MPI Brasil lança movimento “Falando sobre isso” contra o abuso sexual infantil

Ação conjunta entre Instituto Campus Party, AMPRO, ALAGEV e WTM Latin America apoia ações para incentivar denúncias.

Durante o LAMEC 2019 foi lançada a campanha "Falando Sobre Isso", visando a abrir o diálogo para abordar um tema delicado, mas necessário. Com uma apresentação para mais de 400 profissionais do setor de eventos da América Latina, a campanha marcou o seu início incentivando denúncias para o disque 100 e a conselhos tutelares de cada região. O movimento foi abraçado pelo Instituto Campus Party, AMPRO, ALAGEV e WTM Latin America.

O abuso sexual é o 2º tipo de violência mais comum contra crianças no Brasil. Entretanto, o tabu que cerca o assunto é significativamente grande, fazendo com que poucas famílias tenham o ímpeto de falar sobre isso com as crianças. Não existem materiais de apoio, o sistema educacional dificilmente aborda o tema e a população geral não sabe ao certo o que fazer ao se deparar com um caso real.

Com isso em mente, profissionais do mercado de marketing e eventos uniram-se em torno da problemática com o objetivo de despertar a conscientização e a mobilização social. A partir da iniciativa liderada pela MPI Brasil (Meeting Professionals International), AMPRO, ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens) e WTM Latin America foi lançado o movimento #FalandoSobreIsso.

O Instituto Campus Party foi quem deu asas à ideia da campanha. Durante toda a Campus Party 2019 o tema foi abordado e propagado entre os participantes do evento. As ações incluíram a exibição do filme da campanha no palco Educação do Futuro, comentado pela professora Débora Garofalo, uma das principais educadoras brasileiras e indicada para o Global Teacher Prize.

"Muito é dito sobre o quanto a criança fica vulnerável nas redes sociais, mas ninguém estava pensando em como usar a tecnologia para fazer uma campanha que protegesse as crianças. Não podemos fechar os olhos para esta realidade e por isto apoiamos esta iniciativa”, conta o presidente do Instituo Campus Party, Francesco Farruggia.

A Secretaria de Direitos Humanos de São Paulo também se engajou com o tema da proteção à infância, realizando um hackathon (maratona hacker) que propagou propostas de melhoria a segurança das crianças.

Já no primeiro dia da Campus Party, os profissionais de eventos conheceram a campanha durante a conferência LAMEC, quando foi apresentado o site e também a atriz Sofia Vaz, que estrelou o filme da campanha.

O #FalandoSobreIsso busca ser um movimento perene de conscientização familiar, e impactar o máximo possível de jovens, educadores e parentes para que saibam como agir diante de uma situação de abuso infantil.

Enquanto o serviço social oficial para esse tipo de denúncia é o LIGUE 100, existem também maneiras digitais de denunciar. A UNICEF, tradicional parceira da Campus Party Brasil em questões que envolvem a proteção aos direitos humanos, possui um aplicativo chamado PROTEJA BRASIL, por onde é possível denunciar casos de forma anônima, fornecendo detalhes de geolocalização, para que as autoridades competentes possam entrar em ação.

SERVIÇO

Site da campanha

Hashtag: #FalandoSobreIsso

Filme da campanha

Download do app UNICEF

Assinatura da campanha:Instituto Campus Party

Apoio Institucional: MPI, AMPRO, ALAGEV, WTM, Revista Eventos, Secretaria de Direitos Humanos, Cover Baixo,

Agência: MCI Brasil

Filme: Atriz: Sofia Vaz / Roteiro: Isadora Jager / Direção: Deivid Miranda / Trilha sonora: Ney Neto