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publicado em 25 de outubro de 2017 - 10h50

Live Marketing entrega as experiências que o consumidor busca

"Esse encontro foi mais uma demonstração de como tem crescido a percepção do valor estratégico do Live Marketing para as empresas", diz Wilson Ferreira Junior, presidente da AMPRO - sobre o AMPRO Live Experience 2017 - 3º Congresso Brasileiro de Live Marketing, que aconteceu no último dia 23 no Palácio Tangará, em São Paulo, reunindo mais de 300 profissionais de cerca de 30 agências brasileiras de Live Marketing. "Hoje os consumidores estão atrás principalmente de experiências. Essa é exatamente a especialidade do nosso setor. Portanto, o Live Marketing, combinado ao poder de amplificação das ferramentas digitais, é o grande vetor de crescimento da comunicação de marcas, produtos e serviços."

Da Redação

Por toda parte, o Live Marketing tem assumido posição de destaque. Este ano, foram inscritas mais de 4 mil ações na categoria Promo & Activation do festival Cannes Lions, o mais respeitado prêmio de criatividade do mundo. O Brasil conquistou cinco Leões nessa categoria. "Algumas tendências ficaram muito evidentes este ano em Cannes", diz Célio Ashcar Jr, chairman da AMPRO, que foi jurado da edição de 2017 do festival. Sócio da Aktuellmix, ganhadora do Leão de prata pela campanha #EATERNET - Abra a Boca e Coma o Site, criada em parceira com a marca de chocolates Hershey, em sua palestra no congresso desta segunda, Ashcar destacou o poder da viralização das informações, o protagonismo do consumidor, a simpatia deste por marcas que abracem causas e a necessidade de valorizar as relações humanas e as experiências.

Radiografia do Consumidor

No painel Radiografia do Consumidor, moderado por Wilson Ferreira Jr., Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, e Renata Moraes, vice-presidente do Grupo CRM (Kopenhagen, Cacau Brasil e Lindt), discutiram a importância de usar diferentes tipos de ações de marketing para conquistar o consumidor moderno.

"Hoje precisamos lidar com todos os canais", disse Luiza. "E temos que ser rápidos. Todos lembram que caí carregando a tocha olímpica, né? No mesmo dia, minha equipe veio perguntar se eu topava fazer uma campanha nas redes sociais aproveitando esse fato. Eu topei, topo qualquer coisa para vender, desde que seja honesta". Em um post do Facebook, que tinha o hashtag #CairFazParte, a empresa anunciava: “A Dona Luiza caiu, mas está bem. Vocês pediram, e os preços caíram também”.

O digital isolado, no entanto, nem sempre basta. "Na Kopenhagen, a gente vende um universo de experiência de compra e isso o digital ainda não consegue entregar", afirmou Renata. "Vender o chocolate é vender uma conexão emocional com o consumidor. Todo dia muda, o varejo é isso, o que estamos fazendo para amanhã? O que você fez ontem não funciona mais para amanhã. Não dá para olhar a jornada do consumidor sem entender que ele se renova todos os dias".

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Digital

O painel Digital, moderado pelo VP de Marketing e Comunicação da AMPRO e sócio da agência Tudo, Maurício Magalhães, teve Alexandre Mutran, gerente de Comunicação Regional da TV Globo e professor da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); Ivan Moré, apresentador do Globo Esporte; e Nathan Lilja, o Nana Rude, influenciador digital com mais 1,7 milhão de seguidores. Eles falaram sobre o uso das redes sociais em confluência com as mídias tradicionais.

"A Globo hoje joga com todas as áreas", disse Mutran. "A TV aberta, a GloboPlay, os Instagrams de cada programa. Uma mídia alavanca outra". E mesmo uma empresa desse porte investe também em ações diretas com o público, como a Caravana Globo Esporte, gravações do programa feitas em diversas cidades de São Paulo para promover o campeonato paulista de futebol.

Nana Rude destacou como é importante ser verdadeiro, espontâneo para se dar bem nas redes sociais.

O desafio do retorno

Como medir os resultados de ações de Live Marketing e Digital foi o tema do painel que reuniu Felipe Mendes, diretor geral do grupo GFK; Patricia Amaro, diretora de ecommerce & digital da Unilever; Tania Zahar Miné, diretora da Trade Design; e Giovanna Ewbank, atriz e influenciadora digital, moderado por Denise de Cassia, sócia da Agência 96, que preside o Comitê de Pesquisa, Inteligência e Inovação da AMPRO.

Nesse painel foi apresentado O Rock in Rio Effects, um levantamento da GFK, em conjunto com a Airstrip e a Telefônica, para avaliar o retorno das diversas ações de Live Marketing ocorridas durante o festival de música. Foram cerca de 30 patrocinadores. A Coca-Cola, por exemplo, teve o palco, um espaço dentro da Rock Street e copos colecionáveis. Os postos Ipiranga fizeram uma promoção junto à locadora de automóveis Movida, ação que premiou mil pessoas e patrocinou a montanha russa que funcionou dentro do festival. A Heineken distribuiu bebidas, beer station e patrocinou a tirolesa. Todas ações de live marketing.

Sobre as campanhas em ambiente digital, Patricia Amaro avalia que é necessário ter cuidado com a leitura dos indicadores de desempenho. “Temos que cuidar com quais KPIs vamos usar e como vamos ler esses KPIs. A dificuldade em ler o KPI corretamente é um dos grandes fatores do e-commerce, por exemplo. Temos um consumidor que passa por uma jornada omnichannel e quando olhamos o KPI muito fragmentado podemos tomar decisões erradas”, ponderou.

Giovanna participou comentando sobre como é sua relação com as marcas que a contratam e enfatizou os resultados das campanhas que usam as redes sociais. “Quando me envolvo com alguma marca, tomo cuidado para que seja ‘a minha cara’, porque o público não é bobo, ele está muito próximo da gente e sabe o que você usa, consome etc. E, por conhecer meu público, muitas vezes eu proponho algumas mudanças no que as marcas me pedem e quando elas aceitam geralmente o resultado é incrível”.


Fonte: Assessoria

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