Conhecer e utilizar os valores culturais regionais nos eventos

Contemplar e descobrir valores culturais em cada região, cidades onde nosso cliente faz a opção para realizar seu evento, passa a ser mais um item em nosso check list. Criar opções de brindes, oficinas de artesanato, música e danças típicas, além do custo benefício e agilidade de logística, surgem como atividades que podem criar ainda maior integração com o participante.

Eventos utilizando recursos culturais regionais

Realizar eventos dentro do nosso Brasil nos permite ampliar e aperfeiçoar nosso conhecimento cultural através da grande diversidade gastronômica, musical, de danças, roupas e artesanatos típicos de todas as influências e povos. Do Oiapoque ao Chuí, temos a opção de escolher temas que podem compor toda a cenografia, atividades de integração, parques temáticos e escolha de brindes, etc. E assim, conhecer também a história de formação da cidade, povos, suas tradições e crenças.

São precisamente as características que mudam uma região da outra, que são utilizadas como fonte de pesquisa para aplicação de marketing entre outros. Dessa forma, nós organizadores de eventos, podemos utilizar esses recursos para facilitar o investimento de nossos clientes, além de planejar, preparar, treinar e motivar sua equipe, para exercer um papel importante no desenvolvimento e expansão do turismo local.

Um bom exemplo desse formato, foi o jantar de um cliente realizado em Foz do Iguaçu, no Hotel Mabú, no qual o anfitrião convidou todos os participantes para a degustação do Carneiro no Buraco, um famoso prato na região, sob cantorias de músicas de raiz.

Ainda no Sul, o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) é um forte modelo de promoção dessa atividade ligado à cultura, mantendo vivos os vínculos do povo do Rio Grande do Sul. Seguindo para o norte-nordeste, festas como Bumba meu Boi – Maranhão, Festa de Parintins e Meu Boi Bumbá – Manaus, o Frevo e o Maracatu e os Cenários da Natureza, como o encontro do Rio Solimões com Rio Negro, são outros ótimos exemplos da forte ligação entre eventos e atividades culturais. Nosso artesanato indígena, cerâmicas, carrancas, nossas rendeiras e nossa cachaça fornecem uma ampla variedade de brindes para nossos clientes presentearem seus convidados.

Para resumir esse assunto, que é muito amplo, mas conta com vários exemplos e informações disponíveis nos sites pela internet: para cada localidade que pesquisarmos vamos descobrir vários itens que podem agregar e valorizar nossos eventos e ao mesmo tempo promover nossa cultura.

*GERALDO GIOVANI – diretor da Gera Eventos – geraldo@geraeventos.com.br Formado em Gestão de Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi