Canais
Entidades
publicado em 04 de setembro de 2019 -  6h22

Aéreas brasileiras transportaram quase 4 mil itens para transplantes no 1º semestre

ABEAR promove em setembro, mês da conscientização sobre a doação de órgãos, programação de palestras sobre o tema.

Da Redação

A aviação comercial brasileira transportou gratuitamente, de janeiro a junho deste ano, 3.871 itens para transplantes (órgãos, tecidos, equipes médicas e insumos). Os dados são da Central Nacional de Transplantes (CNT), do Ministério da Saúde. Aproximadamente 2,1 mil voos das empresas brasileiras transportaram pelo menos um item a bordo.

Demais transportes, como voos operados pela Força Aérea Brasileira (FAB), empresas aéreas estrangeiras, trajetos terrestres e serviço postal somam 1.125 itens movimentados. Ao todo, foram transportados 4.996 itens para transplantes no 1º semestre de 2019. Clique aqui e confira no infográfico detalhes sobre os transportes.

Asas do Bem no Setembro Verde

Em 2014, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lançou o programa Asas do Bem, com o objetivo de divulgar o transporte gratuito de órgãos, tecidos, equipes médicas e insumos realizado diariamente no país por suas associadas. A contribuição da aviação comercial no transporte de órgãos teve início em 2001. O esforço inclui atualmente, além das companhias aéreas, o Ministério da Saúde, a Central Nacional de Transplantes (CNT), o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e operadores aeroportuários.

Em 2018, a ABEAR lançou a Jornada Asas do Bem, série de palestras para destacar a importância da doação de órgãos e a contribuição da aviação para viabilizar os transplantes. As palestras, feitas pelo publicitário Alexandre Barroso, três vezes transplantado, já passaram por 12 estados e o Distrito Federal, reunindo cerca de 2 mil pessoas, em escolas de medicina e grupos da área de saúde. Em setembro, mês da conscientização sobre a doação de órgãos e também chamado de “Setembro Verde”, a Jornada passará por Aracaju (SE), no dia 23, São Paulo (SP), em 25 de setembro, e Belém (PA), no dia 27 do mesmo mês.

Fonte: assessoria

Veja também:

09/07/2020
Abracorp faz live pelos 90 anos de Adalcy Santos
Cofundador do Favecc e da Abracorp, Adalcy criou a marca Riotravel nos anos 80, a partir da aquisição da Nacional Turismo, agência de viagens do extinto Banco Nacional.
08/07/2020
Presidente da ABRAPE faz primeira visita oficial ao novo secretário especial de Cultura
Doreni Caramori apresentou as principais pautas da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos ao novo responsável pela pasta, Mário Frias, em encontro realizado nesta quarta (8).
02/07/2020
UBRAFE anuncia saída de Armando Campos Mello da presidência executiva
Armando Campos Mello estava nos quadros executivos da Ubrafe há mais de 20 anos. Ex-presidente permanecerá como Consultor Especializado.
01/07/2020
Abracorp elege conselhos para o biênio 2020/2021 por aclamação
Carlos Prado, da Tour House, e Luis Vabo, da Solid, foram reconduzidos à presidência e vice-presidência do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corproativas.
Newsletter
Receba as novidades