Cetur Fecomércio-RJ alinha ações para alavancar turismo no Rio de Janeiro

Encontro reuniu as principais entidades do segmento de turismo do Estado do Rio de Janeiro.

A Fecomércio-RJ realizou na sexta-feira, dia 5 de abril, o primeiro fórum do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur Fecomércio RJ) em 2019, reunindo os principais representantes da cadeia produtiva do turismo fluminense. O encontro definiu a agenda de prioridades dos gestores do turismo durante o ano, alinhou iniciativas conjuntas e ações complementares para alavancar o segmento turístico nas diversas regiões do estado. A reunião aconteceu na sede da federação, no Flamengo.

Durante o fórum, foram apresentados os projetos que já estão em prática pelo Senac RJ, Sesc Rio e Sebrae RJ, como o turismo social e de aventura. Também foram abordados temas importantes como a qualificação profissional para quadros relacionados ao setor; formação de profissionais para funções de receptivo turístico, além da inovação dos roteiros nos principais polos turísticos. O encontro também destacou roteiros turísticos que já estão formatados, mas são pouco valorizados, como turismo histórico e natural, em áreas fora dos eixos tradicionais, como a Baixada Fluminense.

O presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, que abriu o encontro acompanhado do diretor da Fecomércio, Nilton Pereira, e da Diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, destacou o propósito do Cetur para o fortalecimento e crescimento do turismo fluminense. “Este encontro tem como objetivo compartilhar a agenda em andamento, identificar as sinergias e otimizar as ações capitaneadas pelos diversos setores produtivos para juntos alcançarmos melhores resultados para o setor”, destacou o Antônio Queiroz.

O presidente do SindRio, Fernando Blower, enfatizou a urgência de conscientização do poder público sobre questões que afetam muito a estrutura do receptivo. “Enquanto o Brasil ampliou 100 mil empregos em Bares e Restaurantes nos últimos 3 anos, o Rio de Janeiro fechou 50 mil postos de trabalho apenas nesta atividade. E a maioria são jovens entre 18 e 28 anos. Com o recente aumento do ICMS, a situação deve piorar bastante”, advertiu Blower.

Também foram discutidas outras questões importantes, como a desburocratização dos processos para a realização de grandes eventos no Estado do Rio; um melhor alinhamento entre os promotores de grandes eventos e a rede hoteleira viabilizando estadias mais longas dos visitantes; a intensificação de ações turísticas que valorizem os roteiros gastronômicos; e uma maior interlocução com os órgãos governamentais, para as reivindicações das entidades envolvidas, além do aprimoramento da segurança.

“Esse grupo de trabalho é fundamental para potencializarmos as ações em prol do turismo. Precisamos sair da marca dos seis milhões de turistas estrangeiros por ano em nosso país. São ações como essa, que vão finalmente fazer o setor crescer, especialmente em um estado com a vocação turística do Rio”, afirma a Diretora de Educação do Senac RJ, Wilma Freitas.

Também participaram do encontro, a presidente da Abeoc-RJ, Adriana Homem de Carvalho; a presidente do Rio CVB, Sônia Chami; o presidente da Apresenta Rio, Pedro Guimarães; o presidente do SindRio, Fernando Blower; o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; o presidente da Abrasel, Roberto Maciel; o presidente da FC&VBRJ, Marco Antônio Navega; o gerente da ABIH-RJ, Júlio Correa; e o representante da Associação Carioca de Turismo de Aventura (ACTA).

Encontro reuniu as principais entidades do setor de turismo do Estado


Fonte: assessoria