Carta de Simone Saccoman a associados ABEOC

Esta comunicação visa esclarecer aos associados ABEOC, qualquer duvida ou má interpretação causada pela forma como nossa entidade fora citada em matéria publicada no ultimo dia 20 em um veiculo online, abaixo transcrito.

São Paulo, 30 de março de 2009. 

Esta comunicação visa esclarecer aos associados ABEOC, qualquer duvida  ou má interpretação causada pela forma como nossa entidade fora citada em matéria publicada no ultimo dia 20 em um veiculo online, abaixo transcrito. O editor não apurou a veracidade dos fatos antes de publicá-los e colocou a imagem da ABEOC de forma denegrida perante a EMBRATUR e varias outras entidades nacionais e internacionais.  Fato que comprova a usual parcialidade política do veiculo, que diferente das demais mídias especializadas, as quais tem tido papel fundamental no desenvolvimento do turismo de negócios e trabalham engajadas com todos os agentes econômicos do mercado através de ações, eventos e principalmente, da publicação de noticias de fatos relevantes do setor, sem emitir opinião, intuir posicionamentos ou interpretar situações, independente de interesses comerciais, políticos ou diferença de opiniões.

A participação e apoio a COCAL (Confederación de Entidades Organizadoras de Congresos y Afines de America Latina), da qual ABEOC é uma das fundadoras e se mantém membro filiada junto a mais 14 países latino-americanos, fora colocada sem embasamento nos fatos. Por esta razão, descrevemos abaixo o histórico, em resumo:

1.      O histórico da COCAL onde as dificuldades se sobrepõem aos objetivos da entidade e explicam a falta de projetos, benefícios e serviços para as associações membros levaram a ABEOC a avaliar o custo x beneficio de participar da comissão diretiva da entidade, a partir de 2006.   Analisamos e decidimos em respeito a tradição e a importância do mercado brasileiro de eventos na respectiva entidade,  participar de mais uma gestão para averiguar como poderíamos contribuir para o mudar o modelo da entidade que já não atendia as expectativas do Brasil.  Posto isto, a atual gestão ABEOC participou da diretoria COCAL 2006-2007, tendo Daniel Reyes – nosso diretor de relações internacionais– como um dos vice-presidentes, Juarez Carvalho Filho no cargo de pro secretario e Regina Noronha e Simone Saccoman como membros suplentes do conselho fiscal, o que pode ser verificado no site  www.cocal.org,

2.      Apesar das iniciativas promovidas por essa gestão de 2006-2007 liderada por nossa colega da Colômbia - Sofía Aristizábal Duque, não foi possível promover todas as mudanças necessárias, em função da resistência de antigas lideranças que insistem em se manter representantes e participar da COCAL, e com muita polêmica, conseguimos alterar o estatuto, adequando algumas praticas que  já não se aplicavam a realidade do mercado atual.

3.       A única forma de comunicação da Cocal com seus associados é o site www.cocal.org, o qual não tem atualização periódica e apenas hospeda o banner do congresso anual. O evento da COCAL por falta de modelo e recursos, tem tido dificuldades para atrair os próprios associados dos países filiados a entidade. Nesta edição de 2009 na Costa Rica, nossa parceira Aoca (Argentina) esteve representada apenas por uma funcionária da entidade. Também não tinham delegações do Peru, do Equador, ou da Bolívia, e como sempre o Brasil teve a maior delegação, 10 participantes, fatos omitidos na matéria.

4.        Mesmo a frente de varias gestões seja na vice-presidência ou presidência desde o inicio da COCAL, a ABEOC não obteve retorno efetivo de sua participação, então também  decidimos não sediar outra edição do evento COCAL, ate que mudem o modelo de administração da entidade.O ultimo congresso realizado no Brasil em 2003, nas cidades de Curitiba/Foz, deixou para a ABEOC um prejuízo financeiro e um ônus imensurável. Até hoje não conseguimos resgatar a representatividade da estadual Paraná, alem disso, custou aos cofres da nacional mais de US$6.500 (pois, a contrapartida para a entidade afiliada que coloca seu país como sede do evento é de US$5.000 para o caixa da COCAL, independente do resultado do evento);

5.       Apesar de decidir não participar da gestão atual da COCAL, a ABEOC continua dando apoio ao congresso anual da entidade, tanto é, que o convite para a palestra da EMBRATUR no Cocal 2009 de Costa Rica, e a respectiva confirmação da palestra do Sr. Marcelo Pedroso, que provavelmente por impossibilidade de comparecer, pediu a Maria Katavatis para bem representá-lo foi feito pela ABEOC, conforme comprovado na troca de e-mails copiada abaixo, fato desconhecido ou ignorado pelo editor da matéria em questão que elogia a participação da EMBRATUR, sem saber que a mesma se deu através de convite ABEOC.

6.       A EMBRATUR tem a missão de divulgar e promover o Brasil no mercado internacional e tem o apoio e a participação continua da ABEOC que junto com os CVBs, é a única entidade do Conselho Nacional do Turismo que junto com os CVBs mantém há mais de 5 anos, acordo de cooperação para promoção e captação de eventos internacionais, fato contraditório as colocações do editor naquela matéria. 

7.       A  atual gestão ABEOC é composta por mais de 40 empresários organizadores de eventos que estão no exercício dos cargos de diretores e presidentes das ABEOCs Estaduais e da Nacional, e buscam continuamente  o fortalecimento econômico do mercado de turismo de eventos brasileiro e benefícios para as mais de 480 empresas associadas, iniciativas inerentes e prioritárias às atividades de uma entidade de classe e, todas as questões são amplamente debatidas e decididas por consenso da maioria nas reuniões realizadas trimestralmente.  

Por isso, após analisar o custo x beneficio COCAL, o perfil de negócios e os atuais interesses das empresas associadas, preferimos colocar em pratica o PROGRAMA MISSÕES INTERNACIONAIS que tem o apoio da EMBRATUR, da CBCVB e prioriza a oportunidade para os associados conhecerem o mercado internacional para gerar novas experiências e negócios.   E já realizamos 2 missões internacionais desde o ano passado:

·         Em agosto/2008, tivemos um grupo de organizadores de eventos do Brasil no evento anual promovido pela AOCA da Argentina, em missão organizada pela ABEOC Nacional em parceira com a Estadual SP. Desta participação surgiu a necessidade de formalizarmos um acordo de cooperação com nossos colegas argentinos, o qual fora assinado e prevê o intercâmbio de informações e benefícios comuns aos associados dos 2 países. Durante a estada do grupo foram realizadas varias reuniões de negócios e uma de nossas associadas trouxe  na bagagem – um evento captado para o Brasil para realizar na sua cidade e no seu equipamento, e isso sim é relevante!

·         Em janeiro/2009, 3 representantes da diretoria ABEOC estiveram na BTL e no congresso Expoeventos de Portugal, com o apoio da CBCVB e da EMBRATUR. Proferimos 2 palestras sobre o mercado brasileiro de eventos a colegas de Portugal e de outros países da Europa. Tivemos a oportunidade de conhecer lideranças de entidades européias e iniciar  negociação para acordos de cooperação que permitam a troca de informações e visem a padronização do mercado em nível internacional e, obviamente com foco em ações que aumentem a visibilidade do Brasil como destino de eventos e permita parcerias de negócios entre as empresas de eventos européias e brasileiras, e isso sim é relevante! 

Queremos pertencer a uma associação latino americana forte, que represente o mercado de eventos de todo o continente com políticas e ações equivalentes as demais entidades internacionais, e o modelo COCAL não atende estas expectativas e, investir ou apoiar praticas que beneficiam e enaltecem uma minoria, que precisam do cargo para sustentar seus negócios ou empregos, e não se atualizam nem na estratégia política de combater seus opositores, não faz parte dos princípios e valores da atual gestão ABEOC que se vale de resultados para atestar que está na DIREÇÃO certa.

Vivemos num mundo globalizado que tem um novo modelo econômico que somado aos impactos de uma crise internacional que reverbera gradativamente na economia nacional , e talvez nos traga mudanças sociais e culturais irreversíveis, nos exigindo cada vez mais dedicação e, ainda temos que nos ocupar em responder posicionamentos que são totalmente incompatíveis com atual realidade social e econômica. Obviamente, respeitamos o histórico, pois foram os agentes e colaboradores deste passado que nos trouxeram até aqui, mas não podemos ficar só enaltecendo o passado, premiando e reconhecendo méritos com simbolismos que não trazem resultados palpáveis para as empresas de eventos.onde o associativismo é comprovadamente uma alavanca para aumentar a velocidade do desenvolvimento social, integrar empresas e a cadeia produtiva de um setor,  

Agradecemos a atenção e ficamos a disposição das empresas associadas, entidades e instituições parceiras para informação adicional, sugestões e criticas construtivas que agreguem valor ao trabalho da atual gestão.

Em nome do conselho administrativo, subscrevemo-nos,

Cordialmente, 

Simone Saccoman Marques

Presidente