Conselho de Turismo faz balanço sobre a Copa do Mundo

Uma das principais pautas discutidas foi como funcionou o setor do Turismo durante a realização da Copa do Mundo de 2014, que trouxe jogos a Porto Alegre.












O Conselho de Turismo do Sistema Fecomércio-RS, coordenado pelo vice-presidente Manuel Suarez, se reuniu nesta quinta-feira, dia 14, para a primeira reunião do grupo na nova gestão da entidade que tem como presidente Luiz Carlos Bohn (2014/2018). Uma das principais pautas discutidas foi como funcionou o setor do Turismo durante a realização da Copa do Mundo de 2014, que trouxe jogos a Porto Alegre. 

A conselheira Neneca Campos, da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), falou sobre uma pesquisa realizada com os visitantes durante o mês do evento e que irá ser formalizada pela Associação em breve. Ela explicou que entre os principais elogios feitos à capital gaúcha estava a culinária, os polos de informações, a organização, a limpeza e a receptividade dos porto-alegrenses. Em relação às críticas, os turistas listaram falta de internet gratuita e má qualidade do sinal, preço alto das diárias em hotéis, falta de material em braile, paradas de ônibus mal sinalizadas e falta dos horários nos pontos.

Os advogados William Aguiar e Tatiane Correa, representantes do Sindihotel e da Assessoria Parlamentar da Fecomércio-RS, respectivamente, falaram sobre o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Aguiar explicou que o débito atual dos hotéis e motéis gaúchos com o Ecad superam os R$ 9 milhões. O Sindihotel está trabalhando na orientação destes estabelecimentos para que eles façam um acordo judicial com o Escritório para que eles não sofram com a ação. 

“Nosso objetivo é ajudar os pequenos estabelecimentos a se regularizarem junto ao Ecad para que eles não corram o risco de fecharem suas portas”, afirmou. Aguiar ainda explicou que os pontos que optarem por um acordo ganharão 30% de desconto no débito atual e terão a possibilidade de parcelar o pagamento em até 12 vezes. Outra ação do Sindihotel é rediscutir os critérios de cálculo do Ecad. Segundo Aguiar, o cálculo não é adequado porque dá o mesmo tratamento a pequenos e grandes hotéis.

Durante a reunião, a assessora técnica Giana Borges apresentou o Conselho para os novos integrantes do grupo. O Contur tem o intuito de fomentar a integração dos órgãos e entidades que atuam no setor de turismo e hospitalidade do Rio Grande do Sul, propor ações que visam à expansão e à competitividade do mercado do turismo receptivo no Estado, contribuir para a definição da política de desenvolvimento do turismo gaúcho e apoiar as ações do setor público, visando a racionalização de investimentos no setor turístico.

Fonte: Fecomércio RS