Dirigentes da Abrasel SP se reúnem com Bolsonaro e apresenta reivindicações do setor

O presidente Percival Maricato diz que a solidariedade entre todos os envolvidos é o caminho mais seguro de vencermos rapidamente a crise.

A ABRASEL se reuniu com o Presidente da República e o Ministro da Economia para mostrar a realidade econômica do setor, as escassas reservas com que trabalha o setor, o fato de ter dois milhões de pequeno empresários e mais de seis milhões de trabalhadores, prestar serviços a mais de 150 milhões de brasileiros, ser a mais procurada e mais bem avaliada atração turística, deve pois, ser preservado. O governo federal prometeu providências: linhas de crédito, adiamento da cobrança de taxas e tributos etc.

O setor de bares e restaurantes deve estar preparado para possível agravamento da situação decorrente da disseminação do COVID 19 e trabalhar em seis metas: a) manter tranquilidade, b) manter prestação de serviços, c) redobrar cuidados com trabalhadores, clientes e todas as demais pessoas envolvidas, d) sobreviver com as menores perdas possíveis, e) contribuir com a sociedade conforme suas possibilidades, f) preparar-se para a retomada tão logo haja condições..

Importante que os sócios e administradores deem o exemplo, se informem e exijam condutas cuidadosas de seus trabalhadores e todos cuidem para evitar risco para o cliente. Estes devem ser informados que atendimento de “boas práticas” é rotina, são cuidados elementares, cotidiano, resultados de aprendizagem contínua, nos estabelecimentos do ramo, lembrando ainda que são fiscalizados por vários órgãos públicos. Os bares e restaurantes e são os principais interessados em proteger a saúde de colaboradores, clientes e terceiros.

Os trabalhadores informados, além de se transformar em agentes ativos contra o vírus, podem se tornar formadores de opinião em suas famílias e comunidades.

Os estabelecimentos devem, se houver queda de atividade, procurar manter o quadro de funcionários, além de garantir ao trabalhador que ao revelar sintomas, que seja dispensado até melhora, com a devida remuneração. Outras ações devem ser analisadas, como o trabalho em home office quando isso for possível, férias se viável, que pode ser inclusive coletiva, uso de banco de horas, alterações de horários, acordo por trabalho parcial durante 90 dias. (Abrasel expedirá orientação logo mais).

A garantia do emprego e do recebimento do salário estimulará os funcionários a revelar se sentir sintomas; o contrário pode ser desastroso. O proprietário e colaboradores devem ficar atentos para manifestação do vírus na empresa.

Os gestores devem dividir os espaços, cozinha, salão, wc e demais ambientes, definindo cuidados específicos e gerais, colocar cartazes e informes, que lembrem os cuidados.

Entre outras ações de prevenção:

  • Serviço (pratos e talheres) postos na mesa no momento do atendimento,
  • Ventilação - manutenção e higienização constantes,
  • Serviço de buffet, prestado por atendente com mascara (nova), evitando-se contato entre o cliente e a plataforma onde estão os alimentos disponíveis.
  • Delivery: preocupações específicas com produção, transporte e entrega, com disponibilização de álcool gel para motoqueiros e instruções para limpar mãos antes de receber e entregar produto.
  • Álcool em gel (70%) deve estar presente em todos os ambientes, e no wc deve haver estoques de toalhas de papel e sabonete líquido,
  • Recomenda-se que, sendo possível, mantenham distância de um metro entre clientes, retirando mesas do salão e inviabilizando uso de parte de banquinhos junto ao balcão,
  • Utilização de mascaras descartáveis na cozinha, para evitar contaminação do alimento, entre outras orientações que constam nos demais documentos emitidos por autoridades e pela ABRASEL, inclusive um e-book, vídeos, canal para esclarecer dúvidas, instrumentos que podem ser acessadas aqui, no caso nacional, e em cada estado do país, bastando ligar a sigla do mesmo ao nome abrasel,

Infelizmente o setor que propicia socialização, e dedica-se ao lazer , prazeres da vida, sociabilidade, pode sofrer provável redução de clientes no salão (com alguma compensação no aumento do delivery, para o qual pode-se deslocar parte do pessoal e quiçá voltar a moda antiga, quando se fazia divulgação para vizinhos e entreva-se produtos com motoqueiros próprios).

É provável que os jovens apareçam bem mais que idosos; se estes aparecerem, devem ser aconselhados a usar os locais mais isolados, tentando o mesmo com pessoas que demonstrem sintomas. Importante ter cuidado com hostilidades entre clientes, pânico e preconceito. As vezes uma tosse eventual pode despertar desconfiança e por isso temos que passar tranquilidade sempre.

A entidade tem requerido ainda a prefeitos e governadores pelo país, a , manutenção eficiente no fornecimento de água, gás, energia, telefonia mesmo em caso de um ou outro atraso no pagamento, bom senso e razoabilidade de fiscalizações e do Poder Judiciário, sustação da tramitação de leis onerosas nos legislativos, entre outros.

Além do que pode fazer cada gestor, a ABRASEL vai auxiliar na negociação com fornecedores e prestadores de serviço, especialmente bancos, fabricantes de bebidas, emissoras de cartões de crédito e vale alimentação, empresas de delivery e outros. Com estas, que ganharão escala com a crise, já estamos adiantados em negociações. A solidariedade entre todos os envolvidos com o setor e sociedade, é o caminho mais seguro de vencermos rapidamente a crise.

Com tantos cuidados, julgamos que o risco será menor, manteremos o setor em condições de funcionar, os empregos e permaneceremos prestando serviço a população, ao contrário do que vem acontecendo em outros países. Será a melhor forma de ajudar a sociedade a se livrar desse inimigo.

Percival Maricato

ABRASEL SP - presidente

Fonte: assessoria