Confira como foi o segundo dia do Seminário Academia/ ABEOC 2021

O Seminário Academia Brasileira de Eventos e Turismo/ ABEOC 2021 foi realizado de forma híbrida: cearenses e interessados de outros estados puderam participar dos dois dias do evento presencialmente, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), no primeiro dia, e no Sebrae Ceará neste segundo dia, e teve transmissão online ao vivo.

Na tarde desta terça-feira (05), aconteceu o segundo e último dia do Seminário Academia Brasileira de Eventos e Turismo/ ABEOC 2021, direto de Fortaleza/ CE. Este é o primeiro seminário presencial promovido pela ACADEMIA desde a deflagração da Pandemia do Covid-19 no Brasil, em abril do 2020. O evento, que começou ontem (04), esta debatendo a Retomada do Turismo Pós Pandemia.

O segundo dia de evento foi aberto por Enid Cãmara, diretora da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, e presidente da ABEOC Ceará, uma das anfitriãs do Seminário.

O trabalhos do dia foram abertos com a palestra de Joaquim Cartaxo Filho, Diretor Superintendente do Sebrae Ceará, com o tema Desenvolvimento e Inovação, escolhido a dedo pela organização do evento.

Entender como se planejar para voltar a crescer nesta retomada é fundamental para setor. Dezenas de empresas precisam entender quais os caminhos para viabilizar o potencial de seu negócio, seja ele no segmento do turismo, seja no de eventos de pequeno, médio e grande portes.

E foi justamente sobre estas questões que o Diretor Superintendente do Sebrae CE tratou na palestra inaugural do segundo dia do Seminário Academia Brasileira de Eventos e Turismo/ ABEOC 2021.

Joaquim Cartaxo Filho, Diretor Superintendente do Sebrae Ceará
O segundo painel do dia foi ancorado pelo Acadêmico Virgílio Carvalho, Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Turismo do Ministério de Turismo, Diretor do Sestur, da CNTur e da FBHA São Paulo, e teve a participação dos Acadêmicos Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA e diretor da CNC, responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, do professor Mário Beni, presidente do Conselho Nacional da CNTur Confederação Nacional de Turismo, de Milton Zuanazzi, diretor presidente da Associação Brasileira de Turismo Social (Abrastur), um dos fundadores e CEO da Hotel Sustentável, e ex-Secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo e ex-presidente da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, e Norton Lenhart, que foi vice-presidente e conselheiro da Membros Afiliados da Organização Mundial do Turismo – OMT/ONU e membro do Foro de Líderes de Turismo da OMT/ONU, ex-Presidente da Câmara Empresarial de Turismo da CNC e ex-presidente da FNHRBS – Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, que debateram tema TURISMO E EVENTOS, QUAL SERÁ O FUTURO NA GESTÃO PÚBLICA.

Segundo painel do dia, ancorado pelo Acadêmico Virgílio Carvalho
O terceiro painel deste segundo dia de Seminário abordou o tema EVENTOS E MARKETING NOS DESTINOS DO SÉCULO XXI, e teve como debatedores os Acadêmicos Elza Tsumori, presidente da Câmara Brasileira da Indústria de Eventos e diretora da Casa Barcelona Gestão de Marcas & Design de Negócios, de Enid Câmara, presidente da Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos – ABEOC Ceará, Fernando Elimelek, fundador da Playcorp, responsável, entre outros, pela realização do Réveillon da Paulista, Fifa Fan Fest, Skol Sensation e Le Mans São Paulo, de Marcio Favilla, ex-Secretário Executivo do Ministério do Turismo, ex-diretor executivo da OMT - Organização Mundial de Turismo e sócio fundador da Daelex – Consultoria de Investimentos e Negócios, e Romano Pansera, fundador e CEO da Promovisão e ex-presidente do POPAI Brasil.

O terceiro painel deste segundo dia do seminário abordou o tema EVENTOS E MARKETING NOS DESTINOS DO SÉCULO XXI
Para encerrar os dois dias de Seminário, o público foi brindado com uma palestra do Acadêmico Eduardo Sanovicz, com o tema Cenários da Aviação 2021/ 2022.

Atual presidente da ABEAR - Associação Brasileiras de Empresas Aéreas, a palestra de Eduardo Sanovicz, que esta à frente da ABEAR desde 2012, e tem bom trânsito e experiência na esfera governamental, traçou um panorama completo da aviação nacional e internacional para este fim de 2021 e, principalmente, para o ano de 2022.

Vital para a retomada dos Eventos e do Turismo neste período de pós-pandemia, a aviação brasileira foi uma das mais afetadas pela crise do Covid-19, com dezenas de rotas paralisadas ou canceladas nestes quase dois anos de enfrentamento à pandemia. Entender como as companhias aéreas estão se planejando para esta retomada é fundamental para setor. Dezenas de destinos brasileiros dependem de uma malha aérea capilarizada para viabilizar seus potenciais turísticos e para receber eventos de pequeno, médio e grande portes.

E foi justamente sobre estas perspectivas que o presidente da ABEAR tratou na palestra de encerramento do Seminário Academia Brasileira de Eventos e Turismo/ ABEOC 2021.

O Acadêmico Eduardo Sanovicz, fez a palestra de encerramento com o tema Cenários da Aviação 2021/ 2022
O evento foi encerrado pelo Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sergio Junqueira Arantes, que fez um balanço deste primeiro seminário presencial da ACADEMIA desde o início da pandemia, e os impactos dos temas debatidos nestes dois dias para a retomada dos eventos neste fim de 2021e no ano de 2022.

"Fizemos este evento para dar o exemplo de que eventos presenciais são fundamentais. E nosso objetivo foi cumprido", afirmou. "Foi um desafio que lançamos para a Enid Cãmara organizar este Seminário ainda em 2021. Desafio cumprido com folga e excelência".

Sergio Junqueira Arantes, Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo
O Seminário Academia Brasileira de Eventos e Turismo/ ABEOC 2021 foi realizado de forma híbrida: cearenses e interessados de outros estados puderam participar dos dois dias do evento presencialmente, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), no primeiro dia, e no Sebrae Ceará neste segundo dia, e teve transmissão online a cargo da equipe da F3 Produções. Confira os dois dias de evento nos links abaixo.

O Seminário Academia Brasileira de Eventos e Turismo/ ABEOC 2021 é uma realização da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e da ABEOC Ceará - Associação Brasileira de Empresas de Eventos, e conta com o Patrocínio Master do Sebrae CE e tem a Itapemirim Transportes Aéreos e o Hotel Sonata Iracema como, respectivamente, Companhia Aérea Oficial e Hotel Oficial do evento. O Seminário conta ainda com o apoio da Indaiá, BSPar, FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará e Grupo Marquise.