Canais
Entidades
publicado em 03 de março de 2019 -  2h 3

Demanda aérea doméstica abre 2019 com alta de 3,31%

Com crescimento de 12,39%, mercado internacional mantém Crescimento em dois dígitos pelo 14º mês seguido.

Da Redação

Na comparação com janeiro de 2018, a demanda aérea doméstica começou o ano com crescimento de 3,31%. A oferta, por sua vez, teve ampliação ligeiramente maior, de 4,08%. A ampliação da oferta em nível superior à intensificação da demanda resultou em recuo de 0,63 ponto percentual do fator de aproveitamento das operações, que foi a 84,09% no mês. Foram 8,9 milhões de viagens domésticas realizadas em janeiro, com crescimento de 2,41% na comparação anual (acréscimo de aproximadamente 200 mil viajantes).

Com os presentes resultados, o mercado doméstico brasileiro engata uma sequencia de 23 meses consecutivos de crescimento da demanda e do volume de passageiros. A oferta consolidada está em ampliação continuada há 19 meses.

As estatísticas da ABEAR de transporte de passageiros incluem as operações das fundadoras da entidade – AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM. A partir deste mês, passam também a agregar as operações de MAP e PASSAREDO, que se associaram à ABEAR em setembro do ano passado. Considerado este conjunto de empresas, a observação da ABEAR abrange 99,9% do mercado doméstico nacional. Para permitir análises consistentes, a base de dados da ABEAR, com estatísticas de 2013 até o presente, foi revisada para considerar este grupo de empresas.

Estatísticas consolidadas por empresa - Transporte doméstico - Janeiro de 2019

Variações em relação ao mesmo mês do ano anterior

Participações de mercado no mês (% por empresa do total da demanda doméstica)

Variações das participações de mercado no mês (diferença em pontos percentuais da participação da empresa em relação ao mesmo mês do ano anterior)

MERCADO INTERNACIONAL

Como MAP e PASSAREDO têm atuação restrita ao mercado doméstico, as estatísticas das associadas ABEAR seguem abrangendo atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

Em janeiro, a demanda por transporte aéreo internacional entre as aéreas brasileiras teve alta de 12,39% enquanto a oferta viu expansão de 14,12%, em ambos os casos ante o mesmo mês do ano passado. O aumento da oferta em nível acima da demanda repercutiu em baixa de 1,30 ponto percentual do fator de aproveitamento das operações em janeiro, que foi a 84,39%. Somaram 965 mil os passageiros transportados no mês, contingente 5,72% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (ou pouco mais de 50 mil viajantes adicionais). Como apontado em outras oportunidades, o crescimento da demanda a uma taxa muito maior do que a do volume de passageiros é indicativo da realização de voos mais longos no período, o que é condizente com a temporada de férias.

No acompanhamento do mercado internacional, observa-se que a demanda e o volume de passageiros crescem de forma ininterrupta há 28 meses. Em relação à demanda, especificamente, já são 14 meses seguidos com alta em duplo dígito. A oferta internacional consolidada das aéreas brasileiras cresce de maneira continuada há 27 meses.

Estatísticas consolidadas por empresa - Transporte doméstico - Janeiro de 2019

Variações em relação ao mesmo mês do ano anterior

Participações de mercado no mês (% por empresa do total da demanda internacional)

Variações das participações de mercado no mês (diferença em pontos percentuais da participação da empresa em relação ao mesmo mês do ano anterior)

TRANSPORTE DOMÉSTICO E INTERNACIONAL DE CARGAS

Os dados de carga incluem as operações consolidadas das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO. Os números de MAP e PASSAREDO têm caráter de registro estatístico.

O conjunto destas empresas transportou 27,6 mil toneladas de carga no mercado doméstico em janeiro (+5,82%) e 21,1 mil toneladas no mercado internacional (-1,84%). O mercado doméstico de carga aérea registra 21 meses de alta continuada. O mercado internacional, por sua vez, registrou o segundo mês consecutivo em retração.

Estatísticas consolidadas por empresa - Transporte doméstico e internacional de cargas - Janeiro de 2019

Variações em relação ao mesmo mês do ano anterior

Valores arredondados. Dados sujeitos a revisões.

Confira as planilhas completas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS.

Fonte: assessoria

Veja também:

24/05/2019
AMPRO leva conteúdo à 7ª Feira Brasileira do Varejo
Evento acontece de 28 a 30 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre.
16/05/2019
Abracorp se posiciona a favor do programa 'Tax Free'
Carlos Prado manifesta apoio à aprovação, pela Comissão de Turismo da Câmara, do parecer sobre restituição de impostos a turistas estrangeiros.
16/05/2019
Bolsonaro troca presidente da Embratur em menos de uma semana
Quem assumirá o posto será Gilson Machado Neto, dono de uma pousada em Alagoas.
16/05/2019
Eventos responsáveis: temos que surfar sempre nessa onda
Mesmo que ainda haja muita discussão sobre as melhores práticas e pontos a serem melhorados neste universo.
Newsletter
Receba as novidades