Gestores de RH da Abracorp fazem encontro para discutir inclusão e Projeto IHC Abracorp

Evento ocorreu nas dependências do Centro de Formação e Pesquisa do Sesc, localizado no edifício da Fecomércio.

O Comitê de Desenvolvimento Humano da Abracorp reuniu-se, esta semana, nas dependências do Centro de Formação e Pesquisa do Sesc, localizado no edifício da Fecomércio, em São Paulo. Na pauta, dinâmica de grupo e apresentação de conteúdos voltados para a inclusão de pessoas com necessidades especiais, notadamente nas empresas de agenciamento de viagens. Os membros do Comitê de Desenvolvimento Humano representavam as TMCs (Travel Management Companies) Alatur, Flytour, Casablanca, Solid e Tour House.

A Coordenadora de Comitês da Abracorp, Daiana Moreira, agradeceu a cessão do espaço pela equipe do Sesc e salientou que os encontros vêm se tornando cada vez mais atrativos e produtivos. “Os Comitês Temáticos, previstos e estabelecidos no Planejamento Estratégico da Abracorp, propiciam interatividade entre as associadas, lidam com desafios comuns e geram avanços relevantes, com discernimento e maturidade crescentes”, comenta Daiana Moreira.

Entre os destaques do encontro, a apresentação da Ong Nurap (Núcleo de Aprendizagem Profissional), fundada em 1987, que trouxe conteúdo sobre "A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho". A abordagem, que incluiu o aspecto legal da obrigatoriedade de as empresas empregarem pessoas nessa condição, de acordo com o número de funcionários do seu quadro.

Embora a exigência legal incida apenas para as companhias com mais de 100 funcionários, a apresentação despertou interesse e sensibilizou os membros do Comitê para incentivar a inclusão desse perfil de trabalhador, mesmo que a agência não atinja o limite estabelecido por lei. Verificou-se, entre os participantes do encontro, que a mentalidade inclusiva, além do caráter humanitário e de cidadania, fortalece a imagem da organização perante a sociedade e o próprio mercado.

Na oportunidade, os participantes do encontro também debateram sobre os três pilares da qualificação profissional, definidos para a contínua valorização dos serviços prestados pelas TMCs, a partir da apresentação do Projeto IHC (Inovação Habilidade e Competência) Abracorp.

“O encontro foi muito gratificante, inclusive pelo fato de gerar interesse de todos em discutir com mais tempo e aprofundar conhecimentos sobre os temas abordados”, concluiu Daiana Moreira.

Consultora Gisela Maranhão apresenta o Projeto IHC
Consultor Lúcio Oliveira conduz os debates sobre os temas da pauta
Profissionais de RH das TMCs associadas Abracorp, com Daiana Alves Moreira, coordenadora dos Comitês Abracorp


Fonte: assessoria