Fecomércio RJ lança Conselho Empresarial de Turismo

Conselho é integrado por 18 entidades do setor.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro - Fecomércio RJ lançou, nesta sexta-feira, 7, seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade - Cetur Fecomércio RJ, com encontro que reuniu líderes de 18 entidades representantes dos principais setores produtivos envolvidos com o turismo. O objetivo do conselho é fomentar o segmento, defendendo e fortalecendo o Turismo como importante atividade econômica para o Estado do Rio de Janeiro.

O encontro foi aberto pelo presidente da Fecomércio RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, que enfatizou a capacidade do Turismo de gerar desenvolvimento em cadeia: “Acredito na força do mercado de viagens e turismo para impulsionar o comércio, gerar renda, incrementar a oferta de empregos e de qualidade de vida para o cidadão fluminense. E cabe a nós, empresários, gerar as melhores condições para seu desenvolvimento”, afirmou.

Queiroz destacou ainda uma das principais propostas do Conselho, de aumentar a articulação com o poder público, especialmente com o legislativo, a fim de que as entidades envolvidas atuem de forma proativa, na proposição de ações e no acompanhamento de decisões estratégicas. “É preciso que pautemos o governo com nossas propostas, invertendo a rotina atual e levando aos diversos níveis, inclusive à Secretaria Estadual, responsável pela aplicação das políticas do Turismo, o que a sociedade precisa para seu desenvolvimento”, concluiu o presidente da Fecomércio RJ, que também acumula a função de presidente do Cetur Fecomércio RJ.

O Cetur Fecomércio RJ está alinhado com o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cujo presidente, Alexandre Sampaio, também faz parte do conselho estadual. Sampaio parabenizou a criação do conselho e frisou a importância do alinhamento com a confederação: “A interação entre as equipes técnicas é extremamente útil, tendo em vista o levantamento de dados que subsidiam e embasam as demandas do setor, permitindo que se façam propostas efetivas para o governo”, declarou Sampaio.

Integrante do Cetur Fecomércio RJ, Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ e do SindHotéis Rio, destacou a importância da integração dos representantes do trade turístico para defender e impulsionar ações que priorizem o Turismo fluminense. “Segurança e promoção turística serão duas pautas prioritárias deste Conselho. Devemos lembrar que não há turismo sem segurança. E a segurança vai deste a efetividade do combate até a percepção passada para os nossos visitantes”, explica.

Para Pedro Guimarães, diretor-presidente da Apresenta Rio, a criação do Conselho fortalece o interesse privado dentro da cadeia do Turismo dando força e representatividade aos pleitos do setor. “A lei de incentivos é um dos pleitos que podemos destacar. Estamos em um momento de paralisação da lei estadual de ICMS, por um entendimento do CONFAZ, de Brasília, de que precisa ser feita a convalidação de benefícios. Precisamos garantir a continuidade desta política que é tão importante para os nossos eventos e projetos sócios esportivos e culturais, e para o calendário turístico do nosso Estado. O apoio da Fecomércio RJ, por meio deste Conselho, é fundamental para essa conquista”, conta.

O Cetur Fecomércio RJ já nasce com um papel estratégico para o segmento: a elaboração de estudos técnicos, pesquisas e indicadores setoriais, acompanhando o ambiente de negócios relacionados ao estado, municípios e iniciativa privada. Entre suas atribuições, destacam-se a defesa e o fortalecimento do Turismo como importante atividade econômica para o Estado do Rio de Janeiro; o acompanhamento da conjuntura político-econômica e das decisões governamentais; a atuação no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; além da interlocução com os órgãos governamentais para as reivindicações da categoria.

O Conselho Estadual de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio RJ será composto por sindicatos da base de filiados da Federação que atuam neste setor, de associações empresariais do Turismo, além de membros consultivos de diversos segmentos da sociedade de alguma forma envolvidos com a estrutura do Turismo fluminense.

Antônio Florêncio de Queiroz Junior e Alexandre Sampaio
Antônio Florêncio de Queiroz Junior e Alfredo Lopes

Integram o Cetur RJ as seguintes entidades:

ABAV-RJ - Associação Brasileira de Agentes de Viagem

ABEOC RJ - Associação Brasileira de Empresas e Eventos

ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura

ACTA Associação Carioca de Turismo de Aventura

ABIH-RJ – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro

ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis

ABOTT – Associação Brasileira de Trens Turísticos e Culturais

ABRASEL RIO - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

ANTTUR - Associação Nacional Transportadores de Turismo e Fretamento

APRESENTA Rio - Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins

ASSENRIO - Associação de produtoras de eventos e casas noturnas de entretenimento cultural do Rio de Janeiro

BITO - Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional

FC&VB-RJ – Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio

FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação

Fecomércio RJ - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

FOHB RJ - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil

RIO CVB - Rio Convention & Visitors Bureau

SINDRIO - Sindicato de Bares de Restaurantes do Município do Rio de Janeiro

Fonte: assessoria