundo atravessa.