Canais
Copa do Mundo 2014
publicado em 03 de julho de 2014 - 11h42

Copa 2014 projeta setor de eventos no Brasil: Abeoc quer mais capacitação para o setor

Em dez anos, país sobe 10 posições no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). Projeções do Banco Central mostram que nos 18 primeiros dias de junho, os turistas gastaram US$ 365 milhões. Dados destacam potencial do mercado de eventos que precisa de mais qualificação

Da Redação

A presidente da ABEOC Brasil - Associação Brasileira de Eventos, Anita Pires, foi enfática ao defender a Copa 2014 durante o lançamento do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – o Eventos Brasil 2014. “FIFA, governo, tudo isso é passageiro, a única coisa que é perene é a nação brasileira e é para ela que nós temos que torcer. Torcer para termos uma Copa que apesar dos problemas vai ser maravilhosa, torcer para que os brasileiros saibam aproveitar as oportunidades desse grande momento para gerar negócios, cidadania, e que todos juntos construam um país digno”, alertou.

Duas semanas após o início do mundial, além da mudança de humor do brasileiro e da mídia em geral, alguns dados começam mostrar o poder do evento. A Embratur estimou em 1 milhão o número de postos de trabalho criados no país por conta do Mundial. Projeções divulgadas pelo Banco Central do Brasil também mostram que nos primeiros 18 dias do mês de junho, os estrangeiros que aportaram no país já deixaram US$ 365 milhões em gastos, movimentando a economia.

Sem dúvida, o turismo tem sido um dos segmentos mais beneficiados pelo Mundial. Dados divulgados pelo Ministério do Turismo mostram que o faturamento médio das empresas cresceu 7,1% entre janeiro e março. “A pesquisa reflete antecipadamente os impactos da Copa do Mundo na economia do país e reforça nossa confiança de que o Mundial aqui é um grande negócio para o turismo brasileiro, no presente e para o futuro”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lages, em comunicado para a imprensa.

A Copa no Brasil deve acrescentar R$ 9,7 bilhões do PIB e movimentar R$ 20,7 bilhões no país, de acordo com estudo do Ministério. Os números foram projetados tendo como base os 600 mil estrangeiros e 3,1 milhões de brasileiros que estarão em viagem pelo país durante o Mundial.

Mercado de Eventos e qualificação

Para o presidente da Abeoc SP, Osvaldo Barbosa, é preciso investir na qualificação do setor de eventos para que de fato haja um legado com toda a repercussão atingida com a Copa 2014. “Estamos pensando, principalmente, em como aproveitar essa estrutura e legado para atrair mais congressos e eventos para o país”, diz Barbosa.

O Brasil tem se destacado no cenário mundial de realização de eventos. O País subiu 10 posições no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA) de 2003 a 2013, saltando da 19ª para a 9ª posição entre os países do mundo que mais recebem congressos e convenções associativas. O total de eventos realizados no Brasil neste período saltou de 62 para 315, e o número de cidades que sediaram esses encontros aumentou de 22 para 54.

“A preocupação da Abeoc nesse momento é com a qualificação e capacitação de nossos profissionais e para isso, nosso programa de qualificação tem dado passos importantíssimos”, ressalta Barbosa.

A ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE Nacional e com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), está desenvolvendo o Programa de Qualidade ABEOC BRASIL SEBRAE – Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos.

O Programa, que se estende até o final deste ano, está investindo R$ 3 milhões em 12 Estados e tem o objetivo de preparar as empresas da cadeia produtiva de eventos para uma gestão focada em resultados e serviços de qualidade. Cerca de 240 empresas já participam do Programa que também prevê a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil SEBRAE. Serão realizadas auditorias da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a partir de agosto de 2014.

Congresso discute qualificação e atualização dos profissionais do setor

O Eventos Brasil 2014 – 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, em São Paulo (SP). A expectativa da organização é reunir cerca de 1.000 profissionais dos mais de 50 segmentos que formam a cadeia produtiva do setor de eventos, entre participantes e visitantes.

As inscrições já podem ser realizadas no site do Eventos Brasil 2014 que congrega toda a informação sobre o 26º Congresso: www.eventosbrasil.org.br. Além da mensagem da presidente nacional, Anita Pires, o site traz detalhes sobre as comissões criadas para organização do Congresso, além de informações úteis e a programação preliminar.

Palestras e conferências vão tratar de assuntos como economia, ações para melhorar o ambiente de negócios e inovação tecnológica em eventos. Além da apresentação de trabalhos técnicos, concurso de fotografias, fórum de jovens empresários, a programação preliminar também inclui o lançamento de livros e o debate sobre o dimensionamento do setor de eventos no Brasil.

O dimensionamento é iniciativa da ABEOC Brasil com o SEBRAE Nacional através do Programa de Qualidade, com apoio do ForEventos e realização da Universidade Federal Fluminense, e deve ser uma verdadeira “radiografia” do setor que irá balizar as próximas ações da ABEOC em benefício do setor e de seus associados.

ABEOC BRASIL

Fundada em 1997 e com sede em Florianópolis, a associação conta com 12 sedes nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o que lhe dá representatividade nacional.

Dinâmica, tem atualmente entre seus principais projetos o Programa de Qualidade, desenvolvido em parceria com o SEBRAE e atua na vanguarda dos movimentos que visam a regulamentação do setor em diferentes níveis. Mantém acordos de cooperação com as principais entidades nacionais e internacionais do setor e faz parte do For Eventos, atuando em um setor que reúne mais de quatro mil empresas e gera 5,1 milhões de empregos diretos e indiretos. A realização do evento está sob a coordenação da ABEOC BRASIL Estadual São Paulo através de uma comissão onde participam empresários associados da entidade e que representam uma parte da cadeia produtiva de evento.

SERVIÇO

Eventos Brasil 2014 - 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos

Quando: 7 e 8 de dezembro de 2014 – das 8h às 18h

Onde: Centro de Convenções Rebouças- São Paulo – SP

Inscrições on line clique aqui

Site: www.eventosbrasil.org.br

Facebook: www.facebook.com/congressoeventosbrasil

Youtube: www.youtube.com/user/videoseventosbrasil

Twitter: http://twitter.com/abeocbrasil

Contatos com a Comissão Organizadora: secretaria@abeocsp.org.br (11) 3051-2344

Fonte: Assessoria

Veja também:

17/06/2015
Canon realiza FotoRetrospectiva 2014 e Retratos da Copa
Evento mostra criatividade de fotógrafos que registraram os principais acontecimentos do ano passado
04/02/2015
Apesar do aumento de turistas, Copa não transformou Brasil no destino preferido para os viajantes de países latinos em 2014.
A Decolar.Com acaba de consolidar o ranking dos 20 destinos internacionais preferidos, em 2014, pelos turistas argentinos, bolivianos, chilenos, colombianos, mexicanos, paraguaios, peruanos, uruguaios e venezuelanos.
06/11/2014
Em encontro em Londres ministros do turismo elogiam a Copa no Brasil
Segundo os ministros o evento acelerou o financiamento de construções e reformas de mais de 420 hotéis e demais obras de infraestrutura e teve impacto positivo na imagem do país
23/10/2014
McDonald’s é a marca mais associada à Copa do Mundo entre os patrocinadores
Se dentro de campo a Alemanha se sagrou campeã da Copa do Mundo da FIFA 2014™, quem tem o que comemorar fora dos gramados é o McDonald’s.
Newsletter
Receba as novidades